Buscar

AULA 1-ADAPTAÇÃO CELULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADAPTAÇÃO E MORTE CELULAR
Adaptação celular:
Quantas células temos no nosso corpo?
Um adulto em média tem cerca de 30 trilhões de células,é número variável, mas a média é essa. 
Células: 
Elas tem aspectos diferentes, funções diferentes, interagem de forma diferente, assumem "cara" diferente e tem uma capacidade de interagir a agressões do mundo externo. O nosso corpo recebe o tempo todo agressões a essas células, as células conseguiram aprender se defender desses agressores, até certo ponto, apresentando forma de resistência.
Características de células: ricas em grânulos endoplasmáticos, as que interagem com as proteínas do meio extra celular, se transformam do que deveriam ser e etc. Somos submetidos a diversas agressões como : agressões da atmosfera, profundidade na água e etc.
Um dos fenômenos que a célula sofre quando recebe uma agressão, é a ATROFIA:
ATROFIA
Acontece devido a fatores que são estes:
Diminuição do trabalho 
Perda de inervação 
Diminuição do suprimento de sangue 
Nutrição inadequada 
Perda de estimulação endócrina 
Envelhecimento 
Exemplo: Musculatura esquelética- Má formação óssea (joelho), quando o individuo tem essa má formação congênita e necessita de tempos em tempos colocar gesso pra que "volte ao lugar" e haja o funcionamento correto do joelho por exemplo, devido a um problema da articulação, depois da retirada do gesso a musculatura encontra-se mole e com a musculatura menos inchada do que antes, isso se dá porque ocorreu uma atrofia: diminui a quantidade de cada célula muscular esquelética, as células perderam o estímulo de trabalho e perdeu as proteínas citoplasmática.Assim cada célula muscular esquelética vai diminuir. Para a recuperação, é necessário ser feito exercícios físicos para que haja a recuperação da massa muscular, isso funciona como estímulo pra se construir actina e miosina, existe dentro da célula que reconhece essa necessidade de aumentar a construção de proteínas, até que chega um momento que a perna lesada volta normalmente como a outra que não há problema. 
A ATROFIA PODE SER REVERSÍVEL OU IRREVERSÍVEL!
No caso de irreversível existe uma perda considerável de células teciduais e essa perda não pode ser revertida, isso acontece em algumas situações.
Por exemplo: Se o paciente sofre uma lesão física em um nervo importante em uma perna, ele pode perder toda motilidade daquele membro, ele pode perder sua via de condução elétrica que o nervo, e com isso a musculatura não vai contrair, essa perda pode ser definitiva e a atrofia decorrente daquela perda também será definitiva.
Uma outra forma de atrofia o tecido mamário responde ao estimulo do hormônio estrogênio proliferando, no momento em que passa ovulando, com altos níveis de estrogênios e tem um crescimento natural da proliferação das células, na menopausa os níveis de estrogênio cai muito e aquele tecido que dependia do estrogênio, começa a perde células e começa a diminuir de volume. Este tipo é atrofia definitiva.
Caso se obstrua parcialmente uma artéria renal, o rim que depende daquela artéria renal para nutrição, ele começa a perder células e atrofiar, por perda do número de células.
Repare que temos 2 fenômenos diferentes:
1º- diminuição do volume da célula e ela pode voltar a ser como era
2º- desaparecimento de células
Essas duas formas são chamadas de atrofia.
Podemos falar de atrofia individual de células ou de modo inteiro, ela pode ser permanente ou reversível.A atrofia ela é normal conforme o nosso envelhecimento, no nosso cérebro é comum mesmo não tendo problema neuronal, os neurônios vão"sumindo" (atrofiam), há perda de massa cerebral. Pode acontecer em qualquer pessoa.
HIPERTROFIA
Aumento do trabalho 
Estimulação endócrina 
Quando por exemplo o individuo se submete academia há a produção maior de actina e miosina devido ao estímulo do trabalho, há um aumento individual de células e promovendo assim o crescimento dos músculos.
Exemplo: Coração aumenta o músculo quando há aumento do seu trabalho (hipertensão arterial)- é uma doença silenciosa, que faz o coração trabalhar mais ele porque tem que ejetar sangue num nível pressórico maior que o normal, mesmo dormindo essa pressão pode se manter mais elevada, está havendo um trabalho maior, de cada célula muscular cardíaca, ela responde aumentando o volume. Haverá uma necessidade maior de nutrientes porque maior número de células (massa muscular) que pode causar desbalanceamento entre a necessidade de aporte de oxigênio e calorias e a oferta pelo sistema arterial, esse coração é mais suscetível a lesões isquêmicas, mais suscetível ao infarto.
Quando se faz exercícios coordenados ocorre a hipertrofia do coração mas está é bem distribuída, é mais homogênea e quando você cessa o exercícios e volta a trabalhar no ritmo normal ou até mais lento porque ele está bem condicionado. Porque não está em constantemente sendo estimulado.
HIPERPLASIA:
A hiperplasia constitui num aumento do número de células em um órgão ou tecido.
Esse sufixo "plasia" significa plasticidade , é algo palpável e visível ,plástica. É um termo que designa um aumento do número de células em cada órgão, em cada tecido. Quando o numero de células de um órgão ou tecido aumenta, acima do normal está ocorrendo uma hiperplasia. A hiperplasia fisiologia que acontece em condições normais.
Hiperplasia hormonal: a mulher nos primeiros 14 dias do período menstrual tem um aumento da mucosa, devido ao estimulo por estrogênio essa proliferação é o aumento de células, isso é normal, fisiológico.(Também pode ser patológica)
Hiperplasia compensatória: existem órgãos que são capazes de se reconstruir, o fígado tem capacidade de recompor, é fenômeno de multiplicação de células que acontece a regeneração desse fígado se retirado uma parte do mesmo.
Hiperplasia patológica: fenômeno ligado a doenças, que não normal, só acontece quando há uma doença acontecendo. Uma próstata com nódulos (hiperplasia prostática benigna), significa uma patologia onde as glândulas prostáticas e o estroma prostático começam se proliferar e começa formar nódulos hiperplásicos, isso aumenta o volume da próstata e por dentro da próstata passa um pedaço da uretra, isso causa a dificuldade de urinar: urinando pouco com dificuldade. A retenção da urina favorece infecções.
METAPLASIA: PROVA!!!!!!
A metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo celular adulto (epitelial ou mesenquimal) é substituído por outro tipo celular adulto. Troca de plasticidade. 
METAPLASIA ESCAMOSA 
Exemplo: No colo do útero, ele passa por processo de eversão que é o empurramento do canal cervical para fora do local. O colo do útero tem uma mucosa que reveste (mucosa endometrial) e mucosa endocervical que reveste o canal do ventre, do lado de fora do colo do útero o tipo de epitélio que reveste, é do tipo escamoso não ceratinizado. Depois que a menina menstrua pela primeira vez está sujeita a estímulos hormonais, a estrogênio esse colo tende a crescer, o tecido conjuntivo responde ao estrogênio, ele se projeta e everte o canal cervical , ou seja, essa mucosa que estava dentro do canal ela começa aparecer exposta dentro da cavidade vaginal, esse tecido mucoso essas células são mais sensíveis a agressão do que células escamosas e elas sofrem agressão por ph, flora bacteriana, traumas durante o coito, as células ficam expostas que normalmente não seriam normais e elas serão ser substituídas por células escamosas, esse epitélio escamoso começa proliferar e começa ocupar o lugar das células glandulares. Isso acontece porque as células de base tem capacidade de se diferenciar em formas diferentes, vários fenótipos diferentes. Isso vai conferir uma certa resistência a esse epitélio, ele vai se tornar menos sensível do que o do epitélio glandular, esse epitélio traz problemas porque são sensíveis a infecções virais.
O epitélio das vias aéreas superiores é um epitélio do tipo pseudo estratificado ciliado, as células se dispõe uma ao lado da outra ,os núcleos são despolarizados, cada célula vai da superfíciea membrana basal e em cima tem cilios que fazem batimentos, são células globosas que secretam muco para cima, esse muco é conduzido por batimento ciliar para fora são responsáveis por defesa. Quando essas células são agredidas, a forma comum é o tabagismo, se essa agressão for prolongada e dependendo da intensidade da agressão dependo de como fuma, de quanto fuma elas podem vir dar lugar a um epitélio escamoso,é metaplasia escamosa acontecendo nas vias aéreas, aparentemente mais resistente mas o que ocorre é a perda do batimento ciliado, com isso o fumante tem acumulo de secreção, de muco, esse muco acumula e durante a noite precisa escarrar, incidência maior de pneumonia.
METAPLASIA INTESTINAL - (ESÔFAGO DE BARRETT) 
Essa metaplasia ocorre sempre no terço distal do esôfago, se aproximando do estomago esse terço é a região que é mais sensível e vulnerável a refluxo gastro esofágico, esse refluxo agride a mucosa porque não é tão protegida como no epitélio estomacal mas o esôfago não tem essa proteção. Provoca ulcerações, onde há troca de epitélio de escamoso a epitélio mucoso, isso não confere proteção ao órgão. É um epitélio que está constantemente em proliferação podendo ocorrer tumores e o tipo de troca de epitélio é dado chamado de metaplasia do tipo intestinal.
Agenesia: não formação de órgãos, problema de nascimento.
Hipoplasia: renovação insuficiente de células de um determinado tecido embrionário. Há uma perda e ocorre uma recuperação insuficiente.
Plasia: desaparecimento total de tecido.
Displasia: órgãos mal formado por um defeito congênito ou/ um defeito genético adquirido ao longo da vida que transforma a célula e que predispõe um aparecimento de uma célula neoplásica.
ACÚMULOS E PIGMENTOS 
Existem substâncias que podem acumular em nós ao longo da vida:
carvão 
lipofusina (proteína que se deposita com a idade dos nossos tecidos, deixando o tecido mais castanho)
melanina (existe em quantidades variadas de pessoa pra pessoa)
hemoglobina (pigmento férrico,=produto de degradação da hemoglobina)
Bilirrubina 
Exemplos: Quem tem mais melanina (negros) são mais protegidos do sol. A melanina tem função de ajudar no diagnóstico, existe tumores que fazem a produção de melanina em maior quantidade: por exemplo "pintas" que temos no corpo são chamados de tumores nevos benignos.
Existe variante de tumor maligno, de nome melanoma: Ele começa pigmentar de forma irregular, mais intenso de um lado, expande , borda irregular, pra curar é somente tira-lo. 
Antracose: acumulo de pigmento no pulmão por depósito de carvão. Pode não trazer doença mas em níveis elevados leva a problemas de funcionamento do pulmão.
ICTERÍCIA
BILIRRUBINA (Produto de degradação da hemoglobina)
Essa doença se dá no fígado ou nas vias biliares, é um indicativo que a doença deve ser tratada, é um sinal.
A primeira impressão que temos é que o paciente tem uma doença do fígado: devido a formação de bile, excreção de bilirrubina pela vesícula biliar. Poderia ser uma doença inflamatória no fígado, como hepatite na hepatite o hepatócito funciona mal e não elimina a bilirrubina ,acumula nas células e nos cânulos biliares e começa ser absorvida no sangue, e aparece nos órgãos mais claros como na palma das mãos, nos olhos e vemos a deposição.

Outros materiais