Buscar

Resumo Psicologia Aplicada ao Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Psicologia Aplicada ao Direito
Psicologia é a ciência da alma e da mente. É a ciência que estuda a mente e o comportamento.
A prática psicológica tem sua ênfase na doença, na falta, nas dificuldades, nos desequilíbrios e nos desajustes.
O psicólogo aparece, então, como alguém com condições para ajudar aos outros na busca daquilo que lhe é desconhecido e que denominamos felicidade, equilíbrio ou algo parecido, sendo ele capaz de acompanhar os destinos dos outros, converter muitas vezes suas percepções e “consciências”; estruturar e transformar personalidades. Enfim, supostamente “humanizar”.
Por escuta surda entendemos práticas que ouvem sem escutar.
Sigmund Freud, foi um médico neurologista e criador da Psicanálise.
Podem ser consideradas as de maiores forças e evidências. São elas: a psicanálise, o behaviorismo (comportamentalismo), o humanismo, o gestaltismo e o social pelo viés da matriz sócio-histórica.
Carl Rogers, americano, baseou seu trabalho no indivíduo, criando a chamada terapia centrada na pessoa. Sua visão humanista surgiu por meio do tratamento de pessoas emocionalmente perturbadas.
O Gestaltismo: O princípio básico da Teoria Gestalt é que a organização dos dados que nos cercam é parte do processo perceptivo. Para os psicólogos dessa linha teórica, toda percepção é uma gestalt, um todo que não pode ser compreendido pela separação em partes.
A percepção é, assim, a seleção de estímulos por meio da atenção.
1. Com relação à produção escrita (laudos ou pareceres) elaborada pelos psicólogos no universo do judiciário é correto afirmar que:
a. Essa produção deve apontar, conclusivamente, uma alternativa de encaminhamento à demanda solicitada.
Resposta: Errado
b. Essa produção deve considerar os discursos e as percepções do demandado.
Resposta: Certo
2. No que tange à atuação do psicólogo, no contexto prisional, julgue as afirmativas abaixo:
a. O profissional de Psicologia que atua no sistema prisional deve entender a complexidade das questões relacionadas ao encarceramento e promover a construção da cidadania em detrimento da primazia da segurança e da vingança social.
Resposta: Errado
b. Em caso de perícias de processos penais, o estudo do delito é secundário, sendo o indivíduo que cometeu o delito o foco principal.
Resposta: Certo
3. De acordo com a matriz sócio-histórica da Psicologia, é correto afirmar com relação ao sujeito:
a. a história de vida do indivíduo não é importante na construção de sua singularidade.
b. as experiências da primeira infância são decisivas na formação da identidade do indivíduo.
c. o indivíduo é um ser social em constante interação com as relações sociais, econômicas e políticas.
d. na constituição do sujeito não há articulação entre dimensões pessoais e coletivas.
e. nenhuma das respostas acima.
Personalidade: É um termo abstrato utilizado para descrever e dar uma explicação teórica do conjunto de peculiaridades de um indivíduo que o caracterizam e diferenciam dos outros.
Para Trindade, “personalidade é um conjunto biopsicossocial dinâmico que possibilita a adaptação do homem consigo mesmo e com o meio, numa equação de fatores hereditários e vivenciais”.
Cognição: É o ato ou processo da aquisição do conhecimento que se dá por meio da percepção, da atenção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.
Autoeficácia: Designa, em Psicologia, a convicção de uma pessoa de ser capaz de realizar uma tarefa específica.
Autoestima: Valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios atos e pensamentos.
Abordagens sóciocognitivas: Estas abordagens enfatizam a influência da cognição — pensamentos, sentimentos, expectativas e valores — e da observação do comportamento de outras pessoas na determinação da personalidade.
Experiências subjetivas: Experiências que se referem ao indivíduo (sujeito) ou fazem parte dele.
A saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo para apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as suas atividades e os seus esforços para atingir a resiliência psicológica.
Resiliência psicológica: é um conceito psicológico emprestado da Física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas — choque, estresse etc. — sem entrar em surto psicológico.
1-Pesquise, nos meios eletrônicos de comunicação, situações que expressam estereótipos positivos e negativos, classificando-os quanto aos tipos (étnico, social, cultural, religioso, profissional).
Resposta: 
- Estereótipos negativos: Muçulmanos são terroristas (Social, Cultural, Religioso), pessoas de favelas são pobres e estão no crime (Social, Cultural), toda pessoa que ouve/canta funk é analfabeta (cultural). 
- Estereótipos Positivos: Japoneses são inteligentes (cultural), todo Brasileiro tem paixão ou quer jogar futebol (social, cultural), ingleses são pontuais (cultural).
2. Vincent Van Gogh nasceu na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Começou sua carreira muito jovem, com aproximadamente 15 anos. Depois de cinco anos se mudou para Londres e posteriormente para Paris, devido ao reconhecimento que teve. Ele entrou para a História como um dos exemplos mais notórios do artista maldito, do gênio desajustado, do homem incompreendido por seu tempo, mas que foi aclamado pela posteridade. Ao longo da vida, sofreu uma série interminável de infortúnios: desilusões amorosas, crises nervosas, misérias financeiras. Foi tratado como louco, ficou várias vezes exposto à fome, à solidão e ao frio. Ridicularizado pela maioria de seus contemporâneos, hoje é considerado um dos maiores mestres da pintura universal. Durante sua vida, Van Gogh não conseguiu vender nenhuma de suas obras de arte. No final do ano de 1888, o pintor cortou sua orelha direita. Alguns biógrafos do artista afirmam que o ato seria uma espécie de vingança contra sua amante Virginie, depois de descobrir que ela estava apaixonada pelo artista Paul Gauguin. Segundo essa versão, o artista teria enviado sua orelha ensanguentada para a amante dentro de um envelope. Desde sua morte, e infelizmente nunca antes disso, o pintor holandês Vincent van Gogh tem sido objeto de fascínio e curiosidade. E não apenas pelos apreciadores de sua arte, mas também por estudiosos da mente humana que se dedicam a reconstruir os caminhos que o levaram ao suicídio, em 1890. Você conseguiria incluir Van Gogh em algum critério de normalidade, estudado neste capítulo, lembrando como este conceito é relativo e depende de opções filosóficas, ideológicas e pragmáticas?
Resposta: Ele estaria incluído no critério da normalidade funcional que se dá quando a disfunção provoca sofrimento no indivíduo ou para o grupo social.
3. Marque a resposta correta:
A Psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo:
a. Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas inserido em seu contexto social.
b. Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu intelecto e aspectos afetivoemocional.
c. Estudar o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físicomotor, intelectual, afetivoemocional e social desde o nascimento até a velhice.
d. Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu aspecto intelectual e a construção de seu conhecimento desde a infância até a vida adulta.
e. Estudar o desenvolvimento do ser humano e sua personalidade na infância.
1-Vimos como a lei nº 11.698/2008 representa uma nova compreensão do modelo de família. Com base no que foi apresentado neste capítulo, analise as afirmações abaixo:
I - Por ocasião de um divórcio, quando não houver acordo, a guarda deverá ser atribuída à mãe.
II - A guarda compartilhada implica na responsabilização conjunta e no exercício de direitos e deveres por parte de ambos os genitores.
III - Caso se verifique que os pais não apresentam condições de exercer a guarda do filho, o juiz poderá deferi-la a uma outra pessoa, considerados, de preferência, o grau de parentescoe as relações de afinidade e afetividade.
IV- A manutenção da presença contínua de ambos os genitores não é importante para a criança.
V- Diferenças quanto à forma de educar podem justificar que um dos genitores perca o direito de participar da educação dos filhos.
Estão corretas as afirmativas:
a. I e II
b. II e III
c. III e IV
d. IV e V
e. I e V
2-Considerando os princípios norteadores do Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as afirmações abaixo:
I - O princípio do Melhor Interesse da Criança indica que é obrigação dos operadores do Direito verificar as medidas mais adequadas para favorecer o desenvolvimento da criança em questão.
II - A convivência familiar é entendida como um direito fundamental da infância, mas a filiação socioafetiva é menos valorizada do que a filiação biológica.
III - Crianças e adolescentes são sujeitos de direitos.
IV - Crianças e adolescentes são objetos de intervenção e de tutela.
V - Os pais têm o direito de cometer atos violentos em relação à criança e ao adolescente, se sua intenção é educá-la.
Estão corretas as afirmativas:
a. I e II
b. II e III
c. I e III
d. I e V
e. II e V
01. Pesquisa
Utilizando os meios de comunicação, faça uma pesquisa buscando reportagens em que você deverá identificar uma situação de psicopatia e uma situação de transtorno de personalidade antissocial, apontando as diferenças entre estes fatores, segundo os parâmetros estabelecido por Trindade (2007) neste capítulo.
Resposta: Psicopatia é um termo que vem se tornando popular. É frequentemente utilizado em pareceres jurídicos e documentos legais, especialmente em perícias que interessam à área do direito penal e em alguns casos de matéria civil. No entanto, o termo ainda é muitas vezes utilizado num senti do amplo e não técnico, servindo para nomear distintas situações, nem todas adequadas às características que performam o construto moderno da psicopatia.
Caso Concreto Aula 6
1-Adaptado STJ -REsp nº 889.852 - RS (2006/0209137-4) -Decisão proferida em 2009 Um casal formado por duas pessoas do mesmo sexo vivendo em união há muitos anos, decidiu que uma das companheiras vai ingressar com processo judicial para requerer a adoção dos menores J.M. e H.M, irmãos biológicos, que foram adotados judicialmente desde o nascimento, pela outra companheira. É importante destacar, a qualidade do vínculo e do afeto que permeia o meio familiar em que se insere as crianças e o o saudável vínculo existente formado entre as crianças e o casal. Em realidade existe dupla maternidade desde o nascimento das crianças e não há qualquer prejuízo em suas criações.
QUESTIONA-SE:
A-Mediante a leitura do caso acima, identifique o tipo de família e responda se a configuração dessa família é reconhecida como entidade familiar? Fundamente.
Resposta: Sim, pois o papel do Direito no desenvolvimento no âmbito da família com relação à afetividade é passar e amparar esse sentimento como imprescindível na formação da entidade familiar, reconhecendo a homoafetividade como família.
A-A opção sexual da requerente é fator impeditivo para que tenha êxito na obtenção da adoção das crianças? Fundamente.
Resposta: Não, não há como impedir que casais homoafetivos adotem conjuntamente uma criança e ou um adolescente. Visto que a jurisprudência brasileira vem demonstrando que os homoafetivos possuem direitos em seu favor, com base nos princípios da dignidade humana e da isonomia. E que deixar de receber tal direito seria uma flagrante discriminação com base na sua opção sexual.
A-Na evolução da família brasileira ao longo dos anos, o modelo da família patriarcal cedeu lugar ao modelo da família contemporânea, quais as diferenças significativas entre um modelo e outro?
Resposta: Família patriarcal: é aquela que o chefe de família, o pai, era o patriarca e tinha o poder absoluto da casa.
Família contemporânea: é marcada pela diversidade. Os novos arranjos familiares permitem diversas configurações.
2- Marque a resposta correta:
Família é o núcleo de pessoas que convivem em determinado lugar, durante um lapso de tempo mais ou menos longo e que se acham unidas (ou não) por laços consanguíneos. As novas famílias brasileiras vêm, paulatinamente, ganhando espaço em nossa realidade social. Mario e João se conheceram, se envolveram afetivamente e resolveram morar juntos. Este é um exemplo de família
a. ( ) informal
b. ( ) mononuclear
c. ( X ) homoafetiva
d. ( ) nuclear
e. ( ) recomposta
Resposta: Alternativa C
3- Sobre a família, é INCORRETO afirmar que:
a) a relativa autonomia da organização familiar é determinada por uma complexa interação de diversos fatores que vão desde as formas peculiares de organização interna do grupo familiar, aos aspectos socioeconômicos e culturais que o circunscrevem;
b) considerando-se a universalidade do modelo de família burguesa, a dominação e a repressão, naturais e inevitáveis, são encontradas em todas as formas de organização familiar;
c) existem padrões internos que diferenciam as famílias das diferentes classes sociais, assim como padrões que diferenciam formas familiares diferentes dentro de uma mesma classe social;
d) além da reprodução biológica a família promove também sua própria reprodução social;
e) não se trata de algo natural, biológico, mas, de uma instituição criada pelos homens em relação, que se constitui de formas diferentes em situações e tempos diferentes, para responder às necessidades sociais.
Resposta: Alternativa E

Continue navegando