Buscar

APOL GEOGRAFIA AGRÁRIA 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Geografia Agrária
Leia o seguinte fragmento de texto: 
 “[...] o capital tem atuado no sentido de criar e recriar as condições para o desenvolvimento da agricultura camponesa, sujeitando a renda da terra ao capital. É em função dessa estratégia do capital monopolista com relação à agricultura que grandes monopólios industriais em geral nunca produziram sob-relações especificamente capitalistas no campo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROS, Alexandre Lahóz Mendonça de. O agronegócio brasileiro: características e desafios. II Simpósio Internacional de Reprodução Animal Aplicada – UFMT, Mato Grosso, 2014. Disponível em: <http://araguaia2.ufmt.br/professor/disciplina_arquivo/101/20140810129.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2017. 
Segundo os conteúdos do livro-base Geografia Agrária relacione os conceitos com suas respectivas respostas: 
Agricultura Familiar 
Agricultura Camponesa 
Agricultura Capitalista 
Conglomerados Alimentícios 
Cooperativas Agrícolas  
(   ) Produção agrícola organizada em que os rendimentos são distribuídos de maneira igualitária entre todos os produtores, contribuindo para a promoção do desenvolvimento local e sustentável.
(   ) Sistema de empresas que se adéquam às necessidades estratégicas de mercados mundializados, expandindo a capacidade de produção e venda dos produtos produzidos no campo.
(   ) A lógica da atividade agrícola não é priorizada pela busca da taxa de produtividade e de rentabilidade crescentes, mas pelo esforço de manter a autossuficiência e as condições culturais e sociais da família.
(   ) Sistema produtivo diversificado e estável com economia agrícola aberta, operacionalizado por segmentos de insumos, processamento e distribuição.
(   ) A gestão, a propriedade e a maior parte do trabalho faz uso de inovações tecnológicas onde os indivíduos mantêm entre si laços de sangue ou de casamento. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 3 – 2 – 5 – 4
	
	B
	2 – 5 – 3 – 4 – 1
	
	C
	3 – 5 – 1 – 2 – 4
	
	D
	1 – 2 – 3 – 5 – 4
	
	E
	5 – 4 – 2 – 3 – 1
Você acertou!
A alternativa (e) apresenta a sequência correta, pois as cooperativas agrícolas (5) distribuem os rendimentos entre todos os seus cooperados de forma igualitária, priorizando a continuidade e força das atividades agrícolas. Os conglomerados alimentícios (4) são empresas que passaram pelo processo de centralização industrial via fusões e/ou aquisições (F&A). A agricultura camponesa (2) mantém ideologias cristalizadas e laços fortes com a terra, priorizando a autossuficiência familiar e a luta de sua classe. A agricultura capitalista (3) ou agronegócio é um sistema que mantém uma rede de relações, insumos, distribuição e atendimento a mercados externos, através de monopólios e de alto poder monetário. A agricultura familiar (1) e seus agricultores apresentam potencialidades para serem transformados em empresas familiares viáveis, através da incorporação de tecnologia e de uma racionalidade econômica voltada para as demandas do mercado. (livro-base, p. 129-144).
Questão 2/5 - Geografia Agrária
Considere a seguinte informação: 
“Prática de forma totalmente sustentável e saudável, alimentos diversificados, cultivo de forma 100% natural e orgânica, forma de renda e sustento familiar são algumas dos inúmeros benefícios da policultura”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, Andrea. Os benefícios da policultura.<http://verde-mente.blogspot.com.br/2015/09/os-beneficios-da-policultura.html>. Acesso em: 09 abr. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre as características da policultura e da monocultura, analise as seguintes sentenças e assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A monocultura se diferencia da policultura por sua produção ser voltada apenas para duas culturas: a cafeeira e a sucroalcooleira.
	
	B
	A policultura é uma pratica saudável pois os agrotóxicos utilizados em sua produção não causam danos às plantas nem às pessoas, esses apenas agem na eliminação de pragas nas plantações.
	
	C
	A policultura é conhecida pela sua disseminação na agricultura campesina familiar. Nesse tipo de cultivo, predomina a produção de hortifrutigranjeiros.
Você acertou!
A alternativa correta é a (c), pois, ”A policultura do campesinato é a base da vida camponesa. A produção de hortifrutigranjeiros é o carro-chefe da produção camponesa” (livro-base p. 133). As alternativas (a) e (b) estão incorretas, pois a monocultura é que se caracterizada pela cultura única de qualquer tipo de produto agrícola, sem que a rotatividade da terra aconteça desencadeando diversas problemáticas sociais e ambientais. Qualquer tipo de agrotóxico vai causar danos aos seres humanos, às plantas e ao ambiente. Por sua vez, as alternativas (d) e (e) também estão incorretas, pois os biofertilizantes e as caldas são insumos utilizados na policultura, assim como os hortifrutigranjeiros fazem parte desse tipo de produção (livro-base, p. 133).
	
	D
	Os biofertilizantes e as caldas naturais são os insumos utilizados no controle de pragas na monocultura.
	
	E
	Os hortifrutigranjeiros são produtos pertencentes à monocultura e proporcionam a maior fatia de lucro recebida do mercado internacional.
Questão 3/5 - Geografia Agrária
Atente para a imagem a seguir:
 
Após esta avaliação, caso queira consultar a imagem, na página de origem, ela está disponível em: <http:// www.estudopratico.com.br/o-acre-a-bolivia-e-o-tratado-de-petropolis/>. Acesso em 27 jun. 2017. 
Em conformidade com os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre a aquisição do Acre, localizado ao norte do Brasil, leia com atenção as sentenças abaixo e assinale as afirmativas corretas:
I. Pode-se afirmar que o Acre foi o último processo da expansão territorial do Brasil. Essa parte do território nacional foi adquirida junto à Bolívia, que requereu, em troca, a construção de uma ferrovia, denominada Madeira-Mamoré.
II. Ao contrário do imaginário histórico, a expansão territorial brasileira no Acre foi marcada por conflitos, tendo em vista a relevância econômica que possuía a área na época, marcada pelo auge do ciclo da borracha.
III. Assim como outras fronteiras brasileiras, o Acre foi negociado pelo Barão de Rio Branco, grande figura diplomática, responsável pela consolidação de várias áreas limítrofes do país.
IV. Após a incorporação do Acre, houve mais um processo de expansão brasileiro na fronteira com o Paraguai, fomentado pelo processo de migração dos chamados "brasiguaios". 
São corretas apenas as sentenças:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III
	
	B
	I e IV
	
	C
	I, II e III
Você acertou!
A alternativa certa é a (c), pois as assertivas I, II e III estão corretas. As três discorrem sobre o último processo de aquisição territorial ocorrido no Brasil: o Acre. Após períodos de conflito com o governo boliviano, esta área, relevante economicamente pela extração do látex, foi incorporada ao Brasil. Entre outros fatores, houve a exigência boliviana da construção de uma ferrovia, denominada Madeira-Mamoré, para o escoamento da produção de matéria prima das seringueiras. Desta maneira, a questão foi resolvida diplomaticamente pelo Barão do Rio Branco, responsável por negociar outras áreas fronteiriças brasileiras. Por sua vez, a afirmação IV está incorreta, porque afirma erroneamente, que o Acre não foi a última incorporação territorial do Brasil (livro-base, p. 77).
	
	D
	I e III
	
	E
	II, III e IV
Questão 4/5 - Geografia Agrária
Leia o seguinte fragmento de texto: 
"Nos primeiros 30 anos, o Brasil foi praticamente abandonado, porque além de ele não apresentar ouro ou prata, Portugal não contava com uma população muito grande, com gente disponível para vir colonizar nossa terra. Apenas foram enviadas expedições para fazer o reconhecimento geográfico e econômico da nova colônia". 
Após esta avaliação,
caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDES, Tony. Os primeiros trinta anos do Brasil. <https://filosofandoehistoriando.blogspot.com.br/2012/03/os-primeiros-trinta-anos-do-brasil.html>. Acesso em 27 jun. 2017. 
Conforme os conteúdos do livro-base Geografia Agrária no que se refere à ocupação do território brasileiro e, mais especificamente, ao Período do Descobrimento português sobre o Brasil, analise as sentenças abaixo e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. (   ) No que diz respeito ao período inicial da colonização portuguesa no Brasil, pode-se afirmar que a principal intenção da metrópole era a exploração dos recursos naturais, destacando-se o pau-brasil.
II. (   ) A colonização portuguesa em um primeiro momento, de 1500 à 1530, resumiu o território brasileiro a uma colônia de exploração.
III. (    ) Ainda na primeira década após a descoberta do Brasil, os portugueses iniciam um intenso processo de povoamento e de construção de cidades em território brasileiro.
IV. (      ) Um dos princípios culturais impostos pelos portugueses, ao chegarem no Brasil, foi a catequização dos indígenas. 
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	V – V – F – V
Você acertou!
A alternativa correta é a (b), pois as sentenças I, II e IV são verdadeiras. As três destacam as principais características do período inicial da colonização portuguesa no Brasil. Distante de um processo intenso de ocupação e de povoamento, inicialmente o território brasileiro serviu para exploração de recursos naturais, sobretudo, do pau-brasil, utilizado para tingir tecidos. Além disso, houve uma busca por riquezas para servir à coroa na metrópole e a catequização de indígenas. Por sua vez, a sentença III é falsa, pois afirma que houve, desde o início da colonização, um processo de povoamento e de construção de cidades no Brasil (livro-base, p. 80, 81).
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – V – V – F
Questão 5/5 - Geografia Agrária
Considere a seguinte informação: 
“A frase ‘Brasil, celeiro do mundo’ utilizada como slogan nacional na ditadura Vargas (1937 a 1945), desacreditada em decorrência de tantos desmandos e má administração de nossos governantes, hoje é ressuscitada em virtude dos resultados alcançados pelo nosso agronegócio e pelo Relatório Mundial de Commoditie 2003-2004”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACIEL, Nelson Fernandes. Brasil, celeiro do mundo – sonho ou realidade? <www.cpt.com.br/palavra-do-presidente/brasil-celeiro-do-mundo-sonho-ou-realidade>. Acesso em 09 abr. 2017. 
Em conformidade com os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre a agricultura camponesa e o agronegócio, analise as sentenças abaixo e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) O slogan utilizado nacionalmente pelo governo de Vargas, “Brasil, celeiro do mundo”, enfatiza a elevada produção e a necessidade mundial de produtos brasileiros. Essa condição é alicerçada pelo modelo de produção chamado agronegócio, o qual domina o mercado de terras e a produção global.
II. ( ) O agronegócio corresponde à junção de diversas atividades produtivas que estão diretamente ligadas à produção e subprodução de produtos derivados da agricultura e da pecuária. Já a agricultura camponesa é o modo de cultivo agrícola cuja base é dada pela unidade de produção gerida pela família.
III. (   ) O maior percentual de crédito destinado ao agronegócio está de acordo com a lógica do sistema de produção capitalista, ou seja, está voltado para o ensejo de fortalecer os grandes conglomerados alimentícios.
IV. ( ) A produção de grãos no Brasil serve exclusivamente para a engorda dos animais, os quais são destinados à exportação. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – F – V
	
	B
	V – V – V – F
Você acertou!
A alternativa (b) é a correta, tendo em vista que a assertiva IV é a única falsa. Na realidade, a produção de grãos no Brasil não é exclusiva para a engorda de animais. Em outras palavras, “a agricultura capitalista foca na produção de grãos (no caso do Brasil, soja e milho, especialmente), [...]. Tais mercadorias seguem a lei de oferta e procura em nível global; portanto é vantajosa e desejável a exportação” (livro-base, p. 138).
	
	C
	V – F – F – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – F – F – V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais