Buscar

Reabilitação: Conceito, Profissionais e Serviços

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REABILITAÇÃO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RAIMUNDO SÁ
DISCIPLINA: FISIOTERAPIA PREVENTIVA E SAÚDE PÚBLICA
PROFESSOR: EDIVAN DE SOUSA
CURSO: BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
BLOCO: 3
Grupo:
Acyllon Araújo
Adriana Lopes
Brenda Sabrina
Cledinalva Silva
Dalvânia Santos
Eveline Reis
Jorge Araújo
Lanna Rafaela
Natália Sousa
O que é Reabilitação?
Reabilitação é um processo educativo e assistencial, multiprofissional, que prima pela busca compartilhada do desenvolvimento das capacidades remanescentes, prevenção do agravamento de incapacidades e do aparecimento de complicações. 
Está associada a um conceito mais amplo de saúde, incorporando o bem-estar físico, psíquico e social a que todos os indivíduos têm direito.
Como surgiu a Reabilitação?
Sabe-se que o interesse mundial pela Reabilitação ocorreu principalmente por: 
as duas grades guerras mundiais;
processo acelerado de urbanização e industrialização, favorecendo a propagação de epidemias;
aumento de acidentes de trabalho.
Foram, então, imputados aos governos os custos económicos, familiares e sociais decorrentes das lesões e sequelas dos seus cidadãos e exigidas medidas de reparação e integração.
Em que situações é necessária a reabilitação?
Doenças crônicas – a melhoria das condições de vida e os avanços na área da saúde levaram ao progressivo crescimento do número de idosos. Com isso, ampliou-se o número de doenças crônicas, frequentemente incapacitantes.
Sequelas neurológicas ou lesões derivadas da gestação e do parto – Os progressos na proteção materna e infantil permitem salvar crianças que sobrevivem com graves sequelas neurológicas ou outras lesões.
Acidentes de trânsito e de trabalho – A evolução tecnológica e as alterações nos estilos de vida têm levado ao surgimento de um elevado número de deficientes, vítimas de acidentes de trânsito, de trabalho e de doenças cardiovasculares, em idades cada vez mais jovens e produtivas.
Quais são os profissionais responsáveis pela reabilitação? 
Fisioterapeutas
Visa a reestruturação, desenvolvimento e/ou a conservação da capacidade física do paciente.
Enfermeiros
Auxilia no processo de reabilitação com cuidados e orientações, tanto ao paciente como aos seus familiares.
Terapeutas ocupacionais
Promove o restabelecimento e o alcance do máximo de funcionalidade e independência nas atividades de vida diária, vida prática, de lazer e de trabalho do paciente.
Nutricionistas
Formatação de plano alimentar individualizado.
Ortopedistas, Nutricionistas, Musicoterapeutas, pedagogos, tecnicos desportivos
5
Médicos
examina atentamente e solicita os exames necessários para o diagnóstico. Prescreve medicamentos e procedimentos e encaminha para outros profissionais.
Fonoaudiólogos
Promove habilitação das funções estomatognáticas (mastigação, deglutição, sucção e respiração), estimulação e tratamento dos transtornos da fala e da linguagem.
Psicólogos
Auxílio na adaptação às limitações decorrentes de sequelas adquiridas. Apoio psicológico para o paciente e sua família para que haja sucesso no tratamento. 
Assistentes sociais
Avalia os critérios socioeconômicos para admissão de pacientes pelo convênio SUS, assim como outros benefícios para os pacientes carentes.
Onde posso encontrar serviços de Reabilitação?
Os Centros de Saúde são, por excelência, os responsáveis pela prevenção da incapacidade e pela orientação adequada do utente/usuário.
Em alguns Hospitais são realizadas, sobretudo, as situações potencialmente mais incapacitantes.
	Os Centros de Reabilitação são centros pluri ou monoespecializados dirigidos ao apoio aos grandes deficientes.
O que são centros de reabilitação?
São estruturas vocacionadas para a resolução de casos mais graves, mas com potencial de recuperação e reabilitação, implicando a necessidade de tempos de intervenção mais prolongados (regime de internamento) e a intervenção de uma equipa de reabilitação multidisciplinar.
Processo de reabilitação
Diagnóstico e definição das diferentes patologias, deficiências e incapacidades existentes;
Definição do prognóstico e avaliação do potencial de reabilitação;
Planeamento e prescrição do tratamento;
Coadjuvação e apoio das diferentes ações médico-cirúrgicas;
Prevenção do descondicionamento físico e psicológico, bem como todas as sequelas decorrentes do imobilismo e isolamento dos doentes internados;
Facilitação e estímulo dos processos de recuperação e regeneração natural;
Estímulo, maximização e compensação das capacidades residuais;
Promoção da integração sócioprofissional.
Centro de Reabilitação 
do HRJL
Centro de Reabilitação Santa Ana
Centro de Reabilitação em Picos-PI
A cidade de Picos irá ganhar um Centro de Reabilitação nos moldes do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), localizado em Teresina. O Centro atenderá  quatro tipos de deficiência (CER 4), uma a mais que a unidade da capital. A informação é do secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.
Fonte: http://www.riachaonet.com.br
Mauro Eduardo explica que os Centros Especializados em Reabilitação (CER) 4 são os mais completos, por atenderem quatro tipos de deficiência: física, visual, auditiva e intelectual. O Ceir, em Teresina, recebeu recentemente a autorização para atender três deficiências: física, auditiva e visual. Mas, na reunião, ficou definido que o Estado também vai iniciar a habilitação do Centro para CER 4.
Centro de Reabilitação em Picos-PI
Centro de Reabilitação-Foto: Reprodução
Fonte: http://www.riachaonet.com.br
Referências
Aparecida de Souza, L; Mancussi e Faro, AC.História da reabilitação no Brasil, no mundo e o papel da enfermagem neste contexto: reflexões e tendências com base na revisão de literatura. Disponível em: <http://scielo.isciii.es/pdf/eg/v10n24/pt_revision4.pdf>.Acesso em: 08 Abr. 2015.
Reabilitação e Qualidade de Vida. Disponível em: <http://www.reabilita.com.br/reabilitacao.php>.Acesso em: 08 Abr. 2015.
Picos terá Centro de Reabilitação completo. Disponível em: <http://www.riachaonet.com.br/picos-tera-centro-de-reabilitacao-completo.html/>.Acesso em: 08 Abr. 2015.
Obrigada!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais