Buscar

PIM VI LOGISTICA 07 06 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PIM VI LOGISTICA
 de martacoelho44 | trabalhosfeitos.com
 
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP INTERATIVA
Santa Marta Pizzaria
UNIP INTERATIVA (POLO ANÁLIA FRANCO)
2013
 
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
PIM VI
Flavio Roberto Fazia Zulick
RA.1223278
 Curso: Logística – 2º semestre
RESUMO
O objetivo deste projeto é mostrar a Logística praticada por uma pizzaria com sistema interno de serviço e sistema delivery, incluindo o Plano de Negócios a Tecnologia para Planejamento e Operações Logísticas e Ética e Legislação de dados colhidos para trazer resultados, de acordo com o conhecimento obtido nesse bimestre.
É de grande importância para perceber a realidade da logística no dia-a-dia e os desafios e obstáculos que ela enfrenta, além de ter uma estratégia criteriosa no que diz respeito ao planejamento de gastos e mercadorias, bem como de funcionários. 
Palavras-chave: Plano de Negócios, Tecnologia para Planejamento de Operações Logísticas, Ética e Legislação 
ABSTRACT
		The objective of this project is to show the Logistics practiced by a pizzeria with internal system and service delivery system, including the Business Plan Technology Planning and Logistics Operations and Ethics and Law data collected to bring results, according to the knowledge obtained this quarter.
It is very important to realize the reality of logistics on the day-to-day and the challenges and obstacles she faces, besides having a judicious strategy with regard to the planning of expenditures and goods, as well as employees.Keywords: Distribution Center, Financial Mathematics, Moving and Storage
SUMÁRIO
1 Sumário Executivo 06
2 Descrição da Empresa 07
3 Descrição de Categorias e Subcategorias de Produtos e Serviços 07-08
4 Plano de Negócios 09-10
4.1 Análise da estratégia 09-10
4.2 Plano de Marketing 09-10
4.3 Plano de Recursos Humanos 09-10
4.4 Análise de Mercado 09-10
5 Tecnologia para Planejamento e Operações Logísticas 10-11
5.1 Missão Logística 10-11
5.2 Estrutura Logística 10-11
5.3 Tecnologias Aplicadas a Logística 10-11
6 Ética e Legislação 12-13
7 CONCLUSÃO 13-14
REFERÊNCIAS15
1 . Sumário Executivo
 	Esse projeto tem por finalidade, descrever o formato da Santa Marta Pizzaria, no que se refere à estratégia de seu funcionamento, por meio da qualidade e estrutura empresarial.
 	Foram abordados aspectos relevantes do desenvolvimento, dados contábeis e aspectos fundamentais sobre o relacionamento empresa e consumidor final, dados estatísticos e comparativos, a fim de demonstrar a funcionalidade da logística diária.
 O Plano de Negócios, onde sua missão é planejar corretamente todos os tópicos antes da abertura da empresa e durante também. Sempre com um Plano de Negócios pronto é mais fácil analisar as oportunidades de negócios e suas necessidades.
	A Tecnologia para Planejamento e Operações Logísticas é nada menos que a Tecnologia da Informação sendo implantada na empresa e mostrando que as empresa tem sempre que estar atualizadas ao mercado . Nem sempre esta Tecnologia da Informação se resume hardwares e softwares, mostrando que pode ser em ideias ou filosofias.
	E por fim a Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial, esta matéria vai explanar sobre as leis , direitos e deveres tanto do trabalhador quanto da empresa .
 Pode ser que cada ramo de atividade tenha uma lei específica para determinado assunto e é preciso estar ciente.
 .
2 Descrição da Empresa
	Santa Marta Pizzaria foi inaugurada em dezembro de 2010, em São Caetano do Sul, na região do ABC Paulista. Inicialmente planejada para atender somente delivery, mas por ser de estrutura grande, passou a atender o público em seu interior.
	Atua no ramo alimentício, especificamente em pizzas servidas no próprioestabelecimento e também na entrega na área do ABC e bairros próximos.
	Por ser uma microempresa, conta com 8 funcionários fixos, 3 motoboys para as entregas, 3 extras para fins de semana e uma faxineira, além dos sócios que trabalham todos os dias. E tem como principal concorrente, uma pizzaria com a mesma estrutura, porém, já no mercado há mais de quinze anos. 
	Apesar de ser uma empresa nova, está ganhando espaço na região e tem excelência no atendimento e uso de bons produtos.
	
3 Descrição de Categorias e Subcategorias de Produtos e Serviços
Aqui serão descritas as formas de classificação de produtos e serviços, contribuindo para diminuir o risco de falta de materiais e também organizar os serviços executados dentro e externamente da pizzaria.
A classificação de produtos será realizada pela aglutinação de materiais com características semelhantes. 
Separados por categorias, são eles:
- Bebidas
- Produtos perecíveis
- Produtos não perecíveis
- Material de escritório
- Material de limpeza
- Materiais descartáveis
Dentro dessas categorias estão as subcategorias, que são:
- Bebidas: compradas diretamente do fornecedor, fidelizando uma marca, assim é formada uma parceria e com isso se consegue melhores formas de pagamento e também participa de um programa de benefícios, onde a pizzaria ganha brindes, que pode repassar para seus clientes. Como subcategorias, estão os refrigerantes, chopp e água. E de um outro fornecedor, as outras bebidas alcoólicas, como vinho, uísque, vodka, entre outras.
- Produtos perecíveis: como aqui a gama é muito grande, existem três fornecedores que são cotados semanalmente e sempre é comprado do que oferece melhor preço e entrega. Caso ainda não sejaencontrado um determinado produto na semana, o responsável pela pizzaria vai ao mercado municipal diretamente para efetuar a compra. Como subcategorias estão os frios, legumes, frutas e verduras.
- Produtos não perecíveis: os produtos de maior uso, como por exemplo, a farinha e a lenha, têm seus próprios fornecedores diretos, inclusive com logística de entrega, sem ter que realizar pedidos semanalmente, pois esses produtos já são sabidos o gasto semanal. Os outros seguem o mesmo esquema de compra dos perecíveis. São cotados em três fornecedores diferentes, para obter o melhor preço, condição de pagamento e entrega. Dentre as subcategorias estão todos farináceos, óleos e azeites, condimentos, entre outros.
- Material de escritório: como existe a parte administrativa da pizzaria, dentro
do próprio estabelecimento, também existe a compra desse tipo de material. Aqui a quantidade é pequena, então é comprado diretamente nas grandes redes de papelaria, não tendo um fornecedor fixo, nem parcerias. Nas subcategorias estão canetas, papéis, envelopes, grampos, clips, enfim, todos materiais que são utilizados em um escritório.
- Material de limpeza: logo de início foi fechada uma grande parceria com um fornecedor renomado no mercado, que em troca dessa parceria e fidelidade, cedeu todos equipamentos necessários para a adequação sanitária da pizzaria. Portanto, todo material de limpeza é entregue também por eles, com facilidade no pagamento e recebimento impecável. As subcategorias envolvem papel higiênico e papel toalha, sabonete líquido e os produtos que a faxineira utiliza para a limpeza da pizzaria.
- Materiais descartáveis: somente para as caixas de pizzas existe o fornecedor fixo, umavez que é estilizada com o logotipo da Santa Marta. O restante de materiais, como os que estão na subcategoria, guardanapo de papel, embalagens de isopor e canudos, são comprados diretamente de um fornecedor de materiais descartáveis para bares e restaurantes, onde a entrega é feita mensalmente, já com o pagamento para 45 dias.
4. Plano de Negócios
	Advindas de idéias, surgem oportunidades que serão analisadas se serão rentáveis e eficientes à pizzaria.
 Dentro desse período de funcionamento, varias idéias apareceram, porém nem todas trouxeram resultados positivos.
 O mais importante é analisar a realidade que a empresa e o mercado passam, para saber se terá oportunidades convenientes.
 Uma das melhores idéias que surgiram, foi de transformar a pizzaria que era somente ¨a la carte¨, em sistemas de rodízio. Isso propiciou uma alavancada nas vendas, gerando oportunidades de negócios. Porque a partir disso , foi criada uma estratégia de vendas, com propagandas a respeito dessa nova modalidade, para que chamasse atenção aos clientes.
 Principalmente pelos concorrentes da região não terem esse sistema de rodízio, a idéia foi muito bem aceita e trouxe a oportunidade de a pizzaria aumentar seu faturamento, uma vez que conseguiu um bom Market share.
 Houve uma reestruturação na produção das pizzas, para não haver perdas, mas por outro lado também conseguiu um poder de negociação positivo com, os fornecedores, por ter aumentado o volume de vendas.
 Não necessitou alteração na estrutura dos fornos e funcionários, porque houve um breve treinamento e a adaptação foi bem rápida, com adequação da quantidade e sabores depizzas a serem produzidas, de acordo com o numero de clientes presentes no estabelecimento.
 Essa foi uma forma bem rentável, pois além de agradar o cliente, trouxe um numero muito maior de clientes para frequentar a pizzaria.
 Ou seja, sem muitas mudanças, usando o espaço, funcionários e matéria prima que já existia lá dentro, essa idéia agregou somente pontos positivos, sem aumento de custos e garantindo uma maior movimentação tanto de pessoas, quanto de lucro.
 Foi uma oportunidade bem aproveitada e que segue até os dias de hoje.
 Usando os recursos já disponíveis, foi apenas uma forma criativa que transformou o perfil da pizzaria.
 Isso se deve a visão de empreendedorismo que os sócios têm. Souberam tomar a decisão no momento certo, explorando ao máximo a oportunidade, porém com os riscos calculados.
 Foi feito um balanço sobre esses riscos, analisando-se os pontos fracos poderiam ser mais críticos que os fortes e depois de todo um planejamento definiu-se arriscar esse formato de rodízio, porém com conhecimento do assunto e gerou um sucesso.
 
 
5 Tecnologia para Planejamento e Operações Logísticas
Os objetivos logísticos era ter um delivery eficiente e sem demoras nas entregas e que a pizza chegasse ao cliente com a temperatura para consumo.
Um cliente que viesse na casa e saísse satisfeito tanto com a comida,bebida e a qualidade do atendimento.
Funcionários satisfeitos e trabalhando corretamente, tornando tudo isso uma engrenagem completa onde faria a empresa prosperar.
A missão logística da empresa é tentar perfeitamente ter funcionários qualificados e satisfeitos com seu trabalho,fornecedores acreditando na empresa, principalmente no que tange prazo de pagamento de mercadorias, clientes satisfeitos com o atendimento, qualidade no serviço e qualidade na comida. Fazendo com que estes clientes indiquem a pizzaria para seus conhecidos pois este tipo de propaganda é o melhor de todos.
Lógico que nunca se agrada 100% seus clientes, principalmente no ramo alimentício mas a empresa acha que 90% de satisfação é um numero muito bom para o mercado.
Não existe nenhum tipo de tecnologia para a área de compras, ela era feita no ¨ olho ¨ , cada setor tinha um funcionário responsável que este era encarregado de comunicar a gerencia para a compra dos produtos já sabendo que após o pedido a mercadoria era entregue em 48 horas 
Em relação ao recebimento de mercadorias também não existia nada, o gerente normalmente conferia os produtos de acordo com as notas fiscais e juto com os funcionários já armazenavam nos seus respectivos locais. Bebidas no bar, produtos perecíveis na câmara fria, enlatados e outros no estoque seco.
6 Ética e Legislação
	Dentro da empresa deve-se manter a ética, direito e moral para execução dos negócios.
	No que diz respeito à responsabilidade social, é onde a empresa cumpre deveres e obrigações com a sociedade em geral.
	A Santa Marta Pizzaria procura ter a forma mais ética e transparente em relação a isso, como por exemplo, a relação com, o meio ambiente, se preocupando com a separação e coleta de lixos, para manter um ambiente mais limpo. O objetivo disso é manter benefício entre empresa e comunidade.
	Uma outra forma que foi encontrada para colaborar com essa responsabilidade social, foi a de contratar 1 funcionário com + de 60 anos,dando a oportunidade de retorno ao trabalho e convívio com outros profissionais, participando da equipe e trazendo aprendizado social. Esse funcionário trabalha na parte administrativa da pizzaria e executa muito bem a função.
	Para exercer a cidadania, em uma determinada data de dezembro, porém no horário do almoço a pizzaria abre a sportas para uma casa de repouso que tem sua sede próxima, para que os pacientes que lá moram tenham uma comemoração de final de ano diferente.
	Para isso, pede apoio de alguns fornecedores e faz parceria com outros, para para fazer a ¨ tarde da pizza solidária ¨ onde os idosos dessa casa comparecem e desfrutam de uma comemoração com pizzas.
	Isso mostra uma conduta ética da empresa em relação a comunidade. A importância perante os direitos humanos.
	E também é liberado para que os funcionários participem dessa celebração, mostrando respeito	e agradecimento ao empenho do trabalho deles.
	A Santa Marta Pizzaria, como empresa, tem uma atividade de comércio no ramo alimentício, desde a produção, até a circulação dos produtos.
	Os empresários que fazem parte dessa empresa, tem entre si uma sociedade do tipo empreendedor, ou seja, não só colaboram com capital, como também pela e para a empresa.
	Ela foi aberta como microempresa, pois é um empreendimento com faturamento anual inferior ou igual a R$240.000,00 e optante pelo simples nacional .
	Quanto ás responsabilidades dos sócios, foi classificada como limitada, constituída por 2 sócios, organizada por 50% de quotas para cada um
	
	No que diz respeito à parte trabalhista, os empregados são todos registrados, de acordo com o Direito do Trabalho, ou seja, cada qual trabalha o numero de dias que pode serexigido, cumprindo horário adequado e o contrato a que lhe foi atribuído, conforme regime CLT
Em relação ao Direito Sindical é feita uma contribuição anual por funcionário. 	Eles tem um dia de direito por semana de repouso, esta contribuição sindical é descontada na folha de pagamento com notificação ao funcionário.
	Todo mês de outubro gera o dissídio da categoria e vem o aumento salarial e também não podendo ter nenhuma demissão neste mês.
	Essa contribuição tem recolhimento até 30 de abril e corresponde a uma quantia proporcional ao capital social
	Por se tratar de uma empresa de pequeno porte nunca passou por negociações coletivas, tampouco greves.
.
7 Conclusão
 Fica claro que o plano de negócios seria uma espinha dorsal para se criar uma empresa, sem ele as chances de erros são bem grandes 
	Ele te proporciona visualizar coisas importantes antes de elas acontecerem ou minimizar os erros. Com um plano de negócios você pensa antes de agir, planeja e só depois executa.
	Sobre a Tecnologia ela é fundamental nas empresas e não tem como não usa-la mesmo aqui na pizzaria que é pouco usada ela é usada para ter agilidade nos pedidos. 
	A Ética e Legislação faz parte de toda empresa e o sócio proprietário ou administrador que conhecer esta parte conduzirá melhor a empresa e da forma correta e dentro da lei. 
	Toda empresa tem seus deveres e obrigações como também os funcionários e sito ajuda a ser entendido e posto em prática da melhor maneira.
	
REFERÊNCIAS
UNIP. Apostila de Plano de Negócios, 2013. São Paulo, 2013.
UNIP. Apostila de Tecnologia para Planejamento, 2013. São Paulo, 2013.
UNIP. Apostila de Ética e Legislação, 2013. São Paulo, 2013.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando