Buscar

QUESTÕES OBJETIVAS DE CONTABILIDADE E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

Prévia do material em texto

1-Com o passar dos anos, referente aos direitos dos trabalhadores, a Constituição foi mudando, e várias questões foram reavaliadas. Conforme a constituição de 1988, muitos direitos dos trabalhadores foram acrescentados ou constitucionalizados, visando melhorar as condições do trabalhador. De acordo com os direitos do trabalhador, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) 13º salário: direito de um salário extra anual.
( F ) Licença paternidade: direito do pai com 4 meses de afastamento remunerado do trabalho.
( V ) Jornada de trabalho: reduzida para 44 horas semanais.
( V ) Atividades insalubres: percentual extra para quem desenvolve este tipo de atividade.
2-De acordo com o artigo 3º da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), empregado pode ser conceituado como toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. De acordo com os direitos do empregado, este é protegido para que a empresa não use de má fé e para que seus direitos sejam preservados. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- Em caso de demissão sem justa causa, o empregado tem direito a receber aviso prévio de no mínimo 30 dias. CORRETA
II- Mesmo sendo demitido por justa causa, o trabalhador terá direito a receber o seguro desemprego. ERRADA
III- Em caso de pedido de demissão, o empregado não terá direito a receber 13º proporcional. ERRADA
IV- Em caso de a empresa deixar de existir, ou seja, deixar de funcionar, o funcionário terá direito de receber suas férias, bem como seu 13º salário. CORRETA
3-A extinção do contrato de trabalho está prevista na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que trata das rescisões. Existem várias formas de extinção do contrato de trabalho, podendo ser de decisão do empregado, do empregador ou de ambos. Seja qual for a forma de extinção, direitos e deveres deverão ser preservados. Sobre os contratos com mais de 1 (um) ano de vigência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Férias vencidas deverão ser pagas em dobro, caso o empregado seja demitido sem justa causa.
( V ) Férias vencidas deverão ser pagas em dobro, caso o empregado seja demitido por justa causa.
( V ) O empregado que for demitido sem justa causa terá direito a receber a multa de 40% sobre o FGTS.
( F ) O empregado que for demitido por justa causa terá direito a receber a multa de 40% sobre o FGTS.
4-Conceituamos remuneração como a soma do salário contratualmente estipulado com demais rendimentos do trabalhador, como horas extras, comissões, entre outras. Levando este tema em consideração ao cálculo do décimo terceiro salário, devemos considerar algumas verbas que entram nesta base de cálculo. De acordo com estas verbas, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Comissões, vale-refeição, adicional periculosidade e DSR.
( ) Comissões, adiantamento de salário, horas extras e adicional noturno.
( ) Horas extras, vale-alimentação e vale-transporte.
( X ) Horas extras, DSR, comissões e adicional noturno.
5-Segundo Martins (2007), os contratos de trabalho podem ter prazo determinado ou indeterminado (art. 443 da CLT). O contrato por prazo determinado é um dos contratos de trabalho dentre várias espécies existentes no Direito do Trabalho brasileiro. Utilizando este como parâmetro, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. 23. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
( ) No contrato por prazo determinado, mesmo se encerrado antes do aprazado, não constitui penalidades ou qualquer outra garantia ao empregado ou empregador pelo rompimento contratual antecipado.
( ) Nos contratos por prazo determinado existe a garantia trabalhista do aviso prévio.
( ) O contrato por prazo determinado tem prazo estabelecido de dois anos e pode ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período.
( X ) O contrato de trabalho por prazo determinado é válido quando, na contratação e prestação de serviços, as atividades desenvolvidas se tratarem de atividades empresarias de caráter provisório.
6-Podemos caracterizar como rescisão indireta, ou por culpa do empregador, quando acontece da existência de uma conduta prejudicial do contratante para com o contratado. Tais condutas são observadas no art. 483 da CLT. De acordo com este pressuposto, caso o empregado perca seu emprego nestas condições, analise as afirmativas a seguir:
I- O empregado terá direito a receber o saldo de salário, bem como as férias e o 13º salário, proporcionais. CORRETA
II- O seguro-desemprego será recebido pelo empregado independente do período trabalhado no último ano. ERRADA
III- O aviso prévio é, neste caso, na maioria das vezes, indenizado. CORRETA
IV- Não terá direito à multa de 40% sobre o FGTS. ERRADA
7-A compensação da jornada de trabalho é o aumento das horas trabalhadas após o período normal, que não configuram como horas extras e tem como objetivo a redução ou suspensão do trabalho em dias que antecedem ou precedem feriados, ou qualquer outra data que o empregado poderá folgar devido a este crédito de horas. Diante deste assunto, analise as afirmativas a seguir: 
I- A duração das horas de trabalho que serão guardadas no banco de horas não poderá exceder o tempo de 2 horas diárias. CORRETA
II- Caso exceda o tempo de 2 horas trabalhadas após o horário normal de trabalho, a empresa poderá arcar com a pena de ter que pagar estas como horas extras. CORRETA
III- A compensação dessas horas deverão ser efetivadas em até 1 ano. CORRETA
IV- Esta atividade não necessita da aprovação da Convenção Coletiva de Trabalho. ERRADA
8-É muito comum nas empresas os diretores designarem aos gerentes um cargo de confiança. Os funcionários que detêm este cargo recebem um percentual a mais no salário, conhecido como adicional de função. Esta função possui alguns requisitos. De acordo com este pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Ser de total confiança do empregador.
( V ) Possuir poder de decisão.
( F ) Ter grau de parentesco com o proprietário da empresa.
( V ) Ter subordinados sob seu controle.
9-O contrato de trabalho é um acordo entre empregado e empregador, que pode ser por tempo determinado ou não, de acordo com o consenso de ambas as partes. Este contrato pode ser rescindido por vontade da empresa ou por solicitação do empregado por meio de um pedido de demissão. Entretanto, mesmo sendo solicitado pelo funcionário, este não perderá certos direitos. Partindo deste pressuposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O trabalhador terá direito a receber 13º salário proporcional. CORRETA
II- Caso o trabalhador esteja trabalhando há mais de um ano, ele terá direito a receber as férias proporcionais + 1/3. CORRETA
III- O seguro desemprego será devidamente pago ao trabalhador, mesmo com pedido de demissão. ERRADA
IV- A multa rescisória de 40% também deverá ser paga ao trabalhador. ERRADA
10-O tipo de contrato de trabalho chamado Contrato por obra certa é um tipo de contrato que pode ser comparado ao contrato por tempo determinado. Deve ser estipulado um tempo aproximado de início e fim, não podendo exceder o prazo de 2 anos. De acordo com esse pressuposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O prazo de contrato de experiência não poderá exceder a 90 dias. CORRETA
II- Caso o empregador tenha mais de uma obra ao mesmo tempo, o trabalhador poderá se deslocar entre essas obras para trabalhar. ERRADA
III- O prazo deste contrato de trabalho poderá ser prorrogado quantas vezes o empregador achar necessário. ERRADA
IV- No ramo da construção civil, o registro deverá ser feito pelo empreiteiro. ERRADA
11-Entre os direitos do trabalhador, temos o salário, que é a remuneração mensal devida aos seus serviços prestados. Dentro da folha de pagamento, temos alguns elementos que a integram, os chamados elementos positivos e os elementos negativos. Dentro desse pressuposto, classifique V para as sentençasverdadeiras e F para as falsas:
( V ) Considera-se o 13º salário como um elemento positivo, o qual creditará o valor na folha.
( F ) Considera-se como um elemento negativo o salário-família.
( F ) O INSS é um elemento positivo, pois credita-se o valor na folha de pagamento.
( V ) O DSR é um fator positivo.
12-Quando tratamos de incidências de encargos sociais como INSS, FGTS e IRRF a serem aplicadas no cálculo da folha de pagamento, observamos que nem todas as remunerações sofrem estas incidências. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I- O aviso prévio trabalhado tem incidência do FGTS. CORRETA
II- Os adicionais de insalubridade, periculosidade e noturno não sofrem incidência do INSS. ERRADA
III- O salário-família sofre incidência do INSS, FGTS e IRRF. ERRADA
IV- As gorjetas sofrem incidência dos encargos de INSS, FGTS e IRRF. CORRETA
13-O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é um órgão do Governo Federal que controla o pagamento mensal dos contribuintes, a fim de assegurar o recebimento de sua aposentadoria, ou garantir o recebimento de uma remuneração, caso estes não tenham condições de continuar suas atividades, temporária ou permanentemente. De acordo com as particularidades do INSS, analise as sentenças a seguir:
I- O percentual de contribuição para com o INSS obedece a uma tabela de acordo com a faixa salarial do empregado ou contribuinte. CORRETA
II- O valor da contribuição do empregado vem descontado em sua folha de pagamento. CORRETA
III- Cabe ao empregador recolher o valor do INSS do empregado e repassar ao governo. CORRETA
IV- O repasse deste valor é feito através de uma guia, que deverá ser paga até o dia 10 de cada mês. ERRADA
14-As férias são o período de descanso anual do empregado, que deve ser concedido a ele após 12 meses de atividade, período este denominado "aquisitivo". As férias devem ser concedidas dentro dos 12 meses subsequentes à aquisição do direito, período este chamado de "concessivo". De acordo com este pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) O empregado tem o direito de receber a remuneração de férias no dia do seu início.
( V ) Um terço das férias poderá ser convertido em dias trabalhados.
( V ) O empregado não poderá antecipar as férias, caso não tenha completado o período aquisitivo, exceto em férias coletivas.
( V ) Caso o empregado possua faltas injustificadas durante o período aquisitivo, em alguma situações, ele poderá perder o direito das férias.
15-Para que o empregado possa declarar a dependência no cálculo da folha de pagamento para fins de Imposto de Renda, precisamos identificar quem pode ser qualificado na condição de dependente. Analise as opções a seguir:
I- Filhos até 18 anos. ERRADA
II- Cônjuge ou companheiro exercendo atividade profissional. ERRADA
III- Menor sob guarda judicial CORRETA
IV- Pais incapacitados e/ou sem renda. CORRETA
16-A empresa atacadista de alimentos Produto Bom Ltda. promoveu seu funcionário João José para gerente financeiro. Com isto, seu salário passou de R$ 1.000,00 para R$ 2.500,00, e sua contribuição no INSS passou a ter algumas alterações. Diante disto, analise as afirmativas a seguir:
I- A contribuição por parte de João José passou a ser do percentual de 8% para 11% sobre seu salário base. CORRETA
II- O aumento de percentual de contribuição de João José incidirá somente sobre o valor do aumento, ou seja, sobre R$ 1.500,00. ERRADA
III- A empresa tem como obrigação o recolhimento do INSS, porém, o valor será descontado da folha de pagamento do funcionário. CORRETA
IV- Com base nas contribuições mensais de João José, ele futuramente poderá aposentar-se. CORRETA
17-De acordo com a legislação brasileira, todo empregado, quando admitido pela empresa, precisa apresentar uma relação de documentos para a efetivação deste processo. Sobre esses documentos, analise as afirmativas a seguir:
I- Para o recebimento de salário-família, um dos documentos necessários é a apresentação da certidão de nascimento dos filhos naturais, adotivos ou enteados até 14 anos. CORRETA
II- Deverá entregar duas fotos 3x4 registradas e reveladas a qualquer tempo de sua vida. ERRADA
III- A entrega da Carteira de Trabalho e Previdência Social é facultativa. ERRADA
IV- A apresentação do atestado de saúde ocupacional só será necessária se o empregado exercer sua atividade em ambiente insalubre ou atividade perigosa. ERRADA
18-A Floricultura Flor Viva Ltda conta com a colaboração de três funcionários que recebem a quantia de R$ 700,00 por mês cada. Seus dois sócios tem um pró-labore de R$ 2.000,00 cada. A empresa deverá recolher o FGTS mensalmente. Para isto, será necessário o preenchimento da GRF - Guia de Recolhimento do FGTS, com as devidas informações. Perante isto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O valor da guia de FGTS será de R$ 168,00.
( F ) O valor da guia que compete ao salário dos sócios é de R$ 320,00.
( V ) A obrigação do pagamento da guia é de responsabilidade da empresa.
( V ) Da folha de pagamento do empregado não será descontado o valor de seu FGTS.
19-A Consolidação das Leis Trabalhistas previu expressamente no art. 131 algumas situações nas quais o empregado não pode ter descontado de seu salário os valores correspondentes às faltas ali elencadas. Sobre faltas e atrasos, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Quando da falta ou atraso do empregado sem justificativa em lei, o empregador pode descontar do salário a quantia correspondente à falta, não deixando aquele de receber o pagamento do repouso semanal.
( ) As sanções administrativas (advertências/suspensões) podem acarretar em demissão sem justa causa do empregado.
( X ) Quando da falta ou atraso do empregado sem justificativa em lei, o empregador pode descontar do salário a quantia correspondente à falta e deixar de pagar o repouso semanal.
( ) As faltas reiteradas não são justificativas para as sanções administrativas por parte do empregador.
20-Como de costume, a contribuição sindical é um desconto na folha de pagamento dos empregados que se dá anualmente. Por regra geral, esse desconto é efetuado no mês de março, para repasse aos sindicatos no mês de abril. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Este desconto sindical efetuado uma vez ao ano não é obrigatório, podendo o empregado solicitar o cancelamento. CORRETA
II- O valor desta contribuição é o equivalente a 1 (um) dia de trabalho. CORRETA
III- Caso o empregado não esteja trabalhando no mês do desconto, ele ficará isento da contribuição, mesmo após sua contratação. ERRADA
IV- A empresa pode se opor a esta contribuição, caso não queira fazer esta contabilização. ERRADA
21-No momento da contratação, a empresa solicita uma série de documentos ao empregado. Isto para comprovação de alguns fatos, bem como para atender às exigências legais na relação de emprego e de benefícios previdenciários. Com a posse destes, a empresa preencherá os documentos de contratação. Sobre os documentos exigidos, analise as opções a seguir:
I- Carteira de trabalho, duas fotos 3x4 e atestado de saúde ocupacional. CORRETA
II- Título de eleitor, carteira de trabalho e RG dos pais. ERRADA
III- RG, CPF e comprovante de residência. CORRETA
IV- Diploma ou certificado escolar, carteira de vacinação dos filhos menores de 7 anos, se tiver, e atestado de saúde ocupacional. CORRETA
22-O passivo é uma obrigação da empresa que provém de eventos já ocorridos. Esta obrigação refere-se aos empregados, fornecedores e terceiros. As deduções da folha de pagamento se enquadram neste contexto. De acordo com isto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Algumas deduções são atreladas a faltas injustificadas ou atrasos do funcionário.
( F ) O FGTS é uma contribuição da empresa que é descontada na folha de pagamento do empregado.
( V ) O INSS é uma contribuição que é descontada na folha de pagamento.( F ) O salário-família é descontado em folha mensalmente.
23-As férias são um direito que todo empregado tem após trabalhar por 12 meses consecutivos. A empresa de bordados XYZ concedeu 30 dias de férias a sua funcionária Joana Rosa. Joana percebe por mês a quantia de R$ 950,00. De acordo com estas informações, calcule o valor líquido que a funcionária tem a receber e assinale a alternativa CORRETA:
( ) R$ 900,00.
( ) R$ 874,00.
( ) R$ 950,00.
( X ) R$ 1.165,34.
24-Conforme o Art. 71 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), é obrigatório ao empregador conceder um tempo durante a jornada de trabalho, para descanso e alimentação, aos contratos de trabalho que excedam 6 (seis) horas de trabalho contínuo. Quando o contrato não exceder 6 (seis) horas e for superior a 4 (quatro) horas, deverá ser concedido um intervalo de 15 minutos. Seguindo este pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A empresa definirá o tempo de intervalo intrajornada conforme preferência de uma das partes.
( ) O tempo de intervalo para descanso poderá ser reduzido para 30 (trinta) minutos, se for previsto na convenção coletiva.
( ) O empregado poderá se abster deste intervalo, se assinar um contrato com a empresa.
( X ) O limite mínimo de pausa, para contratos que excedem 6 (seis) horas de trabalho contínuo, é de 1 (uma) hora.
25-Quando um funcionário deixar o emprego, sem que seja readmitido no prazo máximo de 60 dias, ele perde alguns benefícios dentro da empresa. Dentro desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos benefícios que o empregado poderá perder:
( ) 13º salário.
( X ) Férias.
( ) Vale-transporte.
( ) Vale-refeição.
26-Tem direito às férias o funcionário que tiver trabalhado pelo período superior a um ano. Entretanto, há algumas situações que podem acarretar a perda desse direito, como as faltas. Sobre as situações em que essas faltas são amparadas e não colocam em risco as férias do empregado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Faltas de até 3 dias consecutivos por virtude de casamento.
( F ) Faltas de até 5 dias consecutivos para o alistamento militar.
( V ) Falta de 1 dia pelo motivo de doação de sangue.
( F ) Faltas de 5 dias consecutivos pelo motivo de falecimento do cônjuge.
27-FGTS é a sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. É um depósito mensal, calculado com base na remuneração do trabalhador, que o empregador fica obrigado a depositar em uma conta bancária no nome do empregado, e que deve ser aberta na Caixa Econômica Federal. Com base em um salário de R$ 1.500,00, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o valor do referido FGTS:
( ) O valor do FGTS é de R$ 150,00.
( ) O valor do FGTS é de R$ 135,00.
( X ) O valor do FGTS é de R$ 120,00.
( ) O valor do FGTS é de R$ 165,00.
28-(ENADE, 2015) Em janeiro de 2015, uma empresa solicitou empréstimo a determinada instituição financeira para pagamento em dez meses. Foi registrado na contabilidade o valor recebido em conta do Ativo e o valor total do empréstimo em conta do Passivo. Os encargos financeiros incidentes sobre o empréstimo foram debitados em uma conta redutora do Passivo, denominada de " Encargos Financeiros a Transcorrer", tendo sido essa conta posteriormente apropriada para despesas financeiras, no resultado, à medida do tempo transcorrido. Nessa situação, esse registro contábil dos encargos financeiros tem por base o princípio da:
( ) Entidade.
( ) Continuidade.
( ) Prudência.
( X ) Competência.
29-(ENADE, 2015) Uma sociedade empresarial apresentou os seguintes dados referente ao seu Balanço Patrimonial em 31/12/2014.
Com base nos dados apresentados, conclui-se que o valor do Ativo Não Circulante em 31/12/2014 foi de:
(X ) R$ 128.100,00.
( ) R$ 138.100,00.
( ) R$ 172.100,00.
( ) R$ 120.600,00.
30-A CLT - Consolidação das Leis do Trabalho - caracteriza os diversos tipos de empresas existentes no Brasil. Esta definição permite identificar e caracterizar os empregadores. Considerando os diferentes tipos de empregadores, deve ser cada caso analisado e proceder de acordo com a orientação da CLT. De acordo com este pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) O empresário individual (empresa individual) no papel de empregador não responde pelo risco e salário do empregado.
( F ) Somente serão considerados empregadores as sociedades com dois ou mais sócios. 
( V ) O empresário individual (empresa individual) pode ser empregador, assim como as empresas constituídas em sociedade.
( F ) As associações, os profissionais liberais e as entidades sem fins lucrativos não são considerados como empregadores.
31-O salário-família é devido ao trabalhador que recebe salário conforme o limite estipulado pelo Governo Federal e de acordo com o número de filhos. Para o recebimento do salário-família, o empregado deverá trazer alguns documentos comprobatórios. Assinale a alternativa CORRETA:
( X ) O empregado deverá apresentar a certidão de nascimento ou adoção dos filhos ou enteados até 14 anos, a carteira de vacinação da criança até 7 anos e a comprovação de frequência escolar a partir dos 7 anos.
( ) O empregado deverá apresentar a certidão de nascimento ou adoção dos filhos e a carteira de vacinação da criança.
( ) O empregado deverá apresentar a certidão de nascimento dos filhos e a comprovação de frequência escolar.
( ) O empregado deverá apresentar a certidão de nascimento ou adoção dos filhos ou enteados até 7 anos, a carteira de vacinação da criança até 14 anos e a comprovação de frequência escolar até os 14 anos.
32-O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é um órgão do governo que tem como objetivo o pagamento mensal aos contribuintes que já atingiram o tempo necessário de contribuição para receberem sua aposentadoria. Mensalmente, o empregado contribui, de acordo com o valor de seu salário e tabela vigente, para futuramente usufruir deste benefício. Assinale a alternativa CORRETA que demonstra o valor da contribuição mensal por parte do empregado que recebe um salário de R$ 1.300,00:
( ) R$ 130,00.
( X ) R$ 104,00.
( ) R$ 143,00.
( ) R$ 117,00.
33-Conforme descrito na CLT (Consolidação das Leis Trabalhista), todo empregado, quando admitido pela empresa, precisa apresentar uma relação de documentos, entre eles os de seus dependentes, para fins de recebimento do salário-família. No entanto, para o recebimento integral deste benefício, leva-se em conta alguns requisitos. Analise as afirmativas a seguir:
I- Caso a documentação for apresentada no mês seguinte ao nascimento do filho ele receberá de forma retroativa. ERRADA
II- No mês que o filho completar 14 anos ele ainda receberá o benefício. CORRETA
III- Recebe o trabalhador avulso, mesmo não tendo trabalhado todos os dias durante o mês. CORRETA
IV- No mês que ocorrer o óbito do filho. CORRETA
34-A Consolidação das Leis Trabalhistas contemplou no art. 473 as possibilidades nas quais o empregado pode ausentar-se do trabalho sem que haja prejuízo do trabalho, as chamadas faltas legais. Sobre a temática, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) A CLT ordena que as faltas previstas em seu art. 473 devem ser abonadas, pagas pelo empregador ao empregado mesmo que não cumpridas.
( ) Ausência por dois dias em cada 12 meses de trabalho em caso de doação de sangue é falta legal.
( ) Por um dia para alistar-se eleitor, de acordo com a legislação eleitoral, será considerada falta legal.
( ) Considera-se falta legal a ausência de até cinco dias em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente.
35-Existem alguns elementos que integram a folha de pagamento, que é onde são descritos os proventos e descontos do funcionário, ou seja, tudo o que o funcionário tem a receber e o que tem que ser descontado, conforme a CLT. De acordo com estes elementos, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Podemos considerarcomo proventos: férias, décimo terceiro salário, IRRF e INSS.
( ) Podemos considerar como descontos: INSS, DSR e vale-alimentação.
( X ) Consideramos como proventos: salário, férias, horas extras e salário-família.
( ) Consideramos como descontos em folha: FGTS, INSS e DSR.
36-A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) tem como função identificar e caracterizar os empregadores, bem como, através disto, analisar e classificar os tipos de empregados. De acordo com a classificação dos tipos de empresas, analise as afirmativas a seguir:
I- Podemos considerar como empregadores somente as empresas com dois ou mais sócios. ERRADA
II- O empresário individual também pode ser empregador. CORRETA
III- O empresário individual responde pelos riscos dos funcionários, bem como o pagamento de seus salários. CORRETA
IV- As empresas sem fins lucrativos não podem ser empregadoras. ERRADA
37-O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é um órgão do Governo Federal que tem como objetivo o pagamento mensal aos contribuintes, que, de acordo com a legislação, atingiram o tempo de contribuição para receberem sua aposentadoria. De acordo com esse pressuposto, classifique V para a sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A contribuição mensal do contribuinte é que permitirá que futuramente este se aposente.
( V ) O valor desse benefício é calculado de acordo com os critérios estipulados e calculados pelo INSS.
( F ) A idade do contribuinte não será considerada nesse processo.
( V ) O valor de contribuição de um funcionário é debitado diretamente em sua folha de pagamento.
38-A empresa Negócio Certo Ltda., optante pelo regime do Simples Nacional tem dois funcionários que recebem mensalmente o valor de 500,00 cada. Seus dois sócios fazem a retirada no valor de R$ 1.000,00 cada como pró-labore. O INSS incidirá sobre estes valores, que a empresa deverá recolher, pois será descontado da folha de pagamento dos funcionários e sócios. Isto será feito por meio de uma guia chamada GPS - Guia da Previdência Social. Referente ao preenchimento desta guia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) No campo valor da guia, deverá ser preenchido o valor de R$ 160,00 que se refere ao valor do INSS do mês.
( F ) No campo valor de outras entidades, deverá ser calculado 20% sobre os salários para cálculo da parte do INSS que compete à empresa.
( V ) A guia deverá ser identificada com o CNPJ da empresa.
( F ) O vencimento desta guia será sempre no dia 30 do mês subsequente à competência.
39-Chamamos de horas extras, as horas de trabalho em que o trabalhador exceder seu horário de trabalho contratual. Elas podem ter início antes, durante ou após seu término normal. Vale salientar que estas horas extraordinárias deverão ser remuneradas de acordo com seu respectivo adicional. Perante este pressuposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O percentual mínimo adicional sobre o valor da hora de trabalho normal é de 50% nas horas extras. CORRETA
II- As horas extras não poderão exceder 2 horas diárias, mediante acordo entre as partes, ou contrato coletivo de trabalho, de acordo com a CLT. CORRETA
III- As horas extras não entram na base de cálculo do INSS. ERRADA
IV- As horas extras não entram na base de cálculo do FGTS. ERRADA
Parte inferior do formulário
40-Segundo Martins (2007), os contratos de trabalho podem ser por prazo determinado ou indeterminado (art. 443 da CLT). Nos contratos com prazo determinado, a sua duração será combinada antecipadamente entre contratante e contratado. Já os contratos com prazo indeterminado não têm uma data específica para terminar, podendo ser rescindido por ambas as partes. De acordo com os tipos de contrato de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MARTINS, Sergio Pinto. Direito do Trabalho. 23. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
( ) Contrato por obra certa: não pode ser superior a um ano.
( ) Contrato de safra: tem início somente no período de verão.
( ) Contrato por prazo determinado: este tipo de contrato não pode ser superior a três anos.
( X ) Contrato de experiência: tem prazo determinado e por no máximo 90 dias, podendo ser dividido em 2 períodos.
41-A empresa Terra Fértil conta em seu quadro de funcionário com Maria Clara, que recebe salário mensal no valor de R$ 1.000,00. Em dezembro de X2, como de direito, elá receberá seu 13º salário integral devido a ter trabalhado os 12 meses do ano. Com base nos dados apresentados, analise as afirmativas a seguir:
13º salário total: R$ 1.000,00
INSS: R$ 80,00
1ª parcela do 13º salário: R$ 500,00
2ª parcela do 13º salário: R$ 420,00
I- O INSS poderá incidir na primeira parcela, caso a empresa considere viável para si.
II- A contabilização do 13º será realizada apenas no mês de pagamento da segunda parcela, pois deverá ser lançado integral.
III- A provisão mensal do INSS sobre o 13º salário será da seguinte forma:
D - INSS s/ 13º salário (Passivo Circulante) 6,67
C - 13º salário a pagar (Passivo Circulante) 6,67
IV- Não há necessidade de se fazer provisão mensal devido a Maria Clara não receber salário acima de dois salários mínimos.
QUESTÃO CANCELADA
42-O Descanso Semanal Remunerado - DSR - é o tempo em que o empregado deixa de executar suas atividades na empresa, e utiliza para descanso. Este período, como o próprio nome já diz, é remunerado, ou seja, o empregado recebe também por este período. No entanto, há algumas características que devem ser observadas e cumpridas. Diante disto, analise as afirmativas a seguir:
I- Caso o empregado falte ao serviço, sem um devido motivo previsto em lei, ele perderá este direito. CORRETA
II- O empregado que faltar ao trabalho, por motivo de doença devidamente comprovada, não perderá o direito de receber o DSR. CORRETA
III- Este direito se aplica aos funcionários públicos da união, dos estados e municípios que trabalham em suas próprias repartições. ERRADA
IV- A CLT assegura o período de 24 horas de descanso remunerado ao trabalhador, conforme art. 67. CORRETA
43-Por regra geral, a relação de trabalho é mediante acordo entre as duas partes, contratante e contratada. Isso mediante a prestação de serviço e pagamento de salário, bem como subordinação hierárquica. Assinale a alternativa CORRETA:
( ) O contrato de experiência não poderá exceder o período de 90 dias, exceto por exigência do funcionário.
( X ) O contrato de trabalho poderá ser elaborado de duas formas: com prazo determinado e com prazo indeterminado.
( ) O contrato de experiência não poderá exceder o período de 90 dias, exceto por exigência da empresa.
( ) A rescisão do contrato de trabalho no período de experiência poderá ocorrer somente por decisão do empregador.
44-O exame admissional é um exame médico obrigatório, em que o futuro funcionário será avaliado a estar apto para exercer a função para a qual será contratado. Este exame é imprescindível, conforme previsto na Norma Regulamentadora (NR) nº 7 ? PCMSO ? Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional, da Portaria 3.214/78. De acordo com este contexto, analise as sentenças a seguir:
I- As despesas com o exame médico são de responsabilidade do futuro empregado. ERRADA
II- Não há necessidade de a empresa arquivar o exame, apenas verificar o parecer médico. ERRADA
III- Em caso de demissão, um novo exame deverá ser feito pelo funcionário. CORRETA
IV- Este exame deverá ser realizado periodicamente, a cada 3 meses. ERRADA
45-Quando um cidadão é contratado por alguma empresa para realizar determinado serviço, ele adquire alguns direitos e benefícios, bem como deverá cumprir com suas obrigações, conforme a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Entre os direitos adquiridos estão 30 dias de férias, que serão de direito do empregado que trabalhou por um período de 12 meses. Todavia, caso o trabalhador tenha faltas injustificadas, o número de dias de férias diminuirá. Analise as afirmativas a seguir:
I- O trabalhador que possuir até 5 faltas no períodoterá direito aos 30 dias de férias. CORRETA
II- O trabalhador que possuir até 5 faltas no período terá direito a 25 dias de férias. CORRETA
III- O trabalhador que tiver de 6 a 14 faltas no período terá direito a 24 dias de férias. ERRADA
IV- O trabalhador que tiver acima de 25 faltas perderá o direito das férias. ERRADA
	
46-O vale-transporte é um benefício do funcionário, podendo ele decidir se solicitará ou não. Este benefício é para uso exclusivo de transporte entre sua casa e o trabalho, quando utilizar algum meio de transporte público. Quanto às características pertinentes ao vale-transporte, analise as sentenças a seguir:
I- O funcionário deverá assinar um recibo que indica a quantidade dos vales recebidos. CORRETA
II- O funcionário participa com este custo com 6% de seu salário-base. CORRETA
III- O funcionário participa com este custo com 10% de seu salário-base. ERRADA
IV- Caso o trabalhador ganhe comissões na empresa, este valor contará para o cálculo do percentual de participação para com a empresa. ERRADA
47-Uma vez feita a seleção, e sendo o candidato aprovado, prossegue-se a solicitação dos documentos para efetuar a admissão. Com relação aos documentos necessários à admissão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Ao ser contratado, o empregado deverá apresentar documentos específicos para que possa receber o salário-família.
( V ) O salário-família é um benefício previdenciário pago ao empregado de baixa renda, em razão de dependente com idade inferior a 14 anos ou inválido com qualquer idade.
( V ) É considerado dependente para fins de Imposto de Renda o filho até 21 anos; ou até 24 anos, se for universitário e sem trabalho.
( F ) Com relação ao desconto da contribuição sindical, este corresponde ao valor de um mês de trabalho e deve ser descontado em folha de pagamento no mês de maio de cada ano, em favor do sindicato de sua categoria de origem.
48-No Brasil, em se tratando da jornada de trabalho diário, temos a limitação de 8 horas por dia, conforme regulamentado em 22/03/1932, com o Decreto nº 21.186, bem como na constituição de 1937. Esta jornada poderá ser reduzida, se for de acordo entre empresa e empregado, ou a atividade que será exercida. Partindo deste pressuposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O tempo de trabalho não considera quando o empregado está na empresa sem produzir, ou seja, considera somente o tempo em que ele está prestando seus serviços. CORRETA
II- O empregado deverá estar disponível para a empresa desde quando chega, até que vá embora, conforme contrato de trabalho, salvo horas de descanso e alimentação. CORRETA
III- O horário da jornada de trabalho deverá ser fixado conforme acordo entre as partes, e contrato previamente estabelecido. CORRETA
IV- A convenção coletiva não tem poder de estabelecer limites inferiores, caso haja necessidade, para o bem-estar do funcionário, de acordo com a função exercida. ERRADA
49-Conforme a CLT, art. 2º, "Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços". Assim sendo, podemos dizer que empregador é aquele que fornece uma chance de trabalho às pessoas, e que assume todos os riscos desta ação. De acordo com este pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Instituições de beneficência não são consideradas como "empresa".
( X ) Profissionais liberais, associações recreativas, e até mesmo as instituições sem fins lucrativos, que admitem funcionários, são considerados como empregadores.
( ) O empregador pessoa física não tem o poder de dirigir o trabalho de seus contratados, pois deverão ser seguidas as regras do sindicato vigente.
( ) O vocabulário "empresa" poderá ser utilizado somente para pessoas jurídicas, mesmo que a pessoa física tenha um empregado.
50-A empresa Cidade Feliz, do ramo metalúrgico, estava há mais de 20 anos no mercado e contava em seu quadro de funcionários com mais de 200 colaboradores. Entretanto, a empresa, devido a certas circunstâncias, decidiu parar com suas atividades, ou seja, a empresa foi extinta. Dentro deste contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- A empresa não tem obrigação de estipular se o aviso prévio será trabalhado ou indenizado. ERRADA
II- Saldos de salários deverão ser pagos a todos os funcionários. CORRETA
III- Somente funcionários com registro há mais de um ano poderão sacar o FGTS. ERRADA
IV- As férias vencidas não precisarão ser pagas. ERRADA
________________________________________Parte inferior do formulário
51-Anteriormente ao surgimento da moeda, a remuneração do trabalho era realizada através de mercadorias, como sal e peles. Nos dias atuais, de acordo com a legislação vigente, todo trabalhador deverá receber salário. Sobre salário, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O salário tem como condição exclusiva o pagamento realizado de forma mensal.
( ) Ao salário não será agregado qualquer outro valor, independente da atividade exercida pelo empregado/profissional.
( X ) O salário é a contraprestação devida e paga diretamente pelo empregador a todo empregado.
( ) O salário profissional decorre do salário mínimo nacional.
52-As empresas, no momento da contratação, solicitam toda a documentação ao futuro empregado, inclusive os documentos de seus dependentes (filhos), para que, com base nessas informações, verifiquem a necessidade do recebimento do salário-família. No entanto, para o pagamento desse benefício, é necessário preencher certos requisitos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O salário-família é pago de acordo com o número de filhos que o empregado possui.
( V ) Recebem este benefício funcionários que possuem filhos com até 14 anos de idade.
( V ) Recebem este benefício funcionários que possuem filhos inválidos de qualquer idade.
( F ) A comprovação da paternidade é feita de forma verbal pelo funcionário.
53-Após 12 meses de trabalho, que se chama período aquisitivo, o trabalhador tem direito a um descanso, que é denominado como férias. A empresa deverá conceder as férias no período de 12 meses subsequentes ao período aquisitivo, que se chama período concessivo. Caso o empregado tenha faltas não justificadas, ele poderá perder este direito. Entretanto, há algumas situações que não são consideradas como faltas. Diante disto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Até 3 dias consecutivos, por motivo de casamento não é considerado como falta.
( V ) Em caso de doação de sangue, o empregado terá direito a um dia de folga.
( F ) A licença-paternidade permite 10 dias de folga do trabalho.
( F ) Até 5 dias consecutivos, por motivo de falecimento dos pais.
54-O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS - surgiu através da Lei Nº 8.036/1990. Com sua instituição, para ter direito ao FGTS, era necessário que o trabalhador optasse por esse regime. Com o advento da Constituição Federal de 1988, o recolhimento dessa contribuição passou a ser obrigatório a todos os trabalhadores celetistas. A lei do FGTS determina que a conta vinculada do trabalhador possa ser movimentada em algumas situações. Sobre essas situações, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Despedida com justa causa, inclusive a indireta, de culpa recíproca e de força maior.
( V ) Aposentadoria concedida pela Previdência Social.
( V ) Quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for acometido de neoplasia maligna.
( F ) Quando o trabalhador tiver idade igual ou superior a 60 anos.
55-Todas as empresas têm a obrigatoriedade de recolher, mensalmente, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviços) de cada um de seus funcionários. Este valor é de competência da empresa e é calculado com base na folha de pagamento do empregado. De acordo com esta afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A guia do FGTS temvencimento no dia 20 de cada mês, com a guia do INSS.
( X ) O valor do FGTS dos funcionários deverá ser recolhido até o sétimo dia do mês subsequente ao mês de competência.
( ) Caso não haja expediente bancário na data de vencimento da guia do FGTS, a data será prorrogada para o próximo dia útil.
( ) Caso a empresa não efetue o pagamento na data de vencimento, poderá pagar a guia, sem juros ou multas, até o final do mês corrente.
56-Todo trabalhador tem direito ao gozo das férias quando atingir o período de trabalho superior a 12 meses. Esse direito tem suas características e particularidades. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) As férias dão direito ao recebimento de um terço a mais que o salário normal do funcionário.
( V ) A concessão das férias deverá ser informada, por escrito, ao empregado, com no mínimo 30 dias de antecedência.
( V ) Deverá ser feita a anotação das referidas férias na carteira de trabalho do empregado.
( F ) O pagamento das férias será feito no primeiro dia do gozo.
57-Quando a empresa contrata um funcionário, após acordo entre ambas as partes, firma-se o contrato individual de trabalho. Neste contrato, constarão todas as informações pertinentes ao serviço, bem como informações sobre remuneração. Este contrato poderá ser rescindido por ambas as partes, a qualquer momento, desde que as obrigações de ambas as partes sejam cumpridas e os direitos preservados. De acordo com este pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Não há necessidade da presença de ambas as partes no ato da rescisão do contrato de trabalho.
( ) Rescisão de contratos firmados em até dois anos poderão ser homologados na própria empresa.
( ) Não cabe à empresa fornecer o Comunicado de Dispensa - CD -, caso o empregado tenha direito ao seguro-desemprego, e sim à Caixa Econômica Federal.
( X ) Tratando-se de menor de 18 anos, a rescisão do contrato só terá validade com a assistência de seus responsáveis legais.
58-A extinção do contrato de trabalho está prevista na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que trata das rescisões. Existem várias formas de extinção do contrato de trabalho, podendo ser de decisão do empregado, do empregador ou de ambos. Seja qual for a forma de extinção, direitos e deveres deverão ser preservados. Sobre os contratos com menos de 1 (um) ano de vigência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) No caso de pedido de demissão, saldos de salários deverão ser pagos pelo empregador.
( V ) 13º salário deverá ser pago proporcionalmente, tanto no pedido de demissão quanto na demissão por parte do empregador sem justa causa.
( F ) Mesmo havendo demissão por justa causa, o empregador deverá pagar o 13º proporcional ao empregado.
( V ) A indenização por rescisão antecipada de contrato por tempo determinado é devida pela empresa quando por demissão sem justo motivo.
59-Quando houver rescisão de um contrato de trabalho vigente há mais de um ano, seja por inciativa do empregado ou do empregador, a homologação deverá ser feita no sindicato da categoria ou junto ao Ministério do Trabalho e da Previdência Social. De acordo com este pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) No momento da homologação, ambas as partes deverão estar presentes, empregado e empregador.
( F ) Não há obrigatoriedade da apresentação da CTPS do empregado no ato da homologação, podendo ser feita apenas com seu documento pessoal.
( V ) Os formulários de aviso prévio ou pedido de demissão deverão ser apresentados em três vias.
( F ) A empresa poderá efetuar o pagamento da rescisão em dinheiro ou cheques a compensar.
60-O décimo terceiro salário é um direito de todos os funcionários urbanos e rurais por ano civil. O trabalhador poderá receber integral ou parcialmente, de acordo com o tempo de serviço. Geralmente este salário é pago em duas parcelas. Em se tratando deste salário, tem-se algumas regras básicas. De acordo com isto, assinale a alternativa que apresenta a informação CORRETA:
( ) A segunda parcela deverá ser paga obrigatoriamente até 30/11.
( ) A primeira parcela deverá ser paga obrigatoriamente até 30/06.
( ) As comissões não entram na base de cálculo do 13º salário.
( X ) Quando o funcionário for admitido até 17/01, o valor de 13º salário será integral.
61-O auxílio-doença é garantido ao empregado que necessita afastar-se do trabalho por mais de 15 dias. Em caso de doença, via de regra, o empregado deverá ter preenchido uma carência de contribuições de 12 meses. Sobre a temática, analise as afirmativas a seguir: 
I- Este empregado, após os 15 dias, deverá se submeter à perícia médica no INSS. CORRETA
II- Este afastamento será chamado de afastamento por auxílio-doença. CORRETA
III- Independente de seu período de afastamento ser superior a 15 dias, o salário do empregado continuará a ser pago pelo empregador, enquanto perdurar o seu afastamento. ERRADA
IV- A partir do 16º dia, o pagamento do benefício de auxílio-doença decorrente do afastamento do empregado será efetuado pela Previdência Social. CORRETA
62-Quando findado um acordo de trabalho entre empregado e empregador, ambos possuem direitos e obrigações. Um dos direitos de ambos é que qualquer uma das partes poderá rescindir o contrato quando desejar ou achar necessário. Dentro deste pressuposto, há algumas normas que deverão ser seguidas. Analise as sentenças a seguir:
I- Caso a empresa queira desligar o empregado, sem justo motivo, deverá informar ao empregado com no mínimo 30 dias de antecedência, ou seja, assinar o aviso prévio. CORRETA
II- Caso o empregado queira pedir demissão, deverá informar à empresa com no mínimo 30 dias de antecedência, ou seja, assinar o aviso prévio. CORRETA
III- O aviso prévio poderá ser trabalhado ou indenizado. CORRETA
IV- Ao pedir demissão, o empregado perde o direito do 13º salário. ERRADA
63-Dentre os direitos do empregado, há o abono pecuniário, que é a conversão de 1/3 (um terço) do período de férias em dinheiro, ou seja, o funcionário pode trabalhar por um período de 10 dias e requerer este valor pago em dinheiro ao invés de gozar em férias. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O empregador não poderá se opor a esta solicitação por parte do empregado, caso este solicite antecipadamente.
( V ) O empregado deverá requerer tal abono até 15 dias antes do término do período aquisitivo.
( V ) O pagamento deste abono deverá ser efetuado até dois dias antes do início das férias.
( F ) Este abono pode ser requerido duas vezes ao ano.
64-Todos os empregados, sejam urbanos ou rurais, têm direito às férias. O período aquisitivo é aquele que o trabalhador adquire o direito, e o período concessivo são os 12 meses subsequentes ao aquisitivo. Os dias de férias podem ser proporcionais, caso o empregado tenha faltas injustificadas no período a que se referem. De acordo com as férias proporcionais, analise as afirmativas a seguir:
I- Quando o empregado receber comissões na empresa, e tenha faltado por mais de 5 dias, o valor das comissões não entrarão no cálculo das férias. CORRETA
II- As férias serão calculadas com base no salário do mês da concessão. CORRETA
III- Para empregados horistas, é calculada a média do período aquisitivo e salário-hora vigente no mês da concessão. CORRETA
IV- Caso o trabalhador tenha faltado por até 6 dias, não perderá o direito de 30 dias de férias. ERRADA
65-Conforme estabelece o art. 189 da CLT, são denominadas atividades insalubres as que exponham os empregados em contato ou com proximidade a agentes nocivos à saúde. Para desenvolver este tipo de atividade, o funcionário recebe um percentual a mais sobre seu salário. De acordo com este pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) As atividades insalubres se classificam nos graus máximo,médio e mínimo.
( V ) Cada grau dá o direito de um percentual a mais no salário do funcionário.
( V ) O percentual adicional sobre o salário pode ser de 10 e ir até 40% a mais.
( V ) Equipamentos que neutralizem os agentes insalubres são utilizados pelos trabalhadores.
66-O direito do trabalho tem seus próprios princípios, que têm a função de informar, orientar e normatizar tanto para aplicação como para a elaboração de normas. Segundo Sérgio Pinto Martins (2006, p. 61), os princípios têm várias funções. De acordo com este pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Função informadora: serve como base de informação para o legislador.
( V ) Função normativa: tem o objetivo de eliminar as lacunas ou omissões da lei.
( V ) Função interpretativa: serve como critério para orientação aos intérpretes e aplicadores da lei.
( F ) Função punitiva: destina-se a orientar os aplicadores da lei para punir os indivíduos que não seguem as normas preestabelecidas.
FONTE: MARTINS, Sergio Pinto. Direito do Trabalho. 22. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
67-A homologação da rescisão dos contratos correntes há mais de um ano deverá, obrigatoriamente, ser efetivada no sindicato da categoria. Diferentemente da rescisão dos contratos vigentes há menos de um ano, que são homologados diretamente na empresa. Diante deste fato, há algumas regras a serem seguidas no ato da homologação quando em sindicato. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O empregador deverá fazer as devidas anotações na CTPS. 
( F ) O pagamento do valor da rescisão deverá ser apenas em dinheiro.
( V ) Ambas as partes, empregado e empregador, deverão estar presentes no ato da homologação.
( V ) O empregado poderá solicitar a um terceiro que o substitua via procuração.
68-A CLT é que define a convenção coletiva de trabalho. Estas negociações estão inseridas nos acordos, convenções e dissídios coletivos do trabalho, bem como criam regras que serão assumidas pelos empregados e empregadores. De acordo com esse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Acordo coletivo é pactuado entre sindicato profissional e empresa(s), buscando a paz social. 
( V ) Convenção coletiva se estabelece com a negociação entre um ou mais sindicatos de empregados e sindicatos de empregadores, em que as decisões decorrentes serão aplicadas a todos os trabalhadores destas empresas. 
( V ) Dissídios coletivos representam as ações impetradas na Justiça do Trabalho, por sindicatos, federações etc., de empregados e empregadores, quando as demais negociações diretas não lograram êxito. 
( F ) Os dissídios coletivos de natureza econômica têm por finalidade interpretar as normas oriundas dos acordos, convenções e os dissídios de natureza jurídica, criar novas regras, normas, condições de trabalho.
69-Os acordos efetuados nas relações trabalhistas possuem características próprias em seu formato decisório ou de organização, levando sempre em consideração os requisitos obrigatórios citados no art. 613 da CLT, que trata do tema. Com relação aos acordos e convenções coletivas de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) O acordo coletivo do trabalho é pacto realizado entre sindicato profissional e empresa(s).
( ) As convenções e acordos são celebrados tacitamente, não necessitando de nenhuma formalidade para sua composição.
( ) As convenções e os acordos não possuem prazo de vigência, são considerados de prazo indeterminado.
( ) As cláusulas contidas no acordo coletivo de trabalho são aplicadas aos empregados sindicalizados.
70-Com o intuito de buscar da melhor forma possível satisfazer os interesses de empregados e empregadores de determinada categoria, as negociações coletivas de trabalho estão inseridas nos acordos, convenções e dissídios coletivos do trabalho. Analisando os pressupostos de cada qual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Acordo coletivo é pactuado entre sindicato profissional e empresa(s), buscando a paz social.
( V ) Convenção coletiva se estabelece com a negociação entre um ou mais sindicatos de empregados e sindicatos de empregadores, em que as decisões decorrentes serão aplicadas a todos os trabalhadores destas empresas.
( V ) Dissídios coletivos representam as ações impetradas na Justiça do Trabalho, por sindicatos, federações etc., de empregados e empregadores, quando as demais negociações diretas não lograram êxito.
( F ) Os dissídios coletivos de natureza econômica têm por finalidade interpretar as normas oriundas dos acordos, convenções; e os dissídios de natureza jurídica, criar novas regras, normas, condições de trabalho.
71-Os trabalhadores, a seguir qualificados, prestam serviços, mas não possuem todas as características que os classificam como empregados, que são: subordinação, onerosidade, habitualidade e pessoalidade. Mesmo assim, estes trabalhadores possuem proteção oriunda das relações trabalhistas estabelecidas. Sobre os tipos de trabalhadores e suas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) O trabalhador avulso presta serviços de natureza urbana ou rural, obrigatoriamente intermediado pelo sindicato da categoria profissional ou do órgão gestor de mão de obra. 
( F ) O trabalhador voluntário pode ser pessoa jurídica, e deverá preencher o requisito da continuidade e habitualidade.
( V ) O trabalhador estagiário pode estagiar durante seis horas diárias, devendo estar estagiando em sua área de formação. 
( V ) O trabalhador autônomo poderá ser exclusivo, prestando serviços para um único empregador de forma contínua, mas sem estabelecimento de vínculo empregatício permanente.
72-O empregado doméstico possui alguns pressupostos vinculados à sua relação de emprego e consequente prestação de serviços. Algumas funções que se enquadram neste gênero especial de empregados são as cozinheiras, mordomos, jardineiros, entre outros. Com relação aos pressupostos do empregado doméstico, analise as afirmativas a seguir:
I- A prestação de serviços é destinada à pessoa física ou família. CORRETA
II- A prestação de serviços não é pessoal. ERRADA
III- A prestação de serviços pode ser realizada no âmbito residencial e suas extensões. CORRETA
IV- A prestação de serviços do empregado doméstico tem finalidade lucrativa. ERRADA
73-O empregado em domicílio, assim como o aprendiz e doméstico, é tratado pela CLT como uma categoria especial de empregado. Difere-se das outras categorias, pois possui especificidades próprias que o caracterizam. Sobre as características do empregado em domicílio, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) A expressão trabalho em domicílio refere-se ao trabalho na casa do empregado, em seu domicílio legal.
( ) O trabalho em domicílio é prestado no âmbito residencial do empregador e suas extensões.
( ) O trabalho em domicílio é exercido sob fiscalização de forma indireta.
( ) O trabalho em domicílio realizado é pago por tarefa, mesmo que o valor recebido mensal, de acordo com a produção, não atinja um salário mínimo.
74-Os empregados estão vinculados ao contrato de trabalho, atendem obrigatoriamente a todos os requisitos exigidos pelo art. 3º da CLT e estão qualificados em algumas espécies. Sobre os tipos especiais de empregados, classifique V ou F:
( V ) O empregado doméstico tem direito ao salário-desemprego em situação de demissão sem justa causa.
( V ) O empregado doméstico deve receber pelo menos um salário mínimo por mês.
( F ) O empregado aprendiz, pela proibição contida na Constituição, somente pode prestar serviços/trabalhar a partir dos 16 anos.
( V ) O empregado rural tem garantidos todos os seus direitos trabalhistas de igual forma que os empregados urbanos.
75-A doutrina nos ensina que existe uma diferença entre o termo trabalhador e empregado, muito embora, no dia a dia, sejam utilizados como sinônimos. Para que existauma relação de emprego, é necessária a presença de cinco elementos, um deles é a pessoalidade. Sobre esses elementos caracterizadores da relação de emprego, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) A onerosidade pode ser conceituada como a retribuição pecuniária que o empregado recebe pelos serviços prestados. 
( F ) A relação de emprego pode ser eventual, em que o empregado presta serviço de forma esporádica. 
( V ) O trabalho deve ser prestado pelo próprio empregado, não podendo se fazer substituir por outra pessoa. 
( F ) O estagiário pode ser considerado como empregado, pois recebe ordens do empregador.
76-Carlos era funcionário da empresa JJ Têxtil, e durante os sete meses de trabalho sacrificava seu horário do almoço para ficar trabalhando. Contudo, seu empregador o obrigava a assinar o cartão ponto como se efetivamente parasse durante aquele período. Em uma eventual demanda judicial, qual princípio poderia ser invocado a favor de Carlos?
( ) Responsabilidade solidária do empregador.
( X ) Primazia da realidade.
( ) Razoabilidade contratual.
( ) Irrenunciabilidade das garantias legais.
77-Conceituado pela legislação previdenciária, esse tipo de trabalhador é pessoa física e exerce por conta própria atividade visando ou não ao lucro. Outra particularidade é que não pode emitir nota fiscal, o que o impede de vender para empresas e governo. Sobre o tipo de trabalhador que se enquadra na categoria citada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Seu salário é previsto pelo sindicato, embora não tenha vínculo com este.
( F ) É o trabalhador temporário.
( V ) O engenheiro agrônomo e o médico veterinário podem se enquadrar nessa categoria.
( V ) Trata-se de trabalhador autônomo.
78-Diante da atual realidade econômica na qual se encontra o país, muito se fala em corte de gastos e redução do orçamento. A relação do trabalhador com a empresa também acabou por gerar alguma redução, seja de jornada de trabalho, seja de número de funcionários. O empregado atribuído com cargo de confiança possui algumas particularidades com relação aos demais. Sobre as características do empregado de confiança, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Geralmente, o cargo de confiança dá poderes ao empregado de agir em nome do empregador.
( V ) São geralmente ocupantes de cargo de direção, como gerentes e administradores.
( F ) Possuem todos os direitos previstos na CLT, como qualquer outro empregado.
( F ) Cargo de confiança é exclusividade do emprego público, não sendo admitido em empresas privadas.
79-Como regra geral, a prestação do trabalho é feita durante o dia, contudo, sabe-se que também é possível a jornada noturna. Por tratar-se de trabalho mais árduo, ao empregado o legislador preocupou-se em fixar em fixar alguns diferenciais que distinguem o trabalho diurno e noturno. Sobre jornada noturna, classifique V ou F:
( V ) É o trabalho prestado, via de regra, entre as 22 horas e 5 horas.
( V ) Caso o empregado seja transferido para o período diurno, este perde o adicional noturno.
( F ) A mulher não pode trabalhar no período noturno.
( V ) O adicional de trabalho noturno estende-se também aos trabalhadores rurais.
80-A jornada de trabalho no período noturno deve ser observada com cuidado pelo empregador, pois existe um esforço maior por parte do empregado na prestação do serviço. Por esse motivo, é vista pela legislação com algumas particularidades. O trabalho noturno tem uma descrição específica no aparato legislativo trabalhista. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) É considerado noturno o trabalho realizado entre as 22h de um dia e as 5h do dia seguinte.
( F ) O adicional noturno para o empregado urbano e rural é de 20% (vinte por cento).
( V ) Está vedado pela legislação o trabalho do menor de 18 anos.
( V ) O horário noturno está fixado em 52 minutos e 30 segundos.
81-Os regimes de prontidão e sobreaviso foram criados para atender inicialmente aos ferroviários. Com o passar do tempo, atendendo à atual necessidade, os regimes citados foram adaptados e passaram a se estender a outras categorias, como médicos, aeronautas, petroleiro, entre outros. Configuram-se como situações além do horário convencional de trabalho do empregado, e sua previsão legal está na CLT, art. 224. Sobre as peculiaridades dos citados regimes, analise as seguintes sentenças:
I- O regime de prontidão se refere ao tempo despendido pelo empregado à espera de ordens nas dependências da empresa. CORRETA
II- O regime de sobreaviso é atribuído ao empregado que nas dependências de sua casa aguarda ser solicitado para o trabalho. CORRETA
III- As horas de sobreaviso são contadas a 2/3 (dois terços) do salário normal. ERRADA
IV- A orientação jurisprudencial determina que o uso de BIP não caracteriza regime de sobreaviso. CORRETA
82-Via de regra, não é possível descontar quaisquer valores do salário do empregado. Contudo, a lei autoriza algumas situações em que esse desconto é válido. Os descontos mais conhecidos são a contribuição previdenciária, sindical e Imposto de Renda. Sobre os descontos permitidos no salário, analise as seguintes afirmativas:
I- Valores referentes a adiantamentos e vales concedidos anteriormente ao empregado. CORRETA
II- Pensão alimentícia, somente por ordem judicial. CORRETA
III- O aviso prévio não cumprido pelo empregado. CORRETA
IV- O vale transporte, na sua totalidade. ERRADA
83-Muitas vezes, salário e remuneração são tidos como sinônimos, contudo existem distinções entre eles. Enquanto o salário é o pagamento efetuado pela prestação de um serviço, a remuneração é o salário mais outras vantagens às quais o empregado tenha direito, como as horas extras, por exemplo. No quesito remuneração, temos verbas diversas que a integram. Partindo dessas informações, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A gratificação de função é destinada a remunerar a produtividade dos empregados.
( ) As gratificações, mesmo que habituais, não integram o salário.
( X ) A participação nos lucros é prerrogativa do empregador, sendo uma faculdade deste, não havendo qualquer obrigação legal de instituí-la.
( ) As comissões não integram o salário, podendo o empregado receber tão somente estas como remunerações.
84-O empregado recebe salário como consequência da prestação de um serviço realizado habitualmente ao empregador. O salário não pode ser menor que o mínimo, pois, teoricamente, deveria garantir ao trabalhador a satisfação de suas necessidades básicas, tais como lazer, saúde, educação e as demais previstas na Constituição Federal. Os salários possuem alguns parâmetros quanto à sua classificação, descritos conceitualmente na legislação trabalhista. Sobre o salário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Salário misto representa um salário recebido pelo empregado, composto por uma parcela fixa e outra variável.
( F ) Salário misto é o pago de acordo com a produção do empregado, acrescido do pagamento de horas complementares.
( V ) Salário fixo é aquele que será acordado, sempre observado o mínimo ou o salário profissional, se a empresa possui categoria organizada com fixação de pagamento mínimo.
( V ) Salário variável é estabelecido de acordo com a produção do empregado, podendo ser por tarefa, por peça etc.
85-O período noturno é assim considerado quando o trabalho é prestado entre 22h00 e 05h00 do dia seguinte. José labora na empresa XV de Janeiro S/A no período noturno, e, durante esse mês, a pedido da empresa, prorrogou a prestação do trabalho diariamente até as 06h00. Nesse caso, José têm direito ao adicional noturno também na hora extra prestada? Sobre o citado exemplo e adicional noturno, classifique V ou F:
( F ) José não possui direito ao adicional noturno na hora extra, pois não existe previsão legal para tanto.
( V ) José possuidireito a receber o adicional noturno na hora extra, pois cumpriu integralmente a jornada no período noturno.
( V ) Caso José optasse por mudar seu turno de trabalho para o período diurno, perderia o adicional noturno.
( F ) Uma vez adquirido o direito ao adicional noturno, o empregado, mesmo que por sua vontade, mude de turno, jamais perderá tal adicional.
86-Todo empregado possui legalmente o direito da contraprestação pelos serviços realizados. No entanto, existem várias formas de o empregador fazê-lo, dentre elas o salário por unidade de tempo, unidade de obra e salário por tarefa. Com relação aos tipos de salários supracitados, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Exemplos de salário por unidade de tempo são salário por hora, por dia, por semana.
( ) Os salários por tarefa e por obra levam em consideração a situação da unidade de tempo despendido.
( ) O salário por tarefa leva em consideração o número de horas trabalhadas como fator preponderante.
( ) O salário por unidade de obra tem por objetivo o resultado, levando em consideração o tempo despendido para execução da obra.
87-Sabe-se que salário e remuneração não se confundem, uma das distinções existentes entre os dois diz respeito ao fato de que o salário é pago diretamente pelo empregador ao empregado, já a remuneração pode ser paga por terceiro. Um exemplo claro disso são as gorjetas. Sobre as verbas que integram a remuneração, analise as seguintes afirmativas:
I- A quebra de caixa é o valor descontado do empregado quando o caixa fecha com saldo negativo. ERRADA
II- Citam-se como exemplo de gueltas os valores pagos pelo comerciante ao guia turístico pela indicação de seu estabelecimento aos turistas. CORRETA
III- A gratificação é um valor pago pelo empregador de forma espontânea e eventual ao empregado. CORRETA
IV- As empresas com mais de 100 funcionários estão obrigadas por lei a distribuir entre seus funcionários os lucros obtidos no ano. ERRADA
88-Para ter validade, o contrato de trabalho precisa ser pactuado por agente capaz, o objeto do contrato deve ser permitido por lei (lícito), e a forma deve estar prevista em lei, ou ao menos não ser proibida por ela (escrito, verbal, tácito). O contrato de trabalho também é apresentado através de algumas modalidades/espécies. Sobre o contrato de trabalho por prazo determinado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Pode ser convertido por prazo indeterminado, caso ultrapasse o período acordado.
( F ) Se o último dia do contrato cair no domingo, esse será prorrogado para segunda-feira ou para o próximo dia útil subsequente.
( F ) Sua duração depende das variantes apresentadas na agricultura.
( V ) O contrato de experiência é uma espécie de contrato por prazo determinado.
89-Quando falamos de contrato de trabalho, nos remetemos a um tema muito amplo, em que existem diferentes espécies que visam a atender às necessidades do empregador e garantir os direitos dos empregados. O contrato por prazo determinado, por exemplo, é uma das espécies existentes no Direito do Trabalho Brasileiro. Utilizando este como parâmetro, assinale a alternativa CORRETA:
( ) No contrato por prazo determinado, mesmo se encerrado antes do aprazado, não constitui penalidades ou qualquer outra garantia ao empregado ou empregador pelo rompimento contratual antecipado.
( X ) O contrato de trabalho por prazo determinado é válido quando, na contratação e prestação de serviços, as atividades desenvolvidas se tratarem de atividades empresárias de caráter provisório.
( ) O contrato por prazo determinado tem prazo estabelecido de dois anos e pode ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período.
( ) Nos contratos por prazo determinado, existe a garantia trabalhista do aviso prévio.
90-A palavra empregado nos remete à existência de uma relação de emprego, que pode abranger trabalhadores urbanos e/ou rurais. No entanto, para que seja caracterizado como empregado, é necessário preencher alguns requisitos. Sobre a temática, analise as afirmativas a seguir:
I- A prestação de trabalho deve ser efetuada por pessoa física. CORRETA
II- A prestação de serviços deve ser pessoal. CORRETA
III- A prestação de serviços é eventual. ERRADA
IV- A prestação de serviços gera uma situação de subordinação para o empregado e de obrigação do pagamento de remuneração pelo empregador. CORRETA
91-O empregador possui elementos que o caracterizam enquanto sujeito do contrato de trabalho, segundo o art. 2º da CLT, e, num entendimento básico, responsabiliza-se pelas atividades desenvolvidas em um empreendimento. Com relação às características que definem um empregador, analise as afirmativas a seguir: 
I- O empregador é assim considerado enquanto empresa individual ou coletiva. CORRETA
II- O empregador, para assim ser caracterizado, não pode ser pessoa física. ERRADA
III- O empregador assume os riscos de sua atividade econômica. CORRETA
IV- O empregador admite, assalaria e dirige a prestação de serviços de pessoas no âmbito de sua atividade econômica. CORRETA
92-Os trabalhadores a seguir qualificados prestam serviços, mas não possuem todas as características que os classificam como empregados, que são: subordinação, onerosidade, habitualidade e pessoalidade. Mesmo assim, estes trabalhadores possuem proteção oriunda das relações trabalhistas estabelecidas. Sobre os tipos de trabalhadores e suas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O trabalhador avulso presta serviços de natureza urbana ou rural, obrigatoriamente intermediado pelo sindicato da categoria profissional ou do órgão gestor de mão de obra.
( F ) O trabalhador voluntário pode ser pessoa jurídica, e deverá preencher o requisito da continuidade e habitualidade.
( V ) O trabalhador estagiário pode estagiar durante seis horas diárias, devendo estar estagiando em sua área de formação.
( V ) O trabalhador autônomo poderá ser exclusivo, prestando serviços para um único empregador de forma contínua, mas sem estabelecimento de vínculo empregatício permanente. 
93-Quanto à relação contratual que estabelece o vínculo de relação de emprego, a figura de "empregado" só poderá ser assim denominada se atender aos requisitos obrigatórios mencionados no art. 3º da CLT. Sobre esses requisitos, analise as afirmativas a seguir:
I- A prestação de trabalho deve ser efetuada por pessoa física. CORRETA
II- A prestação de serviços deve ser pessoal. CORRETA
III- A prestação de serviços é eventual. ERRADA
IV- A prestação de serviços gera uma situação de subordinação para o empregado e de obrigação do pagamento de remuneração pelo empregador. CORRETA
94-As verbas de natureza salarial, como o próprio nome diz, são as que incorporam o salário, já as verbas de natureza indenizatória, por sua vez, podem ser tidas como uma indenização por determinado serviço prestado, por exemplo, o aviso prévio. Sobre as verbas de natureza salarial e de natureza indenizatória previstas nos textos legais envolvendo a relação trabalhista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O décimo terceiro salário é de natureza salarial.
( F ) O adicional por tempo de serviço é de natureza indenizatória.
( F ) As bonificações habituais são de natureza indenizatória.
( V ) O adicional por tempo de serviço é de natureza salarial.
95-O artigo 58-A da CLT prevê a jornada de trabalho parcial, ou seja, aquela que não excede a trinta horas semanais. Essa norma traz como benefícios a inclusão de uma parcela da população que não dispõe da integralidade do dia para a prestação do serviço. Levando em consideração este tipo de regime de tempo parcial, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: <https://www.jusbrasil.com.br/topicos/27981366/artigo-58a-do-decreto-lei-n-5452-de-01-de-maio-de-1943>. Acesso em: 19 out. 2018.
( ) Não possuem direito ao descanso semanal remunerado.
( ) O salário poderá ser abaixo do mínimo, pois não completa 44 horassemanais.
( X ) É proibido prestar horas extras.
( ) É autorizada a prestação de horas extras, desde que não ultrapasse 1h diária.
 
 
96-A jornada de trabalho, de acordo com o artigo 7º, inciso XIII da Constituição Federal, tem "duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva". Conclui-se, portanto, que o trabalho prestado, além do citado, deve ser compreendido como extraordinário. Sobre hora extraordinária, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 9 jul. 2014.
( ) A empresa pode obrigar o empregado ao cumprimento de até duas horas extras diárias, desde que não ultrapasse 24 mensais.
( X ) O permitido legalmente é, no máximo, duas horas diárias, isso referendado por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.
( ) O empregado possui amparo legal para laborar além de sua jornada normal por até três horas diárias, sem restrições.
( ) Até 30 minutos após o término da jornada normal de trabalho não pode ser considerada como hora extraordinária.
 
 
97-Salário mínimo, de acordo com o art. 76 da CLT, é "a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador, inclusive ao trabalhador rural, sem distinção de sexo, por dia normal de serviço, e capaz de satisfazer, em determinada época e região do país, as suas necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte". O recebimento de salário é um dos requisitos essenciais do contrato de trabalho e tem como função social trazer dignidade ao trabalhador, oportunizando acesso ao lazer, saúde, entre outras garantias previstas na Constituição Federal. Sobre salário, analise as seguintes afirmativas:
I- Salário normativo é aquele fixado pelo Tribunal do Trabalho, através de sentença que julga o dissídio coletivo. CORRETA
II- Salário profissional é pago aos profissionais pertencentes a determinada categoria, como os engenheiros, por exemplo. CORRETA
III- Salário complessivo compreende a descrição de todas as verbas trabalhistas, detalhadas uma a uma. ERRADA
IV- O salário deve ser pago em moeda nacional, até o 5º dia útil do mês seguinte ao vencido. CORRETA
FONTE: BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1973. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm>. Acesso em: 9 jul. 2014.
 
98-Salário e remuneração não se confundem, uma das distinções existentes entre os dois diz respeito ao fato de que o salário é pago diretamente pelo empregador ao empregado, já a remuneração pode ser paga por terceiro. Um exemplo claro disso são as gorjetas. Sobre as verbas que integram a remuneração, analise as seguintes afirmativas:
I- A quebra de caixa é o valor descontado do empregado quando o caixa fecha com saldo negativo. ERRADA
II- Citam-se como exemplo de gueltas os valores pagos pelo comerciante ao guia turístico pela indicação de seu estabelecimento aos turistas. CORRETA
III- A gratificação é um valor pago pelo empregador de forma espontânea e eventual ao empregado. CORRETA
IV- As empresas com mais de 100 funcionários estão obrigadas por lei a distribuir entre seus funcionários os lucros obtidos no ano. ERRADA
99-A jornada de trabalho considerada normal é aquela que não ultrapassa as 44 horas semanais, o que for diferente disso deverá ser pactuado mediante acordo ou convenção coletiva. Como consequência das horas laboradas além das permitidas legalmente, existe o pagamento de horas extras. Sobre o regime de prontidão e sobreaviso, analise as afirmativas a seguir:
I- Pode ser considerado como sobreaviso quando o empregado permanece em sua residência aguardando ordens do empregador. CORRETA
II- Originalmente, esse regime foi criado para a categoria dos ferroviários, mas, com o passar dos anos, estendeu-se para outras categorias específicas. CORRETA
III- Será considerado regime de sobreaviso somente quando o empregado permanecer nas dependências da empresa, após seu horário normal. ERRADA
IV- O uso do aparelho BIP caracteriza o regime de prontidão, haja vista que a qualquer momento pode ser solicitado pela empresa. ERRADA
100-Entre as diversas garantias previstas na CLT está a estabilidade provisória. O que antes da Constituição Federal de 1988, era praticado para todos os trabalhadores que completassem dez anos de trabalho na mesma empresa, agora é atribuído apenas a casos específicos e servidores públicos. Sobre o tema, classifique V ou F:
( V ) Estabilidade provisória é o período em que o empregador é impedido de demitir o empregado, a não ser por justa causa.
( F ) O servidor público adquire estabilidade definitiva desde o ingresso em cargo público.
( V ) Os representantes dos empregados eleitos que integram a CIPA, possuem estabilidade provisória, visando à preservação da vida e à promoção da saúde.
( F ) A estabilidade do acidentado pressupõe afastamento superior a 15 dias e atestado emitido por médico do trabalho.
101-A jornada de trabalho normal é de 8 horas diárias. Contudo, a legislação contempla a possibilidade de redução dessa jornada, sendo considerado trabalho parcial. Para validação dessa jornada de trabalho parcial, é necessário observar alguns aspectos. Assinale a alternativa CORRETA acerca da jornada de trabalho parcial:
( ) Cabe apenas ao empregado optar pela redução da jornada, haja vista que o sindicato não pode interferir na relação direta entre empregado e empregador.
( ) O empregador, aceitando a redução de jornada, não poderá reduzir o salário do empregado, nem mesmo através de convenção coletiva.
( ) Esse é um poder dado ao empregador, que decide pela aceitação ou não do pedido de redução de jornada.
( X ) O salário a ser pago aos empregados sob o regime de tempo parcial será proporcional à sua jornada, em relação aos empregados que cumprem, nas mesmas funções, tempo integral.
102-No banco de horas, é possível a compensação das horas extras laboradas pelo empregado, permitindo que ele posteriormente compense as horas trabalhadas a mais com uma jornada reduzida durante um período. Sobre os conceitos de compensação de jornada de trabalho, assinale a alternativa CORRETA quanto ao conceito de compensação tradicional e o banco de horas:
( ) A compensação de horas de jornada de trabalho como banco de horas mensal deverá ter a presença da entidade sindical.
( ) No banco de horas, o empregado que fizer horas extras receberá em pecúnia no período de 01 ano.
( ) A compensação de jornada de trabalho para o banco de horas estabelece a condição de compensá-las no período máximo de um mês.
( X ) A compensação de jornada de trabalho tradicional prevê a fixação prévia das horas laboradas.
103-O período diário em que o trabalhador está à disposição da empresa é chamado de jornada de trabalho. É importante a definição da jornada, a fim de que o empregado saiba em que momento começa o cômputo de eventuais horas extras. Quanto à jornada de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) A jornada de trabalho normal prevista constitucionalmente é não superior a 8 horas diárias e 44 horas semanais.
( ) O regime de tempo parcial na jornada de trabalho tem duração que não excede a 20 horas semanais.
( ) O registro da jornada de trabalho é feito exclusivamente por meio manual.
( ) Não é permitida pela legislação trabalhista brasileira a compensação de horas trabalhadas
104-Após muitos dias de greve e nenhum acordo entre os professores e o chefe do Executivo do município de Azul, achou-se necessário ingressar na justiça do trabalho, a fim de que o judiciário resolvesse o impasse. Diante da narrativa, sobre o meio judicial adotado para resolver a demanda, analise as opções a seguir:
I- Apelação. ERRADA
II- Acordo coletivo. ERRADA

Continue navegando