Buscar

Hermenêutica aula 1 e 2

Prévia do material em texto

1
ATIVIDADE 1 (Data-limite para nota plena: 18/10)
Orientações para a entrega das atividades
Cada uma das 4 atividades tem uma data-limite para poder receber a nota plena de 2 pontos. Depois disso, ela será recebida, mas com decréscimo na nota máxima de 0.2 ponto. O portfólio sempre será reaberto após a avaliação dos trabalhos entregues dentro do prazo inicial. 
Responda à questão no espaço reservado abaixo e grave o arquivo corretamente no formato docx. 
Não inclua citações de qualquer espécie. 
Não responda com negrito, caixa-alta, qualquer cor de letra que não for preto, tamanho diferente de 12 pt.
Quando houver indicação de número de linhas, respeite, pois haverá decréscimo caso haja um número menor de linhas.
As atividades serão avaliadas conforme a profundidade e completude das respostas. Plágios e cópias da internet jamais podem ser enviados, pois anulam o envio.
Prof. Adriel
Antes de começar sua atividade, se possível, fale-me um pouco sobre você, para que eu possa conhecê-lo(a) melhor. Não é obrigatório e não conta ponto, caso não quiser fazê-lo.
Baseando-se na leitura das aulas-texto 1 e 2 e nas vídeos-aulas correspondentes que estão postadas no link material_de_aula/Links, responda as seguintes questões:
1) Por que devemos considerar o processo comunicacional um processo complexo? Quais são os elementos que explicam sua complexidade? Cite-os e explique-os.
Resposta: O processo comunicacional é complexo, pois a humanidade tem uma forma de se expressar através da linguagem, e essa linguagem por sua vez possui vários símbolos, e esses símbolos possuem várias interpretações, a chamada interpretação polissêmica.
Distanciação: da expêriencia a fala: É um processo de assimilação ou captação do código linguístico selecionado pelo emissor para sua comunicação. A mensagem tem que ser limpa, clara, tem que estar em sintonia como uma radio como diz o próprio autor, tem que ser lógica.
Da fala a escrita: Essa distanciação se atribui a capacidade de dar à um texto ou algo que está sendo transmitido. É importante pois se abre nova compreensão.
Da escrita a (re)leitura: Essa distanciação nos traz ganho, pois cada vez que lemos textos e contextos, somos revelados em algo diferente, nunca se dá por encerrado.
2) Sobre o quadro abaixo, referente à aula-texto 2, explique cada uma das distanciações e o significado de Polissemia, Clausura e Reserva-de-Sentido:
Resposta:
1° Distanciação: Acontecimentos de práticas humanas, práticas especialmente significativas, que são logo recolhidas em palavras. È uma relação de sentidos, onde um fato é compreendido como expressão de sentido, e com isso vai se configurando como fato fundante.
2° Distanciação: Quer dizer que o acontecimento com que começamos construir a cadeia é polissêmico, e a palavra que interpreta é uma clausula de sentido. A fala se converte em relato e esse relato por fim se converte em tradição viva.
3° Distanciação: leitura de um texto ou contexto é uma produção de sentidos, explora e desprende um mundo de possibilidades ao leitor, onde ele se sintoniza com seu próprio mundo.
Polissemia: É o conjunto de vários sentidos de uma locução ou palavra.
Clausula: Interpretações dos acontecimentos, narrando e, ou, celebrando, privilegiando uma experiencia e deixando na sombra muitas outras. 
Reserva de Sentido: Não deixa aberturas para outras leituras, total e exclusiva pretensão pelo sentido do texto.

Continue navegando