Buscar

Questões PB 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões
A célula eucariota é constituída de membrana celular, citoplasma e núcleo. 
A Célula Procariótica possuem uma parede celular e não tem a carioteca para subdividir o núcleo celular.
O citoesqueleto é uma série de proteínas intercelulares que ajuda uma célula com forma, o poio, e movimento.
Os ribossomos são organelas não membranosas, responsáveis pela produção (síntese) de proteínas nas células. Eles tanto aparecem isolados no citoplasma, como aderidos ao reticulo endoplasmático. 
Possuem formato cilindro: eles são constituídos por nove microtúbulos triplos; estão localizados no centro da célula; Estão dispostos aos pares; possuem a capacidade de autoduplicação. 
 São essenciais na divisão celular, entre outras funções.
O reticulo endoplasmático é uma organela exclusiva de células eucariontes. Formado a partir da invaginação da membrana plasmática é constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados, que comunicam-se com o carioteca.
.O reticulo endoplasmático Liso (REL)é formado por sistemas de túbulos cilíndricos e sem ribossomos aderidos á membrana. Participa principalmente da síntese de esteroides, fosfolipídios e outros lipídios. Ele tem duas funções, a desintoxicação do organismo, atuando na degradação do etanol e medicamento. Ele é abundante em células do fígado, gônadas e pâncreas.
O reticulo endoplasmático rugoso(RER) É formado por sistemas de vesículas achatadas com ribossomos aderidos á membrana, o que lhe confere aspecto granular. Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior da célula. Esse tipo de reticulo é muito desenvolvido em células do pâncreas, que secretam enzimas digestivas, das células caliciformes da parede do intestino, que secretam muco, e das células secretoras tipo II, nos alvéolos pulmonares, que produzem lipoproteína surfactante.
REL produz os lipídios.
RER é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas.
É a secreção das proteínas produzidas no RER. Durante este processo, as membranas das vesículas se juntam com a membrana plasmática de tal maneira, que esta se regenera.
Lisossomos são formados no Complexo de Golgiense, sua função fazer a degradação e digestão de pertículas originárias do meio exterior ás células, reciclar ( função de renovação celular) outras organelas celulares que estão envelhecidas. 
Elas são responsáveis pela respiração celular, fenômeno que permite a célula obter a energia química contida nos alimentos absorvidos. 
São organelas citoplasmáticas contendo a enzima catalase, cuja função é a degradação da água oxigenada ou peróxido de hidrogênio. São organelas semelhantes aos lisossomos e são responsáveis por eliminar das células determinados resíduos tóxicos. 
A- Ele possui uma membrana dupla, que separa os cromossomos do resto do citoplasma
B- É uma massa incolor constituída principalmente de água e proteínas que preenche o nucleo celular que contem os filamento de cromatina e o nucléolo. Suas funções são dar forma á célula sustentação e preenchimento. 
C- O nucléolo é uma estrutura encontrada apenas em células eucarióticas, atuando principalmente na coordenação do precesso de reprodução das células, mesmo desaparecendo logo no início do processo de divisão celular. Atua também controlando os processos celulares básicos, pelo fato de conter trechos específicos de DNA, Além de uma infinidade de proteínas associadas ou não ao RNA ribossômico (rRNA).
D) Cromatina é uma proteína composta por grande número de aminoácidos ligados a um radical de ácido nucléico representado por uma molécula de DNA( ácido desoxirribonucleico). Os ácidos nucléicos encontram-se, geralmente, na forma de dupla-hélice. As principais proteínas que compõem a cromatina são as histonas. 
A interfase é o período em que a célula não esta em divisão, é a fase em que podemos observar o núcleo da célula. Ela é dividida em três fases.
G1: Ela da no inicio do fim da divisão celular e termina antes da síntese doo DNA. Nesta fase ocorre a síntese de proteínas.
S: Nesta fase ocorre a replicação do DNA esta comprometida em enviar as informações genéticas as células-filhas.
G2: Nesta fase ocorre a duplicação dos centríolos.
16) A heterocromatina é a região mais condensada da cromatina(DNA + proteínas histônica e não histônica), seus genes estão inativos. Já a eucromatina é a região menos condensada, onde encontramos os genes são transcritos. 
17) Cromossomos são estruturas compostas de DNA que, por sua vez, carregam os genes de um ser vivo responsáveis por definir as características físicas particulares de cada individuo. OS seres humanos tem 46 cromossomos, divididos em 23 pares sendo 44 autossomos e 2 sexuais.
18) O centrômero é uma região especial do cromossomo onde, por meio de diversas proteínas as duas cromátides-irmãs de um cromossomo duplicado se mantem unidas e se prendem aos micro túbulos encarregados de separá-las durante a divisão celular. O centrômero divide o cromossomo em duas partes, chama de braços cromossômicos. São divididos em quatro partes. 
Telocêntrico: O centrômero se localiza em uma das extremidades do cromossomo e há praticamente um só braço.
Telocêntrico: O centrômero se localiza em uma das extremidades e um braço é muito maior que outro.
Submetacêntrico: O centrômero se localiza um pouco deslocado da região mediana e um dos braços é um dos braços é um pouco maior que outro
Metacêntrico: O centrômero se localiza nno meio e os dois braços tem preticamente o mesmo tamanho.
19) Haploides possuem somente um cromossomo de cada tipo em seu núcleo 
 Diploides são aquelas cujos cromossomos se organizam em par de cromossomos homólogos e assim, para cada característica existem pelo menos dois genes. n corresponde a 23 cromossomos por célula, pelo que as células somáticas possuem 2n, ou seja, 46 cromossomos. 
20) São cromossomos iguais entre si que juntos formam um par. 
21) Autossomo são cromossomas que não estão ligados ao sexo e fazem parte do patrimônio genético da espécie junto com os cromossomos sexuais.
O ser humano possui 44 autossomas que formam 22 pares de cromossomas e mais um par de cromossomas sexuais (alossomo) que determinam o sexo .Na mulher p par de cromossomos sexuais é XX e no homem é XY.
22) Mitose uma célula da origem a duas células-filhas diploides 
 Meiose uma célula da origem a quatro células haploides 
23) A mitose é responsável pela divisão celular, para a produção de células para renovação de tecidos do corpo humano.
 24) A meiose também é responsável pela divisão celular porem ela produz gametas, as células originadas possuem metade do material genético. 
25) Porque a das células-filhas terão numero de cromossomos que a celula-mãe
26) Porque através da meiose o conteúdo genético da célula diminui pela metade
27) São elas: Prófase, metáfase, anáfase, telófase e interfase. 
Prófase: Começa a se preparar para a divisão, ocorre a duplicação do DNA e centríolos 
Metáfase: Aqui começa o alinhamento entre os pares formados na fase anterior
Anáfase: A divisão começa com os cromossomos migrando para lados opostos da célula, metade vai para um lado e a outra metade vai para o outro. 
Telófase: É a ultima fase da mitose. A membrana se divide em duas partes, formando, assim, duas novas células Cada uma delas ficara com metade do DNA original. 
Interfase: Este é estado normal da célula. Nessa fase ela mantem o equilíbrio de todas as suas funções através da absorção dos nutrientes necessários a sua manutenção.
28) São actina e miosina
29)São elas: Metáfase I, Anáfase I, Telófase I,Prófase II, Metafase II, Anáfase II , Telófase II e citocinese
30) Metáfase I – os cromossomos homólogos pareados se dispõem na região mediana da célula; cada cromossomo está preso a fibras de um só pólo.
Anáfase I – o encurtamento das fibras do fuso separa os cromossomos homólogos, que são conduzidos para pólos opostos da célula, não há separação das cromátides-irmãs. Quando os cromossomos atingem os pólos, ocorre sua desespiralação, embora
não obrigatória, mesmo porque a segunda etapa da meiose vem a seguir. Às vezes, nem mesmo a carioteca se reconstitui.
Telófase I – no final desta fase, ocorre a citocinese, separando as duas células-filhas haplóides. Segue-se um curto intervalo a intercinese, que procede a prófase II.
Meiose II (segunda divisão meiótica)
	Prófase II – cada uma das duas células-filhas tem apenas um lote de cromossomos duplicados. Nesta fase os centríolos duplicam novamente e as células em que houve formação da carioteca, esta começa a se desintegrar.
Metáfase II - como na mitose, os cromossomos prendem-se pelo centrômero às fibras do fuso, que partem de ambos os pólos.
Anáfase II – Ocorre duplicação dos centrômeros, só agora as cromátides-irmãs separam-se (lembrando a mitose).
Telófase II e citocinese – com o término da telófase II reorganizam-se os núcleos. A citocinese separa as quatro células-filhas haplóides, isto é, sem cromossomos homólogos e com a metade do número de cromossomos em relação à célula que iniciou a meiose.
31) O crossing é um fenômeno que envolve cromátides homólogas. Consiste na quebra dessas cromátides em certos pontos, seguida de uma troca de pedaços correspondentes entre elas.
32)  Nucleotídeo é um conjunto formado pela associação de 3 moléculas –Uma base nitrogenada, um grupamento fosfato e um glicídio do grupo das pentoses. Desta forma, podemos ter variações dentro destes ligantes, como, por exemplo: no DNA temos a presença da pentose desoxirribose, enquanto que no RNA temos a presença da pentose ribose.
33) Na formação da estrutura do DNA, temos as bases nitrogenadas Adenina, Guanina, Timina e Citosina, e na composição do RNA temos a Adenina, Guanina, Uracila e Citosina.
34) O DNA toma esta forma naturalmente por duas razões. Tem de ser 'dupla' de maneira que possa conseguir replicar-se e a hélice, estando entrelaçada, é mais forte que duas cadeias paralelas porque puxando em uma direção qualquer a cadeia não se desfaz.
	
	
35) o DNA possui cadeia dupla, o RNA possui cadeia simples. 
 Açúcar no DNA é a desoxxirribose, no RNA é a ribose.
 Base nitrogenada no DNA tem adenina, timina, citosina e guanina; no RNA temos adenina, uracila, citosina e guanina. Resumindo, timina só no DNA, uracila só no RNA.
 Localização o DNA está sempre no núcleo celular, o RNA pode ser encontrado dentro e fora do núcleo celular.
 36) Nas fitas de RNA e DNA os nucleotídios de uma mesma fita se ligam por ligações ' fosfodiéster' , ou seja, ligações entre os grupos fosfatos dos nucleotídios. Já a ligação entre nucleotidios de fitas diferentes se forman a partir de pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. 
Entre Adenina e Timina se formam 2 pontes 
" Guanina e Citosina se forman 3 pontes 
37) Dentro do nucleo centro.e RNA nucleótidos
38) 
39) Os heredogramas são gráficos utilizados em Genética para expor a genealogia ou pedigree de um indivíduo ou de uma família. Através de símbolos e sinais convencionais são caracterizados todos os integrantes da linhagem sobre a qual se questiona alguma coisa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando