portifolio 2 semestre
14 pág.

portifolio 2 semestre


DisciplinaAdminitrati43 materiais406 seguidores
Pré-visualização2 páginas
13
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Administração
A ANÁLISE DO FRIGORÍFICO VACA VIÚVA
A ANÁLISE DO FRIGORÍFICO VACA VIÚVA
T
rabalho 
Interdisciplinar
 apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média 
semestral
 na
s
 disciplina
s
 de
 
Direito Empresarial, Métodos Quantitativos, Modelos de Gestão, Responsabilidade Social e Ambiental
 e
 Legislação Social e Trabalhista 
do 2º Semestre
.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	 3 
2 DESENVOLVIMENTO	4
2.1 DIREITO EMPRESARIAL 	5
2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS 	5
2.2.1 Gráfico de Barras 	5
2.2.2 Média Aritmética, Mediana e Moda 	7
2.3 MODELOS DE GESTÃO 	8
2.3.1 Etapas do Processo de Tomada de Decisão 	8
2.3.2 Qualidade e Lean Manutacturing 	8
2.3.3 Administração Participativa 	9
2.4 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 	10
2.5 LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA 	11
3 CONCLUSÃO 	12
REFERÊNCIAS 	13
INTRODUÇÃO
Este trabalho vai apresentar a situação da empresa vaca viúva, qual será a melhor maneira dela ser uma empresa de qualidade e respeito preservando pelo meio ambiente.
O estudo trará importantes diretrizes para os problemas que a empresa passa e como deve agir diante deles, abordaremos os diretos e deveres.
DESENVOLVIMENTO
Direito Empresarial
O princípio jurídico da separação entre a pessoa jurídica e os membros integrantes da sociedade (pessoas físicas) serve principalmente para que os patrimônios não sejam confundidos.
A contabilidade de uma empresa deve registrar apenas as movimentações relacionadas ao patrimônio da própria empresa, que é a pessoa jurídica em questão. As que envolvem os patrimônios dos sócios ou proprietários devem ser ignoradas pela contabilidade.
Ou seja, a empresa tem uma \u201cindividualidade\u201d própria que faz com que ela não seja a soma de suas partes, e seu patrimônio é autônomo com relação aos vários patrimônios dos mesmos integrantes.
No entanto, existe a desconsideração da personalidade jurídica, medida punitiva que se aplica quando ocorrem fraudes ou abusos. Nesses casos, os membros integrantes da sociedade já não são mais protegidos pela separação entre eles e pessoa jurídica.
Entende a doutrina jurídica majoritária que a falência é um processo instaurado por uma sentença constitutiva, que tem por objetivo solucionar as relações jurídicas oriundas da inviabilidade econômico-financeira revelada pela insolvência do agente econômico, portanto, é o processo falimentar que visa à satisfação dos credores, quando o panorama financeiro da empresa dá indícios de que não conseguirá cumprir suas obrigações.
Os requisitos específicos e necessários para a decretação de falência são: O estado de insolvência, impontualidade injustificada no cumprimento da obrigação, tríplice omissão ou se incorrer em atos de falência.
Métodos Quantitativos
Gráfico de Barras
- um gráfico para Salários;
- um gráfico para Transporte;
- um gráfico para Energia Elétrica;
- um gráfico para Água.
2.2.2 Média Aritmética, Mediana e Moda
Média Aritmética salário: 458.008,33
Mediana salário: 454.500,00
Moda salário: 456700
MODELOS DE GESTÃO
2.3.1 Etapas do Processo de Tomada de Decisão
1. Reconhecimento
2. Elaboração
3. Planejamento
4. Decisão e Implementação
5. Controle
Primeiramente, reconhecer a possibilidade de melhorar os custos será essencial por parte da administração (reconhecimento). Após isso, deve haver uma sinergia do líder e de seus gestores, com a elaboração de um plano e uma discussão devendo estudar as possibilidades, tal como negociação com fornecedores e otimização dos processos produtivos. (Elaboração e planejamento).
Após o planejamento deve se agir, uma auditoria contábil e análise da ergonomia e estudo dos tempos dos processos produtivos poderá ser implementado. (Decisão e implementação).
Depois, as alterações serão realizadas e os resultados obtidos a curto e médio prazo, dependendo do grau das alterações realizadas nos processos produtivos, na economia de materiais, na otimização de tempo de produção e eliminação de desperdícios. Por fim, bastará manter um controle sobre as alterações feitas. (controle).
2.3.2 Qualidade e Lean Manutacturing
A qualidade é essencial para o desenvolvimento da empresa, usando por exemplo, a ISO 9001 muitos benefícios são agregados a organização, um deles é o planejamento de risco e qualidade e outro externo é a melhoria de prestação de serviço ao cliente.
A Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta) é um recurso de gestão que nasceu com o Sistema Toyota de produção, de grande contribuição para o propósito de produzir de forma competitiva. É uma filosofia que tem como principais características a busca por redução de desperdícios na indústria, reduzindo os estoques de modo a reduzir o excesso, diminuição de tempos de espera, prevenção de defeitos nos produtos e combate à movimentação excessiva de materiais, organizando e otimizando o tempo de produção e reduzindo custos.
2.3.3 Administração Participativa
A Administração Participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, ela por sua vez tem como finalidade agregar os colaboradores das empresas para ajudar nas tomadas de decisões, resoluções de problemas e aprimorar a satisfação e a motivação no trabalho, e isso é um ponto forte para melhorar o desempenho da empresa e ajuda na competividade das organizações.
A administração participativa é um conceito que valoriza a capacidade individual de tomada de decisões. Dessa forma, ela concede maior autonomia ao colaborador em seu dia a dia, possibilitando a ele desenvolver a autogestão.
Seria interessante a aplicação da participação administrativa na empresa vaca viúva porque assim os colaboradores poderiam auxiliar nas tomadas de decisão e podendo haver uma solução para os problemas existentes.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
	
Missão:
Oferecer produtos de excelente qualidade para a satisfação de seus clientes. Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, garantindo assim o melhor para todos.
Visão:
Ser uma empresa líder em performance, ter reconhecimento solido e confiável se destacar pelo melhor produto, com uma equipe capacitada e comprometida com qualidade total e satisfação do cliente.
Valores: 
Respeito 
Ética
Qualidade superior 
Responsabilidade
Sustentabilidade
Confiabilidade
 
 
A empresa deve utilizar a governança corporativa como uma ferramenta importante que traz transparência em suas ações para os acionistas. Isso promove uma boa gestão com repudio a fraudes e abusos de poder econômico como respeito à sociedade e aos consumidores.
A empresa que atua utilizando a governança corporativa proporciona desenvolvimento econômico sustentável, previne erros estratégicos e viabiliza a responsabilidade social empresarial.
lEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA
 De acordo com a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, o trabalhador ficará à disposição da empresa durante a sua carga diária de trabalho (8 horas), conforme acordo contratual. Os períodos de afastamento ou de prestação do serviço militar também contam como tempo à disposição da empresa (empregador).
 Como ficou claro, a empresa pode contratar o empregado para a realização da atividade fim, mesmo que seja um trabalho de forma flexível (dentro e fora da empresa). Desta forma, todas as características do trabalho são colocadas no Contrato de Trabalho.
CONCLUSÃO
O desenvolvimento deste estudo possibilitou uma análise da empresa de como tudo começou e os problemas encontrados com o tempo. A empresa cresceu teve suas melhorias e com isso surgiu imprevistos, mas seguindo de forma correta pode se inverter isso, então é necessário