Buscar

Hidróxido de cálcio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hidróxido de cálcio
Produzido pela reação do óxido de cálcio com água, Apresenta-se quando puro como um sólido branco e inodoro.
Na odontologia, o hidróxido de cálcio pode ser encontrado em muitos preparados dentários, especialmente para obturação do canal radicular. É usado como forramento em restaurações dentárias e como medicação intracanal, devido ao fato de ser biocompatível e ter ações antiinflamatória e antibacteriana, além de estimular a formação de tecido ósseo mineralizado e contribuir no processo de reparo tecidual. Possui, também, grande importância na Endodontia, sendo empregado em casos de polpas vivas e necrosadas, apicificação, apicegênese, traumatismos dentários e reabsorções radiculares internas e externas.
Existem basicamente dois tipos de restaurações: as diretas e as indiretas. As restaurações diretas são feitas quando é possível adicionar os materiais diretamente no dente a ser restaurado. Normalmente, são casos mais simples, em que apenas a superfície foi afetada.
Já as indiretas são utilizadas se há uma cavidade ou um desgaste maior no local. "Nestas situações, o dentista precisa preparar o material fora da boca e fazer o encaixe dele no dente posteriormente".
A principal caracterísitica do cimento hidróxido de cálcio consiste em estimular a deposição de dentina,  participando processo reparador e da proteção do complexo dentina-polpa auxiliado na formação de dentina reparadora. Esse cimento possui baixos valores de propriedades mecánicas como elasticidade, resistencia a compressão e tração , o que restringe seu uso basicamente a forramento cavitários em áreas que não suportem força oclusais excessivas.
Forma de apresentação
O hidróxido de cálcio, por sua ação, terapéutica, pode se apresentar na forma de pó, solução, suspensão, pasta única (pó agregado a um veículo) ou em um sistema pasta/pasta (cimento de hidróxido de cálcio). Este último,o mais utilizado atualmente, é encontrado em pastas base e catalisadora que, quando misturadas tomam presa rapidamente.
Composição química - pasta/pasta
Pasta base
Tungstato de cálcio
Fosfato de cálcio tribásico
Óxido de zinco em zalicilato de glicol
Pasta catalisadora
Hidróxido de cálcio 
Óxido de zinco
Estearato de zinco em sulfonamida de etileno tolueno
Manipulação
O cimento de hidróxido de cálcio é fornecido comercialmente em um sistema de duas pastas de cores diferentes, a pasta-base e a pasta catalisadora. Ambas devem ser dispensadas em quantidades iguais sobre uma placa de vidro ou bloco de papel impermeável descartável. 
Para a manipulação/mistura, utiliza-se uma espátula metálica número 72 ou similar. Como o material tem presa rápida,  a mistura deve ser rápida e eficiente para alcançar uma cor uniforme e uma viscocidade adequada para a aplicação.
Características e propriedades
Atividade antimicrobiana: O hidróxido de cálcio possui pH alcalino (pH 12),  e sua atividade antimicrobiana está relacionada a dissociação  iônica em íons hidroxila e íons cálcio. A liberação de íons hidroxila altera as propriedades da membrana citoplasmática bacteriana, incluindo alteração do pH,  prejudicando funções vitais como metabolismo, crescimento e divisáo celular.
Efeito mineralizador: A dissociação de hidróxido de cálcio em íons cálcio ativa enzimas teciduas como a fosfatase alcalina, estimulando a produção de dentina secundária. Além disso, o pH básico do hidróxido de cálcio é levemente irritante para o tecido pulpar vivo, gerando uma necrose superficial das células pulpares em contato com o cimento o próximas a ele. Essa necrose celular faz as células mesenquimais indiferenciadas se diferenciarem em odontoblastoides,  os quais produzirão dentina reparadora e ponte de dentina.
Tempo de presa: Varia entre 2,5 e 5,5 minutos. Os ingredientes responsáveis pela presa são o hidróxido de cálcio e o salicilato.
Radiopacidade: Os materias que promovem a proteção pulpar devem apresentar preferencialmente uma densidade ópticas com radiopacidade maior do que a das estructuras dentárias, permitindo ao profissional visualizar a presença do material forrador durante o exame radiográfico.Para alcançar essa propriedade, são adicionadas à composição do cimento partículas de tungstato de cálcio  ou sulfato de bário.
Isolamento térmico
Possui baixa conductibilidade térmica; porém, como é utilizado em finas camadas para o forramento, essa propriedade não é evidenciada.
Indicações do cimento de hidróxido de cálcio
É indicado para as seguintes aplicações:
Capeamento pulpar direto e indireto
Pulpotomia
Forramento cavitário de cavidade profundas
Cimento provisória
* Outros materiais à base de hidróxido de cálcio são utilizados na desinfecção de cavidades (soluções), em curativos temporários (pastas) e como parte da composição de cimentos obturadores e de fixação de próteses provisórias. (Fonte: Dr. Mauricio Ferrufino Sequeiros)

Continue navegando