Buscar

estudo dirigido anatomia vegetal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO – ANATOMIA VEGETAL
Profª Walderez Moreira Joaquim
Aluna: Carolina Florence Teixeira Abdalla Petrini dos Santos
Caracterize o meristema.
São tecidos indiferenciados que contêm células consideradas totipotentes, podendo dar origem a outros tecidos ou a outras células meristemáticas. Apresentam intensa atividade mitótica, são encontrados no embrião e nas partes em crescimento da planta. Suas células apresentam parede celular delgada, citoplasma abundante, núcleo grande e vacúolos ausentes ou reduzidos.
Existem 2 tipos de meristema: primário e secundário – o primeiro é responsável pelo crescimento em altura, enquanto o secundário pelo crescimento em espessura, geralmente encontrado em plantas mais adultas.
Em que se baseia a classificação dos meristemas, e qual a diferença entre os tipos?
A classificação baseia-se na sequência de formação dos tecidos: os meristemas dos ápices de caule e raiz que estavam presentes originalmente dentro da semente, no embrião, são os meristemas primários ou apicais e os tecidos produzidos por esses são os tecidos primários; quaisquer meristemas originados a partir desses tecidos primários são os meristemas secundários ou laterais, os quais produzem os tecidos secundários. 
Cite e exemplifique os tipos de meristemas primários formados durante a embriogenese.
Meristema apical, encontrado no ápice do caule e ápice da raiz; a protoderme que é precursora da epiderme e seus anexos, o meristema fundamental que originará o parênquima, colênquima e esclerênquima; o procâmbio que originará o xilema e floema.
Cite e exemplifique os tipos de meristemas secundários formados durante a embriogenese.
Câmbio vascular (xilema e floema) e câmbio da casca (súber, felogênio, feloderme).
Quais os tecidos permanentes originados a partir dos meristemas?
Tecido de revestimento (epiderme e periderme), tecido de sustentação (colênquima e esclerênquima), tecido de preenchimento e armazenamento (parênquima) e tecido de condução (xilema e floema).
Cite a constituição química da parede celular.
É rica em polissacarídeos (hemicelulose e pectina), composta por microfibrilas de celulose que mantêm-se unidas por uma matriz formada de glicoproteínas e possui diversas camadas. 
A parede primária é secretada logo após a divisão celular, é elástica e acompanha o crescimento celular. Depois que a célula atingiu o seu tamanho e forma definidos, ela secreta uma nova parede internamente à parede primária: a parede secundária, mais espessa e rígida.
Quais as organelas citoplasmáticas presentes na célula vegetal?
Retículos endoplasmáticos liso e rugoso, parede celular, vacúolo, mitocôndria, cloroplasto, ribossomos, complexo de golgi, peroxissomos.
O que são organismos procariontes e eucariontes?
Os organismos procariontes apresentam células com ausência de carioteca e de algumas organelas, enquanto os eucariontes contêm carioteca em suas células e vários tipos de organelas.
Quais as funções da membrana plasmática?
Permeabilidade seletiva, controlando a entrada e saída de substâncias da célula; proteção mecânica contra choques; delimitação do espaço intra e extracelular, garantindo a integridade da célula; transporte de substâncias; reconhecimento de substâncias a partir da presença de proteínas receptoras na membrana
Quais as funções do núcleo?
Armazenamento de informação genética, recuperação e duplicação da informação genética, auxiliando na divisão celular. 
Cite passo a passo a formação do embrião.
A formação começa com a divisão do zigoto dentro do saco embrionário do óvulo, essa divisão é assimétrica e transversal em relação ao maior eixo, estabelecendo a polaridade do embrião: o pólo superior (calazal) é o principal sítio do crescimento do embrião e origina sua maior parte, o pólo inferior (micropilar) forma um suspensor que ancora o embrião na região da micrópila.
Após uma progressão de divisões ordenadas, o embrião diferencia-se em uma estrutura aproximadamente esférica e o suspensor.
Mudanças na estrutura interna do embrião originam o desenvolvimento inicial do sistema de tecidos da planta.
A protoderme (futura epiderme) é formada por divisões das células externas do embrião. 
Mudanças progressivas no grau de vacuolização e densidade dos protoplastos das células do interior do embrião resultam na distinção entre procâmbio e meristema fundamental.
O meristema fundamental dá origem ao tecido fundamental.

Continue navegando