Buscar

SAUDE MENTAL

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201604059869)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual subtipo da esquizofrenia tem como característica essencial a presença de delírios e alucinações de caráter persecutório ou grandioso, em sua grande maioria?
	
	 
	d) Paranóide
	
	c) Residual
	
	a) Hebefrênica
	
	e) Simples
	
	b) Catatônica
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604059893)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O CAPS tem por função acolher as demandas de localidades específicas, através de intervenção multidisciplinar e interdisciplinar, além de
	
	
	(A) organizar a rede de atenção municipal.
	 
	(C) promover a reinserção social do portador de sofrimento mental através do fortalecimento de seus laços familiares e comunitários.
	
	(B) promover o afastamento esporádico de portadores de sofrimento mental através de ações intersetoriais.
	
	(D) acolher em atendimento portadores de sofrimentos mentais leves e instáveis, preservando seus laços sociais através de afastamento recorrente.
	
	( ) Os CAPS tipo I, II, III possuem capacidade técnica para desempenhar o papel de regulador da porta de entrada da rede assistencial local no âmbito de seu território e/ou do módulo assistencial, definido na Norma Operacional de Assistência à Saúde
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604059881)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A alternativa que melhor caracteriza o movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil é:
	
	
	Medo de morrer ,Embotamento emocional, anedonia .
	
	(B) Participação restritiva da família do projeto terapêutico, pelo entendimento de que esta é a grande causadora do sofrimento mental.
	
	(A) Defesa e consolidação do modelo asilar em meio aberto para tratamento do portador de sofrimento mental.
	
	D) Previsão de fechamento de leitos de internação psiquiátrica e direcionamento do tratamento para o nível ambulatorial.
	 
	(C) Transformação da assistência ao portador de sofrimento mental com a construção de possibilidades de garantia de sua inserção e de sua família em um projeto terapêutico.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604059824)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O jovem médico Philippe Pinel na segunda metade do século XVIII foi o primeiro a dar um cuno médico a loucura. Com isso ele sistematizou a assitência aos portadores do transtorno mental tendo como base a dinâmica da vida familiar. A esse tratamento Pinel deu o nome de:
	
	
	tratamento Familiar;
	
	Revolução Industrial/ Século XIX.
	
	Tratamento Endofamiliar;
	 
	Tratamento Moral;
	
	Tratamento psicossocial;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604059937)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	
No início do século XIX, o Rio de Janeiro passava por uma reforma urbanística com vistas a tornar-se uma metrópole moderna; conseqüentemente, vadios mendigos e loucos ¿ ou seja, pessoas que perturbavam a ordem pública e social ¿ deveriam ser excluídos. Muitos eram internados nos porões da Santa Casa de Misericórdia onde viviam em situação precária. A partir de denuncias e solicitações de médicos, o provedor da Santa Casa decidiu tomar medidas para construção de um hospício.
	
	
	(C) A psiquiatria brasileira nasceu seguindo o modelo alemão, que desenvolvia o conhecimento científico da psiquiatria.
	 
	(A) Em 1841, o imperador D. Pedro II determinou a construção do primeiro hospício brasileiro, que se chamava: Hospício Pedro II.
	
	(E) Todas as anteriores estão corretas.
	
	(D) Usavam-se meios de persuasão para que os doentes permanecessem calmos e obedientes, meios de repressão (privação de visitas, alimentos, colete de força) eram proibidos.
	
	(B) As instituições de saúde mental eram construídas nos centros das cidades, facilitando assim o acesso dos usuários.
	
	a Questão (Ref.:201604059963)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os distúrbios das funções psíquicas nos leva ao entendimento da formação das patologias psiquiátricas. Relacionado a este tema responda: A hipobulia é um distúrbio quantitativo de qual função psíquica?
	
	
	Orientação
	
	Consciência
	
	Inteligência
	 
	e) vontade
	
	Pensamento
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604060108)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um casal adulto jovem gastou todas suas economias com tratamento de doença grave do filho. O esposo encontra-se depressivo, irritado, com baixo desempenho no emprego e aumento de consumo alcoólico. Este relato sugere vivências de uma possível crise:
	
	
	Eventual
	
	Transitória
	
	Evolutiva
	
	Cíclica
	 
	Situacional
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604059909)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Cada usuário de CAPS deve ter um projeto terapêutico individual ou singular, bem como um terapeuta de referência cujas atribuições são, EXCETO:
	
	 
	(C) Monitorar junto com o usuário o seu projeto terapêutico, definindo atividades e frequência de participação no serviço.
	
	(B) Ter contato com as famílias dos usuários sob sua responsabilidade.
	
	(D) Avaliar sistematicamente as metas traçadas no projeto terapêutico, junto com o usuário e em diálogo com a equipe técnica.
	
	(A) Definir o projeto terapêutico dos usuários sob sua responsabilidade.
	
	Qualquer situação transitória que desorganize sua estrutura psicológica e do comportamento, e que essa situação perturbe o equilibro sendo experimentada sem dor
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604059740)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa correta:
I) Anedonia é a perda da capacidade de sentir prazer.
II) A distimia é uma depressão crônica, geralmente leve e duradoura, que começa no início da idade adulta.
III) A mania franca é uma forma atenuada de um episódio maníaco, onde a pessoa está mais disposta que o normal, fala muito, dorme pouco e não sente cansaço.
IV) Distraibilidade é quando o paciente apresenta atenção voluntária diminuída e espontânea aumentada, e é sintoma da crise maníaca.
V) A depressão pós-parto pode ocorrer de moderada à grave, e a mulher tem queixas de fadiga excessiva e ideação suicida.
	
	
	Só uma afirmativa está correta. É a afirmativa IV
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão erradas
	 
	Só uma afirmativa está errada. É a afirmativa III
	
	V,V,V,F,V,F
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604060175)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação a reforma psiquiátrica, marque o item correto:
	
	
	A capacitação em atendimento psicoterápico dos técnicos da equipe dos serviços de saúde, para realizar atendimentos nos CAPS, sem o uso de medicamentos, não constitui princípio fundamental dessa reforma.
	 
	O CAPS tem por função acolher as demandas de localidades específicas, através de intervenção multidisciplinar e interdisciplinar além de promover a reinserção social do portador de sofrimento mental através do fortalecimento de seus laços familiares e comunitários.
	
	O Centro de Atenção Psicossocial e outras drogas (CAPS AD II) tem definido por objetivo propiciar atenção contínua durante 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, às pessoas com demandas relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas
	
	Um paciente esquizofrênico, acompanhado há dois anos por um CAPS de Fortaleza, apresentou episódios de agitação psicomotora, em casa, e, uma hora depois da última ocorrência, manifestou comportamentos de agressividade, com delírios e alucinações auditivas, tipo vozes de comando, razão pela qual pode ser atendido em uma unidade de CAPS I.
	
	São fatores primordiais responsáveis pelas alterações sofridas no cuidado aos pacientes, além da eficiência dos psicofarmacoterápicos das últimas gerações e de outras técnicas biológicas, a ineficácia do modelo hospitalar hegemônico e a restituição dos direitos individuais e civis dos portadores de transtornos mentais.

Continue navegando