Buscar

prova de ecopol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Direito
Avaliação de Economia Política I
Aluna: Beatriz Souza Costa
Questão 1: Nos termos de Marx, em que consiste o caráter fetichista da teoria econômica liberal?
R: O conceito de “fetichismo da mercadoria” foi criado por Karl Marx na obra-prima intitulada O Capital (1867), significando o caráter que as mercadorias possuem, dentro do sistema capitalista, de esconder as relações sociais de exploração do trabalho da classe dominante sobre a classe dominada. Antes da inserção da manufatura no processo produtivo, o trabalhador fazia parte de todo o processo de produção de um determinado bem, sendo assim, como um pintor ao terminar de realizar sua obra, o produto final espelhava a individualidade do trabalhador. 
Com as indústrias, o trabalhador passa a especializar o seu trabalho em uma única função, se restringindo a mecanismos; assim, podemos compará-lo com uma máquina. Além disso, perde-se a individualidade do produto, ele não mais será espelho do produtor. Em adição, a força da alienação, muitas pessoas passam a ver as mercadorias com vidas próprias, envoltas em um caráter quase místico. Os valores passam a fazer parte de uma suposta propriedade natural das coisas. Isso é o que Karl Marx chamou de caráter fetichista da mercadoria. 
Questão 3: Explique o fundamento da noção de lucro a partir da obra de Adam Smith.
R: Para Adam Smith há dois tipos de preço: o preço de mercado e o preço natural. O primeiro é referente ao verdadeiro preço da mercadoria e é determinado pelas forças da oferta e da procura. O último é o preço ao qual a receita da venda fosse apenas suficiente para dar lucro, era o preço de equilíbrio determinado pelos custos de produção, mas estabelecida no mercado pela força de oferta e da procura.
No capítulo VII, Smith apresenta a ideia geral que ficará conhecida como a mão invisível. Para ele, o preço de mercado da mercadoria tende, sempre, ao preço natural, que é o ponto de equilíbrio de um dado mercado. Isso porque, se for percebido que a oferta de uma mercadoria é muito maior que a demanda, haverá a tendência dos envolvidos na produção em reduzir esta oferta. Se, por outro lado, a demanda for muito maior, ocorrerá o esforço dos envolvidos em aumentar a produção e, consequentemente, a oferta. Assim, tendencialmente, o preço de mercado irá se ajustar ao preço natural, com o mercado se autorregulando. 
O preço natural é composto pela soma de três componentes: o salário, o lucro e a renda. Todavia, só haverá o lucro se o trabalho for do tipo produtivo, aquele que não custa nada ao empregador. Tendo isso em vista, o lucro é o valor gerado a mais, além de devolver tudo que foi empenhado pelo empregador. Para Smith, o lucro é a parcela devida, ao empregador, pelo empenho do capital previamente acumulado.

Outros materiais