Buscar

Integrada respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Considerando os resultados do exame de sangue de uma paciente com anticorpos anti-tireoidianos. Cite se os hormônios relacionados estarão aumentados ou diminuídos e explique a causa dessas alterações.
O anticorpo anti- peroxidase tireoidiana (ATPO) irá atacar a enzima peroxidase responsável pela oxidação do iodeto nas células foliculares, isso fará com que não tenha iodo oxidado na célula para iodar a tireoglobulina no coloide. Sem a tireoglobulina iodada não haverá T3 e T4 para serem exocitados, logo, a longo prazo quando os níveis séricos de tiroxina e triiodotironina estiverem baixos o hipotálamo irá responder aumentando a produção e exocitose de TRH na pequena circulação porta-hipotalamo-hipofisario que irá estimular a produção e excreção de TSH pela hipófise. Em suma os níveis de T3 e T4 estarão baixos enquanto os de TRH e TSH estarão elevados.
2 – A) De a classificação histológica de tireoide e pâncreas
A tireoide é classificada como tecido glandular endócrino vesicular, já o pâncreas possui uma parte endócrina (ilhotas de Langherans) que é classificada como epitélio glandular endócrino cordonal e a parte exócrina do pâncreas como epitélio glandular exócrino acinar seroso.
B). Descreva essas glândulas histologicamente
A tireoide histologicamente tem folículos que contém coloide (corado em rosa pela eosina) revestidos por células foliculares que que sintetizam t3 e t4 e células parafoliculares ou células C no espaço intersticial responsáveis por sintetizar calcitonina.
 Já o pâncreas contém os ácinos do pâncreas são formados por células que são parte basófilas e parte acidófilas. A porção apical da célula é acidófila e contém grânulos de zimogêneo, que serão posteriormente secretados pela célula. A parte basal é basófila devido à grande quantidade de ribossomos ligados ao retículo endoplasmático (ergastoplasma), que fazem a produção protéica da célula, que será depois secretada. Os ácinos do pâncreas ainda se caracterizam por serem os únicos que podem possuir uma célula centro-acinosa. O núcleo das células acinares encontram-se na porção basal das células e possuem núcléolos bastante evidentes. As ilhotas aparecem isoladas e espalhadas pela porção exócrina do pâncreas e caracterizam-se por uma tonalidade alaranjada quando coradas pela técnica Hematoxilina e Eosina.
3 – Desenhe a inervação parassimpática vagal sobre o estomago e intestino delgado. Coloque legendas.
4 – Explique de que forma agentes colinérgicos podem restituir funções motoras da musculatura lisa digestiva. A explicação deve conter um exemplo de ligante que estimule o receptor, o receptor estimulado, a via de sinalização intracelular envolvida e a ação final esperada.
A acetilcolina (Ach) pode reestabelecer as funções motoras da musculatura lisa digestiva. Por meio do sistema parassimpático neurônios pré-ganglionares levam o estimulo excitatório para neurônios pós-ganglionares encontrados na parede do órgão alvo como intestino por exemplo. O estimulo excitatório nos neurônios pós-ganglionares fará com que estes liberem Ach na junção neuro-muscular, a Ach se ligará a receptores de acetilcolina (AchR) que faram com que canais de sódio acetilcolina dependentes se abrem permitindo o influxo de sódio. O influxo de sódio causara um potencial de placa motora que será responsável por abrir canais de sódio voltagem dependentes (canais de sódio VOC), isso causara um maior influxo de sódio permitindo assim o potencial de ação na fibra muscular lisa. Esse potencial de ação será transportado pelos túbulos T por toda a fibra muscular onde chegara a cisternas terminais do reticulo sarcoplasmático. Esse potencial irá permitir a abertura de canais de cálcio VOC. Esse cálcio irá se difundir pelo sarcoplasma e se ligará a calmodulina sendo o complexo Ca+-Calmodulina responsável pela ativação Miosina Kinase que transformara o ATP em ADP ( hidrolise do ATP) da cabeça da miosina ( cadeia leve ou S2).
5 - Com relação a APS cite os 4 atributos essenciais e indique aquele que está diretamente relacionado as redes de atenção à saúde.
A Atenção Primária à Saúde tem como atributos essenciais a atenção no primeiro contato, a longitudinalidade, a integralidade e a coordenação, e como atributos derivados a orientação familiar e comunitária e a competência cultural. A que está diretamente relacionado as redes de atenção à saúde é a integralidade pois possui quatro dimensões: primazia das ações de promoção e prevenção, atenção nos três níveis de complexidade da assistência médica, articulação das ações de promoção, proteção e prevenção e abordagem integral do indivíduo e das famílias.
6 - Descreva a irrigação do estomago (na questão está pâncreas)
A irrigação do estomago vem do tronco celíaco. Gástricas esquerda e direita (curvatura menor), gastromentais (curvatura maior). Gástricas curtas e posteriores (fundo gástrico). Veias gástricas acompanham as artérias, drenando parte para a Porta e parte para a Esplênica. 
Já o pâncreas tem sua irrigação de ramos da artéria esplênica. Até 10 ramos da artéria esplênica irrigam o pâncreas. 
 CABEÇA: pancreático-duodenais superiores (anterior e posterior, ramos da gastroduodenal) e pancreático-duodenal inferior (ramo da mesentérica superior). 
-CAUDA: artéria pancreática dorsal, artéria pancreática magna, artérias da cauda do pâncreas. Todos ramos da esplênica. 
7 – Descreva o processo que resulta da formação do intestino primitivo, os folhetos embrionários que o compõe e a origem do sistema nervoso que inerva o sistema digestório.
Durante a quarta semana do desenvolvimento embrionario, e como consequência dos dobramentos lateral e longitudinal, fica delimitado o intestino primitivo, que se comunica com o saco vitelino por um estreito duto vitelino ou onfalomesenterico. Nessa primeira etapa de seu desenvolvimento, o tubo digestorio primitivo está fechado em suas extremidades cefalica e caudal pelas membranas bucofaringeas e cloacal, respectivamente. O intestino anterior origina a faringe, o esôfago, o estômago, a primeira porção do intestino delgado (o duodeno), o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar. O estomago e formado como uma dilatacao fusiforme cuja borda dorsal cresce com mais rapidez que a borda ventral e forma a curvatura maior.O estomago está unido a parede abdominal posterior pelo mesentério dorsal. Pela frente, o estomago está unido a parede abdominal anterior pelo mesenterio ventral. No posicionamento do estomago ele gira em torno do seu próprio eixo em 90° para a esquerda assumindo sua posição anatômica, nesse giro ele também posiciona outras estruturas como pâncreas e a elevação/ torsão do duodeno que também assume sua posição anaotomica. No segundo mês, a mucosa gástrica apresenta dobras e fossetas gástricas. Os tipos celulares diferenciam-se no período fetal, e a secreção de ácido clorídrico inicia pouco antes do nascimento.
8 – Será que seriam encontradas na população da UBS que você frequenta? Sim ou não e justifique.
9 – Qual é o efeito dos endocanabinoides em receptores CB1 no TGI e quais são os possíveis mecanismos que o explicam?
O efeito dos endocanabinoides citado no texto é efeito do uso recreacional da Cannabis, induzindo a procura por alimentos, notadamente alimentos palatáveis (este efeito é popularmente denominado de "larica"). Este fato e a experiência médica anterior, com o uso de canabinóides para alívio de anorexia e náuseas em pacientes com doenças consumptivas, sugeriam um papel deste sistema na modulação do apetite. Anatomicamente, esta relação parece se confirmar, ao se demonstrar que os endocanabinóides e o receptor CB1 estão presentes em altas concentrações em áreas hipotalâmicas que estão envolvidas no controle alimentar como a ventromedial, a dorsomedial, a lateral, os núcleos arqueados e os paraventriculares.
Os receptores canabinóides pertencem à superfamília dos receptores de membrana-ligados-a-proteína G (GPCR; G-Protein-Coupled-Receptor). A ativação desses receptores, tipicamente, inibe a adenilato-ciclase com conseqüentefechamento dos canais de cálcio, abertura dos canais de potássio e estimulação de proteínas quinases. Essa somatória dos efeitos hiperpolariza a célula e impede a contração muscular, ou seja, impede a motilidade do GI. O CB1 é o mais abundante receptor GPCR no cérebro, expresso predominantemente nos neurônios pré-sinápticos, mas também se encontra presente no sistema nervoso periférico.
10 – Qual seria a melhor conduta para o tratamento emergencial de um paciente com taquicardia ventricular com instabilidade hemodinâmica? Descreva com realiza-la de modo correto segundo o suporte básico de vida.
O tratamento para instabilidade hemodinâmica é a CES inicialmente com 50 J. Se não
houver comprometimento cardiovascular a primeira medida é fazer manobra vagal. Caso a reversão não ocorra com manobra vagal deve-se optar pela adenosina, pelo verapamil ou pela amiodarona.
Na fase aguda da TVS, o tratamento visa à eliminação imediata da arritmia por meio farmacológico, se houver estabilidade hemodinâmica, ou por CVE, na presença de hipotensão ou choque. No tratamento medicamentoso deve-se administrar apenas uma droga, pois os antiarrítmicos venosos são vasodilatadores e podem causar deterioração hemodinâmica. Se a TVS persistir após a administração do fármaco, o próximo passo é a CVE.

Continue navegando