Buscar

Métodos de Observação- Unidade 21 Avaliação Comportamental Direta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Métodos de Observação em Psicologia
1. O que significa topografia da resposta? Dê um exemplo.
R. Topografia se refere à forma de uma determinada resposta (ou seja, uma descrição dos movimentos específicos envolvidos).
2. Quais as duas medidas de quantidade de vezes que certa resposta ocorre durante um dia?
 R. Duas medidas comuns sobre a quantidade total de um determinado comportamento são sua frequência e sua duração.
3. Descreva três maneiras de contar a quantidade de vezes que certa resposta ocorre durante o dia.
R. Um método é usar o contador, tal como modelo de pulso, relativamente barato, usado por jogadores de golfe. Com tais contadores, é possível contar até 99 simplesmente pressionando um botão a cada ocorrência do comportamento.
Outra técnica de registro fácil é transferir, como contas, de um bolso para outro. No final da sessão, ou do dia, dependendo do comportamento que está sendo registrada, a quantidade de contas no segundo bolso é contada e registrada. 
Também seria possível utilizar uma calculadora eletrônica, pressionando +1 a cada emissão de comportamento.
4. Prepare um gráfico cumulativo das seguintes ocorrências de um comportamento, observadas em sessões sucessivas: 3,7,19,0,0,0,27,12,12,6.
5. Descreva pelo menos quatro diferenças entre um gráfico cumulativo e um gráfico de frequência, sendo os dois referentes ao mesmo conjunto de dados.
R. Em geral, dá-se preferência ao gráfico cumulativo, em detrimento do gráfico de frequência, quando são comparados dois ou três comportamentos ou condições, simultaneamente, e também quando as diferenças são pequenas a cada sessão. É possível notar que as diferenças na frequência dos indicadores são difíceis de detectar quando registrados num gráfico de frequência, porém, quando registrados cumulativamente, a dispersão gradual dos resultados acumulados demonstra um efeito claro. Num gráfico cumulativo, a inclinação da linha nos dá uma ideia de quantas respostas ocorreram dentro de determinado período de tempo. 
6. Num gráfico cumulativo, o que se pode inferir de:
a. Uma linha ascendente abrupta.
Grande emissão de “respostas” pelo sujeito. Valores altos que se acumulam.
b. Uma linha levemente ascendente.
Baixo nível de emissão de resposta.
c. Uma linha horizontal.
Não há respostas à acumular com as já registradas, ou seja, o sujeito não está emitindo comportamento.
7. Quais as duas características usualmente apresentadas por comportamentos registrados em termos de frequência?
 R. Cada um desses comportamentos tem características tais que ocorrências sucessivas de determinado comportamento são relativamente breves e o tempo despendido para executar o comportamento é o mesmo em cada ocasião.
8. O que significa duração relativa de um comportamento? Dê e explique um exemplo no qual a duração relativa poderia ser mais adequada do que a frequência.
R. Duração relativa do comportamento é o espaço de tempo durante o qual ele ocorre dentro de determinado período. Poderia ser mais adequada para contagem de comportamentos difíceis de perceber, ex: birra. Contam-se os gritos, choros, chutes ou o episódio em geral?
9. Que outro termo e pode usar para intensidade da resposta? Descreva um exemplo no qual seria importante medir a intensidade de um comportamento.
R. Medidas de força. Ex: dinamômetro.
10. O que quer dizer latência da resposta? Dê um exemplo.
R. É o tempo de ocorrência de um estimulo e o início da resposta, quase sempre avaliada por cronômetros ou relógios. Ex: Criança apresenta uma latência muito grande em sala de aula do momento que o professor passa a atividade até o momento de ela começar a fazer.
11. Que característica comportamental é avaliada pela OBA? Explique sua resposta.
R. A OBA avalia o controle de estímulos de habilidades básicas de autocuidado, habilidades sociais básicas e avançadas, habilidades domésticas, habilidades pré-vocacionais de destreza motora e desempenho de trabalho, em pessoas com deficiências de desenvolvimento graves e moderadas.
12. Que característica comportamental utilizou para avaliar a qualidade de uma resposta? Explique com exemplos.
A qualidade da resposta é, basicamente, uma designação arbitraria para uma ou mais das características de comportamento anteriormente mencionadas (Latência, Intensidade, controle de estímulos), que é identificada como tendo algum valor funcional.
13. Explique, com um exemplo, o sistema de registro continuo.
R. Uma sessão de treino de uma hora, uma tarde, uma refeição ou um horário de recreio.
14. Explique através de um exemplo o sistema de registro de intervalo parcial.
R. Ex: Comportamento de interesse sendo uma resposta de interação social adequadamente definida. Caso a resposta ocorra uma vez durante um intervalo de 10 segundos, é feita uma marca na folha de registro, caso várias respostas ou uma interação social contínua ocorram durante o intervalo de 10 segundos, o observador, ainda sim, faz apenas uma marcação Assim que o sinal for ouvido, indicando o início do próximo intervalo de 10 segundos, o comportamento é registrado novamente com 1 ou 0, dependendo da sua ocorrência.
15. Explique, com um exemplo, o sistema de registro de amostra de tempo.
R. Ex: A mãe de uma criança de pré-escola poderia estar preocupada com a frequência com que o filho se sentava e ficava balançando para trás e para frente (um comportamento de auto estimulação). Poderia ser útil ter registros de tal comportamento sempre que ocorresse e o quanto durasse no decorres das horas de vigília do menino: no entanto isso geralmente não é realístico. Uma alternativa é que a mãe vá observar o filho uma vez a cada hora e anote se ele está ou não sentado e balançando durante um intervalo de 15 segundos.
16. Em que situação se optaria por um sistema de registro de intervalo ao invés de um sistema de registro contínuo?
R. Pode-se alternar de registro continuo para o de intervalo quando o comportamento alvo for de longa duração, então se pode estabelecer intervalos de duração relativamente curtos.
17. Descreva cinco fontes de erro no registro de observações.
R. A definição da resposta pode estar vaga, subjetiva ou incompleta de maneira que o observador tem problemas para fazer observações precisas. Em segundo lugar, a localização pode tornar difícil para o observador detectar o comportamento, em razão de distrações ou outras obstruções ao processo de observação, ou porque o comportamento é muito sutil ou muito complexo para ser observado com precisão em tal localização. Terceiro, o observador talvez não seja bem treinado, pode estar desmotivado, ser tendencioso ou incompetente. Folhas de registro mal planejadas/elaboradas e procedimentos de registro confusos. 
18. Explique em poucas palavras o que queremos dizer com fidedignidade Inter observadores. (Descreva com palavras sem fornecer os procedimentos para calcular FIO.)
R. Pode-se dizer que é relação de diferenças no registro de observadores a respeito da observação de um mesmo comportamento.
19. Usando o procedimento descrito no texto sobre cálculo de FIO com dados de intervalo, calcule uma FIO para dados sobre vocalização, como registrados pelos observadores 1 e 2.
R.
20. Convencionalmente, qual seria uma FIO aceitável em um programa de pesquisa? Neste caso, qual o significado de “convencionalmente”?
R.

Outros materiais