Buscar

Exercícios de imunologia clinica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

IMUNOLOGIA CLINICA
1 ( )O desenvolvimento de uma doença infecciosa envolve interações complexas entre o microrganismo e o hospedeiro, os principais eventos durante uma infecção incluem entrada do microrganismo, invasão e colonização dos tecidos do hospedeiro, evasão dos mecanismos de imunidade do mesmo, mais sem agressão ou prejuízo funcional de tecidos. 
2 ( )Imunodiagnostico é o diagnostico laboratorial por meio de técnicas imunológicas que revelam a hipersensibilidade a um antígeno, a presença deste antígeno ou de um antígeno especifico contra o mesmo. 
3 ( )Imunodifusao baseia se na difusão de uma substancia solúvel em meio liquido ou semi-solido como o agar, em que o transporte da substancia de uma parte para a outra do meio e resultado do movimento molecular em uma corrente elétrica.
4 ( )O conjunto de células, tecidos e órgãos do sistema imunológico são importantes para o desencadeamento das respostas imunológicas e estas garantem a resistência aos processos infecciosos. O perfeito funcionamento do sistema imunológico permite a inexistência de qualquer processo patológico.
5 ( )Precipitaçao e aglutinação são técnicas relacionadas a visualização da ligação Ag-Ac, amplamente utilizadas na pratica laboratorial por sua alta sensibilidade.
6 ( )Reacoes de precipitação permitem a quantificação de precipitados formados pela reação Ag-Ac estando sujeitos aos fatores físico-quimico e imunológicos que interferem na quantidade de precipitado formado (concentrações de Ag e Ac), sendo uma reação reversível que pode se dissolver quando há excesso de um dos componentes (High Dose Hook Effect).
7 ( )A detecção de anticorpos, detecção de antígenos, dosagem de anticorpos e dosagem de antigenossao os principais objetivos dos imunoensaios com finalidade diagnostica.
8 ( )Etitopo e a porção do antígeno que se combina com os produtos da resposta imune especifica. A especificidade dos anticorpos para seus respectivos haptenos e que garante a especificidade dos imunoensaios.
9 ( )A presença de anticorpos específicos contra um agente patogênico e sempre um indicio da infecção pelo respectivo agente patogênico, independentemente do isotipo deste anticorpo.
10 ( )Na imunodifusao radial simples o diâmetro do halo de precipitação e inversamente proporcional a concentração do antígeno. 
11 O conhecimento dos antigenos eritrocitários e fundamental para evitar incompatibilidades transfusionais relacionadas aos sistemas sanguíneos. A tipagem sanguínea pelo sistema ABO Rh e amplamente utilizada para evitar essas incompatibilidades. Sobre este assunto responda:
A - Porque algumas reações transfusionais de incompatibilidade sanguínea são observadas em indivíduos compatíveis pelo sistema ABO Rh?
Se a base das respostas imunológicas e a sensibilização. Explique a existência de anticorpos anti-A e anti-B em um individuo com sangue tipo O que numca teve contato com sangue tipo A ou B ?
12- ( ) os imunoensaios caracterizam-se por reagir com variedade extremamente grande de componentes naturais artificiais, biomoleculares células e vírus. Excepcional especificidade que permite detectar quantidades mínimas de analito; ligação não covalente/covalente forte que resiste aos processos e geração de sinal; alta precisao e exatidão ; permite automatização; testes rápidos aplicáveis na medicina veterinária, indústria farmacêutica, forense, militar e alimentício.
13 ( )em um sistema homogêneo a ligação Ag/Ac modificaa atividadeenzimatica. E não necessita de separação entreligado livre. Muito usado para analitos pequenos.
14 ( )a leitura dos imunoensaios pode ser: colorimétrica- limitado ao limite de leitura do espectofotometro; ou fluorimetrica – compostofluorescente. Há emissão repetida de radiação em curto espaço de tempo.
15 ( )western blot e o teste de triagem de escolha na detecção de diferentes anticorpos contra epitopos específicos do vírus da imunodeficiência humana 
16 – 
Título: Governo amplia vacina e alerta para teste de Aids
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 22/05/2010, O País, p. 15
BRASÍLIA. O Ministério da Saúde decidiu ontem ampliar a campanha de cobertura contra a gripe H1N1 e estendeu a vacinação ao grupo de crianças de 2 a 5 anos de idade. Em nota técnica, o governo alertou profissionais de saúde sobre o risco de haver resultado positivo falso em testes de Aids para quem tomou a vacina contra a gripe suína.
O ministério orientou médicos e outros profissionais que fazem diagnóstico de HIV que informem os pacientes que receberam a vacina contra a H1N1 sobre essa possibilidade.
O alerta do Ministério da Saúde aos profissionais, feito no dia 7 de maio, só ocorreu após o Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) ter recebido uma nota técnica emitida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 8 de março, dois meses antes.
A nota da Anvisa dizia que, devido à forma acelerada da produção industrial da vacina H1N1, com a utilização de novas tecnologias de produção, ¿não há atualmente dados disponíveis sobre todos os possíveis efeitos adversos (da vacina H1N1)¿.
Lílian Inocêncio, responsável pela área de Laboratório do Departamento de Aids do Ministério da Saúde, informou que o falso resultado positivo pode ocorrer até 112 dias após a pessoa ter tomado a vacina.
Porque pessoas q toma vacinas da h1n1 apresenta teste positivo para HIV?
Gabarito
1 – ( F) Com agressão aos tecidos
2 – ( V )
3 – (V)
4 –
5 – ( V)
6 – (V)
7 –
8 – (V)
9 – ( F) NEM SEMPRE E UM INDICIO DA INFECÇAO
10 – (V)

Outros materiais