Buscar

@ IMPORTANCIA NUTRICIONAL DO CONSUMO DE ACIDOS GRAXOS ÔMEGA 3 E ÔMEGA 6

Prévia do material em texto

IMPORTANCIA NUTRICIONAL DO CONSUMO DE ACIDOS GRAXOS ÔMEGA 3 E ÔMEGA 6.
JESSICA MEDEIROS DE LIMA E MARY IVONE FADUL ENCAUA
 Os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 desempenham importantes funções no desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina. O ômega 3 e 6 são essenciais pelo fato de terem que ser ingeridos através da dieta diária e em quantidades adequadas, por que seu excesso pode causar grandes prejuízos ao corpo.
O ômega 6 é representado principalmente pelo ácido linoleico (AL), que é encontrado principalmente em óleos vegetais como milho, soja e colza. Quando o acido linoleico é ingerido pode ser transformado em outros ácidos graxos, sendo o mais importante o ácido Araquidônico (AA) que também pode ser obtido por alimentos ricos em ômega 6 como carnes e a gema do ovo. Já o ômega 3 representado principalmente pelo ácido alfa-linoleico (ALA), sua principal fonte são as sementes de linhaças e de chia que podem ser ingeridas em seu formato original ou em forma de óleo, mas também é encontrado em alimentos como nozes e óleo de colza. O ácido Eicosapentaenoico (EPA) e o ácido Docosaexaenoico (DHA) também da família ômega 3 são encontrados em algas marinhas e em peixes como salmão, atum, sardinha, araque e cavalinha. 
Antes dos industrializados ficarem populares tinha-se uma alimentação equilibrada com quantidades de ômega 3 e ômega 6 que era em torno de 1:1 chegando no máximo até 2:1, esses valores são adequados à saúde do homem. Mas atualmente com as grandes demandas de industrializados esses valores se elevaram muito passando de 10:1 chegando ate 50:1, e isso acaba sendo prejudicial à saúde do homem gerando várias doenças.
Devido ao grande consumo de alimentos industrializados as doenças cardiovasculares têm aumentado, por conter grandes quantidades de óleos carregados em ômega 6. Atualmente a maior fonte de ômega 6 é o óleo de soja que está presente em muitos tipos de alimentos industrializados por ser o óleo, mas barato e de fácil acesso.
O ômega 3 se torna benéfico pelo fato de ser anti-inflamatório assim prevenindo varias doenças como Alzheimer, diabetes, hiperatividade, distúrbios de déficit de atenção, depressão e entre outras. Mas para todos esses benefícios devemos manter o equilíbrio adequado de ômega 3.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) juntamente a Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FAO) recomenda que a ingestão de ômega 3 e ômega 6 seja de 5:1 podendo chegar até 10:1. Mas cada indivíduo deve levar em conta o consumo e o gasto de energia que seu organismo necessita, tendo também uma alimentação bem planejada podemos levar ao equilíbrio desses ácidos graxos ômega 3 e ômega 6.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
http://revistacientifica.facmais.com.br
http://www.scielo.br
 
 
 
 
 
JESSICA MEDEIROS DE LIMA 
 MARY IVONE FADUL ENCAUA
IMPORTANCIA NUTRICIONAL DO CONSUMO DE ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA 3 E ÔMEGA 6.
MANAUS
2018.2
Trabalho apresentado ao professora Nayara Castro, da disciplina Nutrição Humana, para obtenção de nota parcial da A2 do curso de Nutrição.
MANAUS
2018

Continue navegando