Buscar

Trincas em Pavimentação Asfáltica

Prévia do material em texto

PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS
TRINCAS INTERLIGADAS “BLOCOS”
Raquel de Oliveira Nascimento – RA: 1102149
 ENGENHARIA CIVIL – TURMA: 21 
PARAUAPEBAS
2018
INTRODUÇÃO 
	Um bom desempenho tanto de revestimento quanto de tratamentos superficiais asfálticos decorre da utilização adequada dos procedimentos em várias etapas como projeto estrutural, escolha correta de materiais e misturas que se adequem ao uso do revestimento, técnicas adequadas tanto na produção quanto na distribuição e execução das camadas na pista (BERNUCCI et al, 2008).
Trincas tipo “BLOCO”
São conjuntos de trincas interligadas pela configuração de grandes blocos retangulares, podendo, ou não, apresentar erosão também no acostamento.
As causas mais prováveis é a contração da capa asfáltica em decorrência das altas temperaturas que causam o endurecimento do asfalto, como também pela baixa resistência à tração e mistura asfáltica. A mesma não é um defeito em decorrência de carga. 
As atividades de manutenção nos pavimentos, como a conservação rotineira, conservação preventiva, restauração e reconstrução, devem ser consideradas como processos contínuos e fazem parte da vida normal do pavimento, de forma a manter e prolongar seu período de vida (DNER, 1998).
As técnicas de prevenção estão ligadas a utilização de materiais de qualidade e o uso das técnicas corretas no tratamento da base durante a construção do pavimento gerando menos custos para manutenção e fornecendo segurança aos usuários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BERNUCCI, Liedi B.; MOTTA Laura M. G.; CERATTI Jorge A. P.; et al. Pavimentação Asfáltica: Formação Básica para Engenheiros, V.1. Ed. Imprinta Express Gráfica, 1ª edição, Rio de Janeiro, 2008.
http://www.cnt.org.br/imprensa/noticia/conheca-principais-defeitos-pavimento - Acessado em 22\11\2018 às 22:30.

Continue navegando