Buscar

A Evolucao do Conceito de Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

= A Evolução do Conceito de Qualidade
Era da Inspeção
Antes desse período, todos os processos de inspeção da Qualidade eram feitos pelos próprios artesãos na hora em que o seu produto estava pronto. Depois das etapas proporcionadas pela Revolução Industrial e todos os estudos de Taylor, Fayol e Ford que se iniciaram os conceitos que estudamos hoje.
Houve toda aquela criação da Linha de Produção e a divisão das tarefas, com os estudos dos Tempos e Movimentos, e nesse período era colocado ao lado da esteira uma espécie de supervisor na intenção de controlar a produção analisando se os passos, pré-estabelecidos como o modo corretos, estava sendo executados de acordo com o esperado.
O grande problema era que, o inspetor ficava no final da linha de produção então só identificavam o erro quando todos os processos estavam terminados e em caso de algum erro, isso gerava consequências catastróficas para a Organização pois já era tarde para contorná-los.
Era do Controle Estatístico
Período em que houve o surgimento das primeiras técnicas para avaliar a qualidade dos produtos, baseado em amostragem e experiências em certas quantidades de produtos. Ou seja, dos produtos prontos, eram separados uma parte do lote e o mesmo passava por testes de qualidade, porém ainda sim, tudo isso era feito no final de todas as etapas. Da mesma forma, um erro poderia levar todo o lote, que não tenha passado pelo teste, para o lixo ou incinerador.
Era da Garantia de Qualidade
Primeiro momento onde as empresas passaram a entender a verdadeira importância da Qualidade, como: a Qualidade não está só em fazer o produto de maneira certa, mas também é ter todas as etapas que estão em conjunto com a produção em um nível satisfatório”. 
Nesse mesmo período foi onde se passou a ver a organização como não somente um ambiente privado de contato com o mundo exterior entendeu-se que a empresa está com suas bases firmadas em um ambiente público e está disposta a sofrer influências do mesmo ambiente público.
Princípio da Teoria dos Sistemas (Dar uma Lidinha).
Era da Qualidade Total
Período em que chegou-se a conclusão de que a Gestão da Qualidade não se inicia a partir da empresa, mas sim desde o processo de extração da matéria-prima pelos fornecedores. Antes disso as organizações estavam sobre o risco de comprar matérias-primas com qualidade não tão boa e pela cadeia, produzir produtos e serviços com qualidades inferiores.
Visando obter um maior controle sobre todos os processos, algumas grandes empresas decidiram de apropriar de todos os processos, ou seja, estar a frente de todas as etapas da extração da matéria-prima até a entrega do produto final, tudo isso para ter um maior controle de Qualidade sobre as etapas exteriores e interiores á empresa.
Era da Gestão Estratégica de Qualidade
Período atual onde os clientes se tornaram o centro da atenção das organizações. O desejo dela passou a criar produtos com a intenção de atender às necessidades dos clientes e ser útil aos mesmos.
Outra diferença dos séculos anteriores é que, a disputa não está mais em criar produtos com diferenciais. Os novos produtos são quase todos idênticos, e agora o novo diferencial está em criar produtos que não tenham qualidades negativas, mas que atendam às especificações e ás necessidades dos clientes.

Continue navegando