Buscar

Resumo- Saída de Vargas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Daniel Tenório
Resumo- Saída de Vargas.
 Em 1938 haveria eleições, entretanto Vargas elaborou um plano para continuar no poder. Tratava-se do plano Cohen, suposto plano comunista para invadir o Brasil. Sob esse argumento Vargas cancelou as eleições.
 O Plano Cohen tratava-se de um plano comunista que visava o assassinato de figuras importantes, diante da suposta “ameaça vermelha” o governo pediu estado de guerra, dessa forma estavam articuladas todas as condições para o golpe. Vargas conseguiu ainda o apoio do governador de Minas e a adesão de vários estados no Nordeste.
 Em 10 de Novembro de 1937, Vargas decretou o fechamento do congresso, alegando pôr um fim nas agitações, neste mesmo dia Vargas já anunciou a nova constituição e os partidos foram dissolvidos, iniciava-se o ESTADO NOVO.
 Dessa forma o Estado Novo, foi nada mais nada menos que “Um golpe de elites político-militares contra elites político-econômicas”. A nova constituição de 1937 teve como principal autor Francisco Campos.
 Características da constituição de 1937: * Predominância do poder executivo 
	 *Centralização do poder.
 *Criação de CEN- Conselho da economia Nacional
 *Proibição de greves.
 Em 1938, foi criado o DASP- Departamento Administrativo do Serviço Público, foi a partir desse momento que surgiram os concursos. Foi criado também o DIP- Departamento de imprensa e propaganda, que exercia a função de censura, nos meios de imprensa, rádio e cinema, além de construir uma belíssima imagem de Vargas para sociedade.
 Polícia secreta: Era responsável por reprimir com torturas e assassinatos os indivíduos considerados nocivos a ordem pública. Durante o regime, os sindicatos tornaram-se entidades dependentes do estado e, portanto facilmente manipulável por ele.
 A falta de financiamento e o bloqueio as importações favoreceram o desenvolvimento industrial. Foi durante o governo de Vargas (Estado Novo) que o desenvolvimento industrial no Brasil deu um pulo impressionante, pois Vargas favorecia esse setor, também foi criado o CNP- Conselho Nacional de Petróleo.
 Com esse desenvolvimento extraordinário, a burguesia passou a exigir uma participação maior nas decisões. Em 21 de Agosto de 1942, finalmente Osvaldo Aranha, ministro das relações exteriores, declarou oficialmente guerra contra Itália e Alemanha. As repercussões da segunda guerra se entrelaçaram com a crise política interna, criando conjunturas favoráveis ao desmantelamento do Estado Novo.
 Em 1943, esgotou-se o limite que o Estado Novo impusera “Para legitimação por meio de um plebiscito da constituição outorgada em 1937” nessa conjuntura surgiu o manifesto dos mineiros (outubro de 1943).
 A crise interna acompanhou o progressivo avanço dos aliados na segunda guerra fez com que o Estado novo fosse decaindo. O próprio Vargas percebeu essa situação, e em 1943, declarou que quando terminasse a guerra o seu governo teria uma participação maior do povo.
 Apesar dessa declaração, as forças da oposição que estavam emergindo não acolheram com entusiasmo a promessa de Vargas. Em 1945, quando a guerra chegou ao fim, essas forças se manifestaram , levando o Estado Novo a inelutável desagregação.

Continue navegando