Buscar

Resumo do video - Inerância Biblica

Prévia do material em texto

SEMINARIO TEOLOGICO BATISTA EM SÃO LUIS
CURSO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL EM TEOLOGIA PASTORAL
DANILO COSTA LEITÃO FERREIRA
ANÁLISE DE VÍDEO – INERRÂCIA DA BIBLIA
SÃO LUÍS - MA
2019
DANILO COSTA LEITÃO FERREIRA
ANÁLISE DE VÍDEO – INERRÂCIA DA BIBLIA
Trabalho apresentado à disciplina: HERMENÊUTICA do Curso de Formação Ministerial em Teologia Pastoral do Seminário Teológico Batista em São Luís, para obtenção de nota.
Professor: NEDSON FONSECA. 
SÃO LUÍS - MA
2019
RELATO DOS PONTOS PRINCIPAIS DO VÍDEO
NICODEMUS, Augusto. Vídeo: A inerância bíblica. Canal: Ministério Fiel: 3 de abril de 2012. Disponível em: <https://youtu.be/91QHD5EdCzM>. Acesso em: 12 fev 2019.
Teologia Bíblica é aquela que é fiel a mensagem da bíblia, que se baseia na bíblia, que se apoia nela, e que dela tira os referenciais, argumentação e sustentação. Pra que uma igreja seja saudável a sua teologia tem que ser dessa maneira.
O relativismo moderno, diz que a verdade em si e a compressão dela são coisas totalmente relativas e que vão depender do ponto de vista do individuo. E por isso no mundo moderno não se por falar de verdade absoluta, não se pode falar de uma autoridade, qualquer discurso que pareça unívoco, exclusivo, afirmando que estar certo é visto como autoritário, usurpador, dominador e usado como ferramenta de dominação.
Pós – Modernidade é o período da historia marcado por esse relativismo
As 3 marcas são relativismo, Inclusivíssimo e pluralidade. 
 - Pluralidade – Não há verdade absoluta, mais uma pluralidade de verdades.
 - Inclusivísmo - Essas verdades se complementam por isso por isso sempre a atitude correta é a da inclusão, você não pode excluir uma ideia, um conceito, um comportamento já que nem um é melhor que o outro, porque não tem certo e nem errado. As verdades tem que conviver lado a lado, discurso de um e discurso do outro, todos tem direito de vez e voz.
- Relativismo – Todas as ideias, conceitos, visões e moralidades incluídas e aceitas representam os pontos de vistas individuais, de um determinado grupo ou comunidade. Não se pudendo impor o que se acha certo ou errado no lugar como meta verdade ou meta discurso. 
Liberalismo ou liberal é o nome que se dos teólogos que pensam dessa maneira em relação a bíblia. ¨A bíblia não pode ser identificada como Palavra de Deus absoluta, infalível e inerrante para todas as épocas e povos.¨
O maior impacto dessa pós-modernidade na igreja foi o surgimento de conceitos a respeito da bíblia que a despiam do seu caráter absoluto, autoritativo e da sua inerância infalível. Então o cristianismo não é a única religião certa, no caso as outras também são. E vemos teólogos escrevendo que o cristianismo é a melhor religião mais não é a única certa. 
A relativização da bíblia é uma realidade nos dias de hoje na sociedade moderna.
 A bíblia foi inspirada por Deus e por isso ela é a palavra de Deus. Portando a bíblia não contem erros, porque Deus é verdadeiro, odeia mentiras e não erra. Se ele inspirou seus autores pra escrever, em decorrência a esse ato divino é uma escritura verdadeira e confiável.
.Quando dizemos que a bíblia é inerrante significa que podemos confiar plenamente em tudo que a bíblia diz, pois é a palavra de Deus. Devemos guia nossa conduta, decisões, escolhas e toda nossa vida pelos seus ensinamentos, normas, promessas e encorajamentos. Podemos anunciar o evangelho com convicção, sabendo que Deus honrará a sua própria Palavra aqui registrada. Ela, portanto, é a base para uma teologia saudável para as igrejas.
Os propósitos da palavra são a salvação, condenação e edificação.

Continue navegando