Buscar

av2 de biofísica

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402268762)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O sistema nervoso é capaz de determinar a direção do som e essa apacidade é utilizada para diagnóstico de certos reflexos. Cite os meios como uma pessoa determina a direção horizontal da qual vem o som.
		
	
Resposta: Através das varias estruturas que compoem a orelha externa, media, interna e pela estimulação da celulas ciliadas encontradas na coclea presente na orelha int erna, e também pelo sistema vestibular.
	
Gabarito: a- Intervalo de tempo entre a entrada do som em uma orelha e sua entrada na orelha oposta. b- Diferença entre as intensidades de sons nas duas orelhas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): a- Intervalo de tempo entre a entrada do som em uma orelha e sua entrada na orelha oposta. b- Diferença entre as intensidades de sons nas duas orelhas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402257559)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quais os efeitos fisiológicos da radiação ionizante?
		
	
Resposta: Alterações moleculares, efeitos biológicos no organismo, podendo se apresentar como agudos ou crônicos.
	
Gabarito: perda de energia provocando ionização nas moléculas. Os átomos ionizados podem gerar: alterações moleculares; danos em órgãos e sistemas, manifestações de efeitos biológicos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402428976)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabe-se que todo o universo é formado por matéria e que a unidade da matéria é o átomo. Tanto os seres brutos quanto os seres vivos são constituídos por matéria sendo a diferença o tipo de átomos que os compõem. Com base nesta contextualização é possível afirmar que os principais átomos que constituem os seres vivos são:
		
	
	C, H, O, F.
	 
	C, H, O, N.
	
	F, S, I, Mg.
	
	H, F, B, Cr.
	
	I, N, O, F.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402827926)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando a direção em que se deu a perturbação coincide com a direção de propagação da onda a classificamos como:
		
	
	Transversais
	 
	Longitudinais
	 
	Mecânicas
	
	Obliquas
	
	Bidimensionais
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402232617)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando envelhecemos o cristalino se torna maior, mais espesso e menos elástico. Com isso seu poder de acomodação diminui drasticamente. Um indivíduo por volta dos 60 a 70 anos praticamente não consegue acomodação do cristalino e é necessário o uso de lentes bifocais (para perto e para longe). Essa condição é chamada de:
		
	
	Astigmatismo
	 
	Presbiopia
	
	Emetropia
	 
	Miopia
	
	Hipermetropia
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402813434)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A orelha média tem início no tímpano, e quando o som chega a essa estrutura ela imediatamente transfere esse estímulo aos ossículos que fazem parte dela: o martelo, a bigorna e o estribo. Também na orelha média há um canal flexível chamado de tuba auditiva, que permite a comunicação com a garganta. É nesse canal que ocorre a regulação da pressão em nosso ouvido. Se subirmos ou descermos uma serra, podemos perceber uma pressão dentro de nosso ouvido em razão da diferença da pressão atmosférica dentro do ouvido e fora dele. Se bocejarmos ou engolirmos saliva, ocorre a (X) das tubas (Y) a pressão, e melhorando essa sensação de (Z) no nosso ouvido. Em relação ao contexto do parágrafo, as incógnitas X, Y e Z, podem ser substituídas, respectivamente, por:
		
	 
	abertura, igualando, pressão.
	
	oclusão, diferenciando, pressão.
	
	oclusão, igualando, pressão.
	
	abertura, igualando, audição.
	
	oclusão, diferenciando, audição.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402763255)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os movimentos oculares horizontais de vaivém do nistagmo rotacional são evocados pela estimulação dos canais semicirculares. Mesmo depois da cabeça ter parado de rodar, o liquido endolinfático continua a estimular artificialmente as cristas ampulares em função da enorme inércia. As aferências vestibulares chegam nos núcleos óculo-motores ¿tentando¿ compensar a suposta rotação da cabeça e causa o movimento lento. Nesta situação, qual seria o reflexo voluntário compensatório?
		
	 
	Vestibulocervical
	 
	Optocinético
	
	Vestibular
	
	Vestibuloespinhal
	
	Cervicocervical
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402235262)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Expostos ao frio, os animais produzem calor corporal através da contração muscular (termogênese mecânica e pelas reações bioquímicas exotérmicas (termogênese química). Apartir das afirmações abaixo, assinale a verdadeira:
I- O calafrio é uma resposta involuntária de contração desorganizada dos músculos esqueléticos.
II- O tecido adiposo marrom é um processo bioquímico exotérmico, isto é, gera calor.
III- O Calafrio é resultante de atividade nervosa desorganizada.
IV- A quebra do tecido adiposo branco gera calor e é encontrado em bebês na região do abdome, pescoço e nuca.
V- O Calafrio é uma resopsta voluntária de contração dos músculos lisos das vísceras para geração de calor.
		
	
	As afirmativas II, III e V estão corretas
	
	As afirmativas I e V estão corretas
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Somente a afirmativa IV está correta.
	
	As afirmativas II, III, IV e V estão corretas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402209174)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um pedaço de ferro é colocado nas proximidades de um ímã. Assinale a afirmação correta:
		
	
	a atração do ferro pelo ímã é nula
	
	a atração do ímã pelo ferro é mais intensa do que a atração do ferro pelo ímã;
	
	é o ferro que atrai o ímã;
	 
	a atração do ferro pelo ímã é igual a atração do ímã pelo ferro (em módulo);
	
	a atração do ferro pelo ímã é mais intensa do que a atração do ímã pelo ferro;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402813459)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A exposição às radiações, de áreas específicas do corpo, produzem danos locais e imediatos nos tecidos. Os vasos sanguíneos das zonas expostas são lesados, alterando as funções dos órgãos, podendo levar a necrose e gangrena. Como conseqüências secundárias aparecem mudanças degenerativas nas células, sendo que o efeito retardado mais importante é o aumento da incidência de leucemia e de câncer, especialmente de pele, tireóide, pulmão e mama. De acordo com a legislação específica em vigor, o Anexo 5 da NR-15 da Portaria 3214/78, nas atividades onde trabalhadores possam ser expostos a radiações ionizantes, os limites de tolerância e os controles básicos para a proteção do homem, são os constantes da Norma CNEN-NE-3.01: Diretrizes Básicas de Radioproteção. Com base na discussão, como pode-se denominar o tipo de exposição ocorrida como resultado de situações consideradas decorrentes do quotidiano do seu trabalho?
		
	
	pública
	 
	ocupacional
	
	ambiental
	
	hospitalar
	
	médica

Continue navegando