Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Ética, Política e Sociedade

Prévia do material em texto

1.
	Ao solicitar um passaporte da Índia, é possível que o pedido seja negado por várias razões. A principal delas é que o requerente não pode provar sua cidadania. Um passaporte é essencialmente prova de que um indivíduo é um cidadão do país que o emitiu. No entanto, mesmo se o requerente for cidadão da Índia, existem razões pelas quais seu pedido pode ser negado, como: não apresentar os documentos, suspeita de atividade criminosa ou suspeita de atividade prejudicial ao Estado (VIAJAR BARATO, 2013). O fragmento da notícia levanta a questão da cidadania, da política internacional e da regulamentação do direito de viajar entre os países. Assim, percebe-se que a cidadania vai além de aspectos políticos ou sociais. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- A prática da cidadania compreende a dimensão do direito à nacionalidade e identidade, bem como os direitos civis e religiosos.
II- Compreender cidadania é considerar apenas direitos políticos, desconsiderando aspectos de segurança e bem-estar.
III- Participação dos direitos políticos e civis são aspectos que já deixaram de fazer parte da cidadania. 
IV- No conceito de cidadania estão centrados conceitos como individualismo e consumo; logo, as conquistas e os direitos civis ficam em segundo plano.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: VIAJAR BARATO. Motivos de recusa de passaporte indiano. 2013. Disponível em: <http://www.maritimewired.com/motivos-de-recusa-de-passaporte-indiano.html>. Acesso em: 20 abr. 2013.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	2.
	Alguém poderia dizer que a ética cristã é um dos pensamentos mais influentes na história da humanidade, pois abrange dimensões, desde a prática cotidiana das relações pessoais até a relação do ser humano com questões metafísicas da espiritualidade e da existência. O altruísmo é uma das máximas do cristianismo, ou seja, é fazer ao próximo o que se gostaria que fizesse com você. Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir:
I- O altruísmo é baseado na solidariedade, cujas virtudes estão contempladas no bem comum, que é o fim em si mesmo.
II- O altruísmo pode ser uma prática do cotidiano, é um sentimento a ser praticado, e não apenas uma ação de instituições de caridade. 
III- Pensar em seus interesses próprios demonstra interesses altruístas, pois é uma prática alinhada à solidariedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	3.
	Há diferenças entre o sentido de alteridade e de altruísmo. O primeiro conceito indica que devemos compreender as diferenças. Por exemplo, se uma pessoa se casa e ambas expressam preceitos religiosos diferentes, o casal em questão deve respeitar e tolerar o outro. Já o conceito de altruísmo indica tratar-se de um comportamento encontrado nas pessoas. Como exemplo, podemos afirmar: Jesus morreu na cruz para salvar a humanidade. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I-  O altruísmo é uma das máximas do cristianismo e significa seguir a Deus acima de todas as coisas.
II- O altruísmo diz respeito ao sacrifício, à necessidade de sacrificar seus interesses em prol de interesses de outros.
III- O altruísmo está restrito às instituições de caridade e grupos com objetivos de solidariedade apenas, e não para ações cotidianas.
IV- A solidariedade está de acordo com os princípios do altruísmo, pois está na esfera das ações que se voltam ao bem-estar dos outros e não ao individual.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	  c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	4.
	Na Idade Antiga que a ética adquiriu grande valor. E teve início com os três expoentes da época ? Sócrates, Platão e Aristóteles. Mesmo não tendo relação direta com o que cada qual dizia, a ética, de modo geral, tratava do bem supremo da vida humana. Sobre as afirmações apresentadas por estes filósofos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Aristóteles afirma que o conhecimento é uma virtude e que ele leva à plenitude e à vida eterna.
(    ) Sócrates acreditava que a moral é a arte de preparar o sujeito à felicidade fora da vida terrena.
(    ) Aristóteles é o filósofo que fala da felicidade alcançada através da moderação de suas paixões.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - F.
	5.
	O pensamento político teve uma grande participação da ética cristã em seu desenvolvimento. Alinhado com a influência da Igreja na política, o cristianismo introduziu diversas noções neste pensamento, como, por exemplo, a noção de dever. Acerca da inserção deste conceito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ideia de dever é inserida no pensamento político porque a vontade é guiada pelo pecado e só pode ser contida com auxílio divino.
(    ) A vontade livre, ou livre-arbítrio, é o primeiro impulso da liberdade humana, voltada naturalmente para a realização do bem.
(    ) O perdão divino é garantido aos humanos com a possibilidade do livre-arbítrio, pois sua inclinação natural para fazer o bem o exime dos pecados.
(    ) A ideia de dever surge quando a vontade livre do ser humano é direcionada pela ação divina para a vida ética, pois ele por si não apresenta capacidade para realizar o bem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	6.
	A classe social que surgiu no início da modernidade e no fim do período medieval, chamada de burguesia, desenvolve, por meio do trabalho industrial, comercial ou financeiro, hábitos que medeiam as relações entre os seres humanos, caracterizando uma nova forma de vida. Acerca das características da classe burguesa, analise as sentenças a seguir:
I- A burguesia opõe-se à nobreza monarquista do ponto de vista dos valores relacionados ao trabalho.
II- Esta classe defende a produtividade direcionada para a expansão do comércio, baseada em forte dedicação ao trabalho.
III- A burguesia segue, em relação ao trabalho, a mesma condição de trabalho que o proletariado, pois não explora, apenas é explorada.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	Por um longo período histórico, o controle exercido sobre as pessoas estava baseado na força física, nos corpos das pessoas. Na sociedade contemporânea, este controle é exercido de outra forma, por meio de códigos, senhas, contas etc. A partir desta nova configuração de controle social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na sociedade contemporânea, os métodos de controle são mais sutis, não necessitando de grandes estruturas, mas sendo resultado do avanço da racionalidade humana.
(    ) A racionalidade humana, que pauta os modos de controle atuais, é alicerçada na técnica e objetiva o controle de grandes massas humanas, por meio de programas de controle.
(    ) A sociedade do controle permite, por meio do uso de senhas, códigos, que sejamos mais livres, que não ocorra mais controle do corpo e da vida como um todo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - F.
	8.
	O autor brasileiro Pedro Demo (1995) define a cidadania dividindoo conceito em aspectos individuais (sujeito) e sociais (grupo). Sua maneira de pensar a cidadania envolve a emancipação das pessoas através dessas duas dimensões (social e individual), bem como reforça a capacidade e a competência humana de construir sua história. Nesse contexto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cidadania tutelada.
II- Cidadania assistida.
III- Cidadania emancipada.
(    ) Enfatiza a consciência de que os direitos precisam ser garantidos pelo Estado.
(    ) Nesse caso, ocorre a exclusão social através de privilégios em favor de determinadas classes.
(    ) O bem comum é um objetivo que guia a democracia de Estado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DEMO, Pedro. Cidadania Tutelada e Cidadania Assistida. Campinas: Autores Associados, 1995.
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - III - II.
	9.
	Para o sociólogo e economista Karl Marx, numa sociedade na qual vivem exploradores e explorados, é a moral da classe dominante que predomina. Os valores, como liberdade, racionalidade e felicidade são hipócritas, porque são irrealizáveis numa sociedade fundada na divisão do trabalho. Somente poderá existir uma moral verdadeira quando vivemos numa sociedade sem Estado e sem propriedade privada. A crítica que se pode fazer a esta concepção de ética está:
	 a)
	No fato de que o ser humano não pode, por si só, encontrar o que é certo e o que é errado, necessitando do auxílio divino para praticar o bem.
	 b)
	Na dificuldade de compreender como seria esta sociedade sem Estado e sem propriedade privada. E de que maneira a individualidade de cada um seria respeitada.
	  c)
	Na dificuldade de encontrarmos o que é certo e o que é errado, apenas pelo caminho do conhecimento.
	 d)
	Na mudança das regras morais de certos grupos sociais. Assim, um grupo de criminosos que possuíssem uma moral própria teria as suas ações legitimadas do ponto de vista ético.
	10.
	A ética adquire maior valor a partir da antiguidade clássica, com os filósofos Aristóteles, Platão e Sócrates. Para a filosofia e o pensamento ocidental, Sócrates possui uma singular importância e se tornou um referencial de pensamento, sendo o mestre de Platão e, indiretamente, de Aristóteles ? por este ter sido aluno de Platão. Eles, de forma próxima, discutiam e filosofavam sobre o homem e a cidade. Diferente destes, os chamados filósofos pré-socráticos estudavam assuntos diferentes e não pensavam ainda sobre a ética. Com o que os filósofos se preocupavam?
	 a)
	Preocupavam-se em analisar a situação econômica e social da Grécia antiga.
	 b)
	Preocupavam-se em explicar o funcionamento da natureza e o mundo.
	 c)
	Preocupavam-se em desenvolver o pensamento ético e o comportamento moral.
	 d)
	Preocupavam-se em preparar leis para serem seguidas em sociedade.
	11.
	(ENADE, 2005) Se todos os homens são, como se tem dito, livres, iguais e independentes por natureza, ninguém pode ser retirado deste estado e se sujeitar ao poder político de outro sem o seu próprio consentimento. A única maneira pela qual alguém se despoja de sua liberdade natural e se coloca dentro das limitações da sociedade civil é através de acordo com outros homens para se associarem e se unirem em uma comunidade para uma vida confortável, segura e pacífica uns com os outros, desfrutando com segurança de suas propriedades e melhor protegidos contra aqueles que não são daquela comunidade. (J. Locke. Segundo tratado sobre o governo civil).
De acordo com o texto apresentado, 
I- Os homens são coagidos por sua natureza a se reunir em sociedade. 
II- Há um momento real em que os homens entram em entendimento e criam a sociedade civil. 
III- A sociedade civil tem como fim a promoção de uma vida confortável e segura. 
IV- A sociedade civil impõe a submissão do indivíduo ao poder do Estado. 
V- Em estado de natureza, os homens são considerados livres e iguais. 
Estão certos apenas os itens:
	 a)
	I e IV.
	 b)
	III e V.
	 c)
	II e IV.
	 d)
	I e II.
	12.
	(ENADE, 2012)  A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século 19 e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica. 
FONTE: SANTOS, M. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002.
No estágio atual do processo de globalização, pautado na integração dos mercados e na competitividade em escala mundial, as crises econômicas deixaram de ser problemas locais e passaram a afligir praticamente todo o mundo. A crise recente, iniciada em 2008, é um dos exemplos mais significativos da conexão e interligação entre os países, suas economias, políticas e cidadãos. 
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- O processo de desregulação dos mercados financeiros norte-americano e europeu levou à formação de uma bolha de empréstimos especulativos e imobiliários, a qual, ao estourar em 2008, acarretou um efeito dominó de quebras nos mercados. 
PORQUE
II- As políticas neoliberais marcam o enfraquecimento e a dissolução do poder dos Estados nacionais, bem como asseguram poder aos aglomerados financeiros que não atuam nos limites geográficos dos países de origem. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições falsas.

Continue navegando