Buscar

Inclusão Social de Deficientes Físicos

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
TUTOR DO POLO: Tânia Maria Bilibio 
ALUNA: Angelita de Rezende
RU: 1564691
PLANEJAMENTO DO SERVIÇO SOCIAL
Passo Fundo
2019
Deficientes Físicos e inclusão Social
A Associação Cristã de Deficientes Físicos de Passo Fundo – ACD fica na Avenida Domingos Gomes, 12 -Bairro: Santa Marta- Passo Fundo /RS. É uma associação, de fins não econômicos, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, iniciou suas atividades em 12 de janeiro de 1984.
A ACD atua nos serviços de Assistência Social na Proteção Social Básica, prestando atendimento para os usuários garantindo seus direitos, a atividade desenvolvida na instituição tem como propósito inserir os usuários para a convivência, o fortalecimento de vínculos sociais, familiares, comunitários, inclusão no mundo do trabalho, autonomia e valorizando as potencialidades.
A entidade visa garantir o acesso às Políticas Públicas em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, prestando atendimento há Pessoas em Reabilitação Física de 98 municípios da Macro Região Norte do Rio Grande do Sul, dispensando gratuitamente órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção, inclusive cadeiras de rodas de acordo com a necessidade da PCD, além de atendimento médico ortopedista, oftalmologista, dentista, sessões de fisioterapia e atendimento multiprofissional.
A ACD oferece uma infra-instrutora completa que atende a necessidade dos usuários, ela conta com: 01 recepção, 01 ambulatório, 02 salas para Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, 08 consultórios, 01 sala de atendimento do Serviço Social, 01sinesioterapia, 01 lavanderia, 01 cozinha, 01 refeitório, 01 oficina ortopédica, 01 sala da Presidência, 02 salas de Administrativo, 01 sala de arquivo, 01 sala de reabilitação visual, 02 salas de reabilitação infantil, 10 banheiros, 01sala de órteses e prótese, 01 sala AVDS, 01 sala de informática, 01 sala da Diretoria.
É através da assistência social que se inicia o processo de acompanhamento na entidade aos associados, fornecendo as informações e esclarecimento necessários quanto aos serviços que a compõem.
OBJETIVOS DA PROPOSTA
Tem por objetivo a defesa dos direitos socioassistenciais e a participação no conjunto articulado de ações de diversas políticas, na busca por enfrentar as barreiras impostas pela sociedade na relação com a deficiência, propondo atividades de inclusão social, familiar, comunitária, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, criando situações desafiadoras, estimulando a independência com foco na autonomia.
AÇÕES PROPOSTAS PARA DESENVOLVIMENTO DO PLANEJAMENTO
No planejamento faz-se um levantamento das atividades desejadas, temas específicos para o Ciclo de palestras, com o objetivo de proporcionar vivencias para o alcance de autonomia, protagonismo social, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário, social, desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mutuo.
A proposta do planejamento será apresentada para a Psicóloga e Assistente Social, sendo avaliado pelas mesmas.
Durante todo processo vai-se reavaliando as temáticas e mudando se necessário, os usuários poderão participa dando suas sugestões e colaborações das atividades ofertadas, sugerindo temas a serem trabalhados.
Sendo as famílias fundamentais no processo de atendimento à Pessoa com deficiência, as mesmas, são convidadas a participar constantemente de palestras, eventos grupos de trocas de experiências, no intuito de esclarecer quando aos direitos existentes, à promoção, ao fortalecimento e à preservação dos vínculos familiares.
E após isso, se possam realizar visitação a locais sugeridos dentro destes temas, buscando atender os objetivos previstos e se adequando ao grupo. A problemática da pessoa com deficiência envolve além da limitação em si, sua inclusão social nos diversos aspectos da vida cotidiana.
É fundamental contribuir para a promoção da inclusão da pessoa com deficiência no enfretamento dos limites existentes.
METAS DA SUA PROPOSTA
Por ser uma instituição com Deficientes físicos a meta é assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário, social, de modo a desenvolver a sua convivência familiar.
Que o projeto possa estar vinculado à atividade ofertada para os usuários na instituição, possibilitando uma maioria em sua independência e autonomia.
INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
Será realizado de forma continua, sendo que serão executadas reuniões de equipe técnica semanal, programas e projetos estruturados e planejados garantindo a qualidade do trabalho, analise de relatórios de atividade, bem como de atendimento, o acompanhamento se mostra com instrumental importante, uma vez que terá dados relevantes para o bom andamento das ações.
Durante todo o processo é de extrema importância ir reavaliando as atividades e se em algum momento se fizer necessário planejamento novamente, todos participaram dando suas sugestões e colaborações.
Sendo os usuários protagonistas é de interesse da instituição ofertar serviços, pois possibilita reflexões, visando prover mudanças para a superação das dificuldades.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Depois de avaliadas as atividades propostas será feito um cronograma com datas, horários e dias da semana, organizando-se de forma a incluir o maior número de usuários para participar.
INVESTIMENTOS
Sendo um Ciclo de Palestras (Atividades diversificadas) é possível que seja investido em folhas de oficio, canetas e canetinhas, se o material não estiver disponibilizado no local da palestra, será comprado com investimento da própria instituição.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
É fundamental contribuir para a promoção da inclusão da Pessoa com deficiência à vida comunitária, no enfrentamento dos limites existentes, promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos participantes, a avaliação será feita perante os relatos coletados pelos próprios usuários no decorrer das palestras.
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE DEFICIENTES DE PASSO FUNDO https://acdpf.com.br/ acessado em 22/04/2019, as 22 horas.
BORDIN, Erica Bonfim. Planejamento em Serviço Social. Curitiba: Intersaberes, 2018. (BV).

Continue navegando