Buscar

Administração e Prevenção de Acidentes no Trabalho

Prévia do material em texto

Administração Aplicada à Segurança do Trabalho
Professor M.Sc.: Humberto Rocha
Conceitos e princípios de administração 
Um pouco de história...
Até o inicio da década de 70, a questão da segurança na indústria era tratada unicamente no âmbito das empresas, sem maiores interferências externas (governo e/ou público).
Enfoque de segurança no projeto era baseado nos fatores de segurança embutidos em normas e códigos do projeto.
A partir da década de 70, começaram a surgir os primeiros sinais de insatisfação de algumas comunidades e partes governamentais. 
Alguns acidentes na década de 70 e 80:( Flixborough (74); México (84); Bophal (84); Chernoboyl (86) e Piper Alpha (88)
Antes
Conceitos deterministas
Premissas conservadoras na execução de projetos 
(fatores de segurança)
Hoje
Conceitos vinculados a probabilidades
Técnicas de Engenharia de Riscos (RCM, RBI, APR, Hazop, FMEA, etc.)
Diferenças entre a Segurança do Trabalho e Segurança Patrimonial 
Parâmetros Seg. do Trabalho Seg. Patrimonial 
Objetivo Prevenção Proteção 
Foco Homem Bens 
Atividade Assessoramento Fiscalização 
Método Conscientização Imposição
Imagem Técnico Policial 
Investigação Causas Responsável
CONTEXTO DE SEGURANÇA/SAÚDE NA EMPRESA
A prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tem se tornado neste final / início de século, uma questão prioritária para se manter um elevado nível de competitividade nas empresas.
O êxito de uma empresa depende cada vez mais do envolvimento dos seus trabalhadores na busca incessante da qualidade de seus produtos, de custos baixos, elevada produtividade e máxima rentabilidade
A estes fatores devemos acrescentar outros, orientados para a segurança, saúde, bem estar e moral dos funcionários, os quais devem fazer parte de um processo de melhoria contínua da Organização.
Na busca permanente da competitividade, os acidentes representam um fator indesejável, quer seja pelo ponto de vista social, quer seja pelo lado econômico. 
Eng. Chiara (ABPA), demonstrou que o custo com o empregado afastado por acidente em um dia, pode chegar a US$ 480,00, para um número médio de 33 dias de afastamento por acidente, baseado em dados estatísticos.
Se considerarmos que todos os acidentes podem ser evitados, podemos então, deixar de gastar em acidentes investindo em PREVENÇÃO. 
Como sabemos, a prevenção envolve pensar, analisar e planejar os processos, a fim de, determinar onde ocorrem as falhas, e estabelecer medidas necessárias para impedir que o evento aconteça.

Continue navegando