Buscar

av2 epidemiologia 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0245_AV2_201301500755 » FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201301500755 - GISELE SHELIDA PINTO BARROSO 
	Professor:
	MIRNA MIGUEL PASSOS GODOY
	Turma: 9022/F
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 09/06/2015 16:23:24 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301707109)
	9a sem.: Atuação do gestor da saúde
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	No que diz respeito às relações de trabalho há uma especificidade da gestão da saúde que facilita a tarefa do gestor: a valorização do trabalho em saúde pela sociedade. Além disso, existem algumas especificidades da gestão pública da saúde que ajudam o gestor. Comente uma especificidade da gestão do SUS que está relacionada à melhoria da atuação do gestor da saúde.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: A Legislação do SUS, que exige a participação social, inclusive a dos trabalhadores, motivados pelos princípios da solidariedade, na gestão do sistema e dos serviços de saúde. A participação é uma estratégia importante para se alcançar a convergência entre os objetivos organizacionais e os objetivos pessoais de cada membro da organização. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301661219)
	2a sem.: Atenção Primária à Saúde
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Ações de Atenção Primária à Saúde compreendem a aplicação de medidas dirigidas a determinado agravo à saúde com objetivo de interceptar suas causas antes mesmo que atinjam o indivíduo. São exemplos de medidas de atenção primária à saúde:
		
	
	Proteção contra acidentes de trânsito e limitação da incapacidade. 
	
	Diagnóstico precoce e tratamento imediato.
	
	Aconselhamento genético e tratamento imediato.
	
	Autocuidado em saúde (alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, higiene) e limitação da incapacidade. 
	
	Imunização e autocuidado em saúde (alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, higiene).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301659311)
	1a sem.: perfil epidemiológico da população brasileira
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sobre as mudanças no perfil epidemiológico da população brasileira, com a prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como causa de mortalidade e morbidade em detrimento das doenças infecciosas são feitas as seguintes afirmações: I Para minimizar a incidência DCNT deve-se manter as condições de saúde da população através de campanhas de vacinação. II A identificação dos principais fatores etiológicos não interfere nas condições de saúde da população. III A investigação dos principais fatores de risco como sedentarismo, tabagismo e hábitos alimentares incorretos é imprescindível para a prevenção, controle e tratamento das DCNT. IV A determinação do número de indivíduos doentes pode ajudar nas ações de promoção da saúde. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301781171)
	sem. N/A: determinantes sociais de saúde
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os determinantes sociais de saúde (DSS) são as condições sociais nas quais as pessoas vivem e trabalham, ou seja, as características sociais dentro das quais a vida transcorre. O principal problema de saúde no Brasil são as iniquidades, que apesar dos avanços na atenção básica à saúde, ainda enfrenta iniquidades nas condições sociais e de saúde. Com relação as iniquidades em saúde NÃO podemos afirmar que:
		
	
	A correlação entre a incidência de doenças e os fatores socioeconômicos é fortemente positiva.
	
	Famílias que possuem boa situação socioeconômica e boa educação possuem menor risco de serem afetadas por doenças.
	
	Um exemplo de iniquidade em saúde é a possibilidade de uma criança, cuja mãe possui apenas 4 anos de estudo ou menos, morrer antes de chegar aos 5 anos de idade.
	
	Com relação às iniquidades em saúde não há diferença significativa quando avaliamos as regiões do Brasil e a situação permanece inalterada, ou seja, não é relevante quando separamos as regiões do Brasil por área rural e urbana. 
	
	O número reduzido de profissionais da saúde nas regiões mais carentes do país, como os municípios de maior vulnerabilidade social (municípios do interior e as periferias das grandes cidades) é um exemplo de iniquidade em saúde.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301661611)
	4a sem.: Indicador Epidemiológico
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Indicador de saúde é uma variável que pode ser medida diretamente para refletir o estado de saúde das pessoas dentro de uma comunidade. O melhor exemplo é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que, baseia-se:
		
	
	Exclusivamente nos níveis de crescimento econômico e industrial.
	
	Fundamentalmente nos níveis de desenvolvimento econômico, social, educacional e de longevidade.
	
	Na Capacidade de compra da população, sobretudo.
	
	Somente na renda Per Capita do país.
	
	No número de hospitais e leitos do país, fundamentalmente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301784008)
	sem. N/A: variáveis epidemiológicas
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As variáveis epidemiológicas são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Portanto, o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença requer a sua descrição por meio das variáveis: pessoa, tempo e lugar. Com relação às variáveis epidemiológicas NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	
	A desigualdade no acesso aos serviços de saúde também pode ser observada, mediante a visualização das trajetórias percorridas pelos pacientes.
	
	As pessoas podem ser descritas de acordo com suas características herdadas ou adquiridas (idade, gênero, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunológico); com suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes) e de acordo com suas circunstâncias de vida (condição socioeconômica).
	
	O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença não é importante, visto que o local onde as pessoas vivem ou trabalham não determina o tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência. 
	
	A distribuição dos casos por períodos de tempo serve para orientar as intervenções cabíveis, fornecendo, por exemplo, informação sobre os melhores momentos para intensificar a imunização e para prevenir um possível surto. 
	
	A distribuição geográfica é utilizada para identificar de que forma as doenças se distribuem no espaço (urbano/rural), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, a baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301673619)
	6a sem.: Princípios do SUS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O SUS (Sistema Único de Saúde) representa o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por Órgãos e Instituições Públicas Federais, Estaduais e Municipais, da Administração Direta e Indireta e das Fundações mantidas pelo Poder Público, e de forma complementar pela iniciativa privada (Art. 4° Lei 8.080). Por ser um conjunto de unidades, de serviços e de ações que interagem com um mesmo propósito, organizando-se nas três esferas governamentais: Federal, Estadual e Municipal, dizemos que o sistema é único. Com relação às principais características ou princípios do SUS podemos afirmar que: I A universalidade quer dizer que todas as pessoas têm o direito ao atendimento, independente da cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda. II A equidade quer dizer que todo o cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme as suas necessidades. III Com relação à integralidade, as ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura. IV A descentralização está relacionada à redistribuiçãodas responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo. Agora, assinale a alternativa correta: 
		
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa I é falsa.
	
	As afirmativas I, II e IV são falsas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301753683)
	4a sem.: Indicadores Epidemiológicos
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	De acordo com Rouquayrol (1999), indicadores são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. A qualidade de um indicador depende das propriedades dos componentes utilizados em sua formulação (frequência de casos, tamanho da população em risco etc.) e da precisão dos sistemas de informação empregados (registro, coleta, transmissão dos dados etc.). É desejável que os indicadores possam ser analisados e interpretados com facilidade, e que sejam compreensíveis pelos usuários da informação, especialmente gerentes, gestores e os que atuam no controle social do sistema de saúde. Nesse contexto, como deve ser definido o grau de excelência de um indicador?
		
	
Resposta: Através de informações precisas e de fácil interpretação.
	
Gabarito: O grau de excelência de um indicador deve ser definido por sua validade (capacidade de medir o que se pretende) e confiabilidade (reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares). 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301673686)
	8a sem.: Planejamento em saúde
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No processo de planejamento de saúde podem ser destacados quatro momentos, que para fins didáticos, podem ser visualizados e descritos de forma separada, entretanto, são momentos simultâneos. Com relação a esses momentos leia as afirmativas abaixo: I No momento explicativo são identificadas as necessidades e problemas, buscando possíveis explicações sobre a ocorrência e produção dos mesmos. II No momento normativo procura-se definir o que deve ser feito (objetivos, metas, atividades, recursos). III No momento estratégico se definem estratégias para superação de obstáculos (desenho estratégico) e se estabelecem cursos de ação para o plano, programa ou projeto. IV No momento tático-operacional, busca-se realizar as ações. Agora, assinale a alternativa correta: 
		
	
	As afirmativas I e IV são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301676930)
	10a sem.: Vigilância Epidemiológica
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Um marco importante no avanço da vigilância epidemiológica no Brasil foi a Lei número 9.782 de 27 de janeiro de 1999, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que substituiu a Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária. Sobre a Anvisa são feitas as seguintes afirmações: I A Anvisa tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária. II As atividades de vigilância epidemiológica e de controle de vetores relativas a portos, aeroportos e fronteiras, são executadas pela Anvisa, sob orientação técnica e normativa do Ministério da Saúde. III Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. IV Compete à Anvisa o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionam com a saúde, compreendendo todas as etapas e processos, da produção ao consumo. Agora, assinale a alternativa correta: 
		
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas I e IV são falsas.
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

Continue navegando