Buscar

fundamentos e teoria organizacional uniasselvi 2019

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:442792) ( peso.:1,50)
	Prova:
	10616706
	Nota da Prova:
	9,00
Parte superior do formulário
	1.
	Diversas influências históricas podem ser referenciadas como importantes para o desenvolvimento da Administração enquanto área do conhecimento. A respeito das características de cada uma dessas influências, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Militar.
II- Desenvolvimento da ciência.
III- Perspectivas das ciências econômicas.
IV- 1ª Revolução Industrial.
V- 2ª Revolução Industrial. 
(    ) Desenvolvimento dos campos do transporte e da comunicação, entre outras áreas. Vista como aperfeiçoamento de outra onda de mudanças, ocorrida anteriormente.
(    ) Aplicação de métodos caracterizados, sobretudo, pela influência do filósofo René Descartes (método cartesiano).
(    ) Utilização do arcabouço teórico de uma ciência específica para a explicação dos fenômenos empresariais.
(    ) Táticas, estrutura, hierarquia e coordenação funcional se constituem como perspectivas influenciadoras.
(    ) Mecanização dos meios de produção, caracterizada pelo desenvolvimento, sobretudo, da indústria têxtil. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - II - III - I - IV.
	 b)
	IV - II - III - I - V.
	 c)
	III - II - V - I - IV.
	 d)
	V - III - II - I - IV.
	2.
	"Atualmente, a APO  (Administração por Objetivos) vem sendo amplamente utilizada nas organizações, visto que uma de suas características envolve todos os indivíduos no processo de gestão, proporcionando o envolvimento e o comprometimento, sempre com objetivos ou metas acordados entre as partes - líder e subordinado" (RICHTER, 2016, p. 5). Sobre as características que levaram ao surgimento da APO, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Forte pressão recebida pelos profissionais das organizações para apresentar resultados efetivos. 
(    ) Necessidade de direcionamento dos esforços despendidos pelos profissionais das organizações para resultados comuns, anteriormente estabelecidos. 
(    ) Falta de controle rápido das atuações e dos resultados apresentados pelas diversas áreas das organizações.
(    ) Busca de maior nível de subordinação dos profissionais no processo administrativo das organizações, possibilitando a centralização das decisões, bem como autocontrole das atividades realizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	Um dos grandes entusiastas da Administração Científica foi Henry Ford (1863-1947), com sua obstinação em desenvolver e lançar um carro popular no mercado dos Estados Unidos. Ford fundou sua fábrica de automóveis em 1903, a Ford Motor Co. Para ele, existem três princípios básicos para a gestão das organizações. Sobre esses princípios, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Princípio de intensificação. 
II- Princípio de economicidade.
III- Princípio de produtividade. 
(    ) Diminuir o tempo de duração com a utilização imediata dos equipamentos e das matérias-primas, e a rápida entrega do produto no mercado.
(    ) Aumentar a capacidade de produção do trabalhador no mesmo período por meio da especialização e da linha de montagem.
(    ) Reduzir ao mínimo o volume do estoque de matéria-prima em produção, a ponto de que o automóvel fosse pago à empresa antes de vencido o prazo de pagamento dos salários e da matéria-prima comprada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	I - III - II.
	4.
	A administração por objetivos (APO) se trata de um procedimento desenvolvido para aplicação prática do processo de planejar, organizar e controlar. De acordo com Chiavenato (2014), a APO está relacionada aos números que orientam o desempenho dos gerentes para um resultado mensurável, difícil, importante e compatível com os demais resultados. Com relação à APO, assinale a alternativa INCORRETA: 
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
	 a)
	Não servem de base para avaliar planos e evitam erros decorrentes da omissão.
	 b)
	Permitem o trabalho em equipe e eliminam as tendências egocêntricas de grupos existentes na organização.
	 c)
	Quando os recursos são escassos, os objetivos ajudam a orientar e prever a sua distribuição criteriosa.
	 d)
	Os objetivos proporcionam diretriz ou finalidade comum.
	5.
	Em seus estudos, Taylor observou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação de seus colegas de trabalho, seus vizinhos de tarefa (CHIAVENATO, 2011). Percebeu também que, pelo fato de aprender através da imitação e/ou repetição, condicionava os operários a adotarem diferentes métodos para fazer a mesma tarefa, assim como utilizavam uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação. Ele então resolveu investigar o modo mais rápido e um instrumento mais adequado para atingir melhores resultados. Métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por meio de uma análise científica e de forma precisa, estudando os tempos e os movimentos. "Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho - ORT" (CHIAVENATO, 2011, p. 56). Sobre os principais aspectos contemplados com relação à ORT e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Desenho de cargos e tarefas.
II- Supervisão funcional.
III- Condições de trabalho.
(    ) A eficiência não está atrelada só à aplicação dos métodos científicos e ao incentivo salarial, mas também às condições do ambiente.
(    ) Compreende a definição de seu conteúdo em termos de tarefa/atividades, bem como os métodos necessários para a sua execução e seu relacionamento com outros.
(    ) Demonstra que cada supervisor deve cuidar de determinada área ou especialidade. Por exemplo, recursos humanos, marketing, finanças, logística. O supervisor possui autoridade somente na área que supervisiona.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2011.
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - I - II.
	6.
	A Administração por Objetivos (APO), segundo Chiavenato (2011, p. 226), funciona como "um sistema dinâmico que procura integrar as necessidades da companhia e definir seus alvos de lucro e crescimento com a necessidade de o gerente contribuir e desenvolver-se. É um estilo de gerência exigente e recompensador". Para o autor, o funcionamento de um programa de APO requer alguns cuidados. Referente a esses cuidados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Revisão crítica dos planos estratégicos e táticos da companhia.
(    ) Estabelecimento para cada gerente dos resultados-chave e padrões de desempenho que ele precisa atingir.
(    ) Criação de um plano de melhoria da função que permita mensurar a contribuição de cada gerente para o alcance dos objetivos da companhia. 
(    ) Proporcionar condições que permitam atingir o controle dos funcionários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	
	Na Segunda Revolução Industrial, destaca-se James Watt, o inventor da máquina a vapor, que veio a seradotada como gerador de energia. Até então, as máquinas eram, primordialmente, movidas à tração animal ou à força das águas em moinhos. Com relação aos principais destaques da Segunda Revolução Industrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Substituição do ferro pelo aço nos processos de industrialização.
(    ) Utilização do vapor, em detrimento da eletricidade e dos derivados de petróleo.
(    ) Surgem as primeiras máquinas automáticas e a mão de obra torna-se mais especializada.
(    ) Após a adoção da máquina a vapor, iniciam-se grandes transformações nestas empresas recém-saídas dos processos manuais, agora ganham ainda mais agilidade para sua produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	 *
	Observação: A questão número 7 foi Cancelada.
	8.
	"A organização é um grupo de indivíduos organizados de acordo com suas funções, obedecendo a uma hierarquia, e cada um deles funciona de acordo com a sua função e sabe devidamente qual é o seu comportamento em relação ao seu grupo de referência na hierarquia, (...) o funcionamento destes indivíduos ocorre de forma racional, conforme a estrutura a qual eles pertencem" (RICHTER, 2016, p. 49). Assim, a estrutura organizacional pode ser dividida em: funcional, linear e de linhas-staff. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estrutura linear.
II- Estrutura funcional.
III- Estrutura linhas-staff.
(    ) Os órgãos de assessoria ligam-se indiretamente aos objetivos básicos da organização através dos setores de linha e sua autoridade é apenas funcional. Estes não possuem autoridade de cargo conferido pela estrutura organizacional.
(    ) Baseia-se na estrutura das pirâmides, sendo as comunicações feitas conforme a estrutura hierárquica, não permitindo flexibilidade. Centraliza o processo decisório em uma única pessoa e é muito usual em pequenas empresas.
(    ) Caracteriza-se, essencialmente, por sua facilidade no processo de comunicação entre os setores. O seu processo de decisão é descentralizado e busca sua estruturação pautada na especialização da tarefa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RICHTER, Rosana. Fundamentos e teoria organizacional. Indaial: UNIASSELVI, 2016.
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	I - II - III.
	9.
	A organização é um grupo de indivíduos organizados de acordo com suas funções, obedecendo a uma hierarquia, e cada um deles funciona de acordo com a sua função e sabe devidamente qual é o seu comportamento com relação ao seu grupo de referência na hierarquia. A estrutura organizacional pode ser dividida em: funcional, linear e de linhas-staff. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Funcional. 
II- Linear. 
III- Linhas-staff. 
(    ) Tem como principal característica a ligação indiretamente aos objetivos básicos da organização através dos setores de linha e sua autoridade é apenas funcional. Os órgãos não possuem autoridade de cargo conferido pela estrutura organizacional. 
(    ) Caracteriza-se, essencialmente, por sua facilidade no processo de comunicação entre os setores. O seu processo de decisão é descentralizado e busca sua estruturação pautada na especialização da função.
(    ) Caracteriza-se, essencialmente, de forma mais simples e tem sua origem na organização dos exércitos antigos e na estrutura eclesiástica. Baseia-se na estrutura das pirâmides, as comunicações são feitas conforme a estrutura hierárquica, não permitindo flexibilidade, centraliza o processo decisório em uma única pessoa e é muito usual em pequenas empresas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - I - II.
	10.
	"Os processos administrativos são também chamados funções administrativas ou funções gerenciais" (MAXIMIANO, 2008, p. 13). Sobre as funções administrativas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2008.
	 a)
	Controlar: fundamental para que o processo administrativo se consolide, o registro e a comparação dos resultados no final das atividades.
	 b)
	Dirigir: também conhecido como liderar e realizar os processos ou atividades mediante o uso dos recursos humanos, materiais e financeiros, organizados nos processos anterior.
	 c)
	Planejar: deve estabelecer uma relação de execução do projeto, observando cada alteração que ocorre no presente.
	 d)
	Organizar: delinear a estratégia e os caminhos para que no futuro possa se alcançar o êxito, prevendo os riscos e os possíveis problemas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando