Buscar

PIM I - Unip EAD

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM I
ANÁLISE DO GOOGLE SOB A ÓTICA DOS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO, COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
	NOME
	RA
	Natalie Moreno Oliveira
	1914833
São Paulo/2019
INTRODUÇÃO
Neste trabalho aplicaremos a teoria das disciplinas, que foram estudadas no primeiro bimestre de 2019 do curso design de interiores, na prática, sendo assim, de suma importância para a completa assimilação do que foi estudado, pois criaremos uma ponte entre a teoria e a prática, com o intuito de melhor compreensão e aplicação do conhecimento.
A empresa escolhida para análise foi a Google Inc., uma multinacional de serviços online e softwares, com sede em Mountain View, Califória, sendo hoje uma das três mais valiosas do mundo, juntamente com Apple e Amazon. No ano passado seu lucro líquido do foi de Us$30,74 bilhões, um crescimento de 142% com base no ano anterior (2017) e conta atualmente com um time de mais de 50.000 funcionários espalhados por mais de 40 países.
O objetivo geral deste trabalho é demonstrar na prática o aprendizado técnico e teórico das disciplinas de fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática. O objetivo específico é o estudo das práticas organizacionais e administrativas; a forma como se dá a comunicação interna e externa e a usabilidade da informática no cotidiano da empresa, a metodologia utilizada na elaboração deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica. 
Em cada capítulo será abordado uma disciplina, em Fundamentos da Administração veremos como sua aplicação ocorre dentro da empresa em análise, falaremos da prática atual da organização, a escola a qual pertence sua ideologia e qual é o seu grande diferencial em relação a outras empresas sobre o seu ambiente de trabalho, No que tange a respeito da Comunicação Empresarial será apresentado a forma como se dá a comunicação interna e externa, o porque de seus funcionários prestigiarem tanto a empresa que trabalham, e a tratativa com clientes. E veremos como a utilização das Técnicas de Informática são aplicadas no dia a dia de uma das empresas mais reconhecida na atualidade.
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
O Google, formado por Larry Page e Sergey Brin, é uma empresa multinacional que presta serviços online e de software dos Estados Unidos, cuja missão é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis para todos, foi fundada em setembro de 1998 em uma garagem. Em 2004 mudaram sua sede para Mountain View, Cafifórnia, no chamado Googleplex (complexo google, em tradução livre). Sua principal fonte de renda é oriunda de propagandas, em 2018 sua receita foi no valor de US$32,6 bilhões. 
Nos anos 2000 foi lançado as primeiras versões do buscador em outros idiomas, incluindo francês, alemão, espanhol e português, o mesmo ano em que a empresa chegou ao Brasil. Além de criar o buscador mais famoso do mundo, dentre seus serviços destacam-se o Gmail, o Blogger, o GTalk, o Google Earth, o Google Translate, o YouTube, e serviços de publicidade na internet como AdWords e AdSense., também tem investido em hardware, com a linha de smartphones Pixel, os assistentes domésticos da linha Google Home, o tablet Pixel Slate, o laptop Pixelbook e o roteador Google Wifi.
Sendo uma empresa multinacional e reconhecida mundialmente, o Google tem sua preocupação com o meio ambiente e questões sociais. Desde 2007 a empresa não utiliza mais nenhuma fonte de energia vinda da queima do carbono, sendo hoje uma das empresas que mais compra energia renovável no mundo, o que a torna um exemplo internacional não apenas pelos seus números de faturamento, mas sim por buscar alternativas para se tornar auto sustentável, já que os benefícios do uso de energia renovável são inúmeros, dentre os principais: não poluir a atmosfera e não emitir gases do efeito estufa, o que ajuda no controle do aquecimento global. 
Sua responsabilidade social baseia-se em adotar valores e trabalho com transparência, valorizar empregados e colaboradores, fazer sempre mais pelo meio ambiente, envolver parceiros e fornecedores, promover sua comunidade e criar uma organização diversa em termos de orientação sexual, gênero, etnia, condição socioeconômica, e inclusão de pessoas com deficiências, mirando também no desenvolvimento de produtos para esses públicos. Não é raro que diversos produtos focados em atender necessidades de minorias tenham nascido, eles próprios, de iniciativas de membros desses grupos minoritários integrantes da equipe do Google. 
São projetos nos quais os funcionários se sentem respeitados e valorizados, pois ao desenvolverem um novo produto para ser direcionado a um público específico, promove-se a inclusão e igualdade. Como foi o caso, por exemplo, do engenheiro de software Ken Harrenstien, que trabalha na sede da empresa em Mountain View, nos Estados Unidos. Ele, que perdeu completamente a audição quando era criança, liderou o time de tecnologia que criou a infraestrutura para que o YouTube suportasse legendas nos vídeos. 
A atmosfera cultivada pela empresa a aproxima da crença druckeriana, criada por Peter Ferdinand Drucker por volta de 1940, considerado o pai da administração moderna, de que a empresa não é apenas um instrumento econômico, mas sim uma instituição social e que precisa “trabalhar para refletir os valores sociais como a oportunidade, a comunidade, a solidariedade e as realizações individuais, e não apenas valores do negócio como custo e eficiência” (Jack Beatty, 1998, O mundo segundo Peter Drucker).
O Google oferece muitos benefícios para manter a motivação de seus funcionários, como refeições gratuitas e balanceadas, possui espaço para descanso, massagem, investe na educação de seus funcionários, 20% da jornada de trabalho de seus funcionários é destinada ao tempo livre, para que assim possam desenvolver a criatividade e até mesmo desenvolver projetos pessoais. Nesse tempo de “descanso” ocorrem interações entre os colaboradores o que por diversas vezes culminam em novas ideias e interações sociais, como informou Dan Ratner, um engenheiro mecânico, que se juntou a empresa em 2015 e definia o Google como uma aldeia. 
Neste parâmetro vemos em prática o que Drucker, em seu livro The New Society(1949), escreveu sobre a demanda dos trabalhadores para um grupo fechado e com boas relações entre os colegas de trabalho, seus supervisores e, sobretudo, para o reconhecimento como seres humanos, para prestígio e satisfação social, e que os trabalhadores deveriam cuidar de seus próprios assuntos, e ao fazê-lo, ganhar recompensas que iriam além de seus salários, no Google vemos na prática essa teoria, pois seus funcionários podem criar projetos pessoais que são executados usando os 20% do tempo livre (com apoio do Google, que fornece suprimentos básicos), onde pode-se construir um protótipo da ideia com seus colegas e começar a medir a eficácia do projeto. As melhores inovações são apresentadas para um supervisor e, podem ser formalizados e financiados. 
Hoje contando com mais de 50.000 funcionários, o Google nos prova que a teoria da construção de uma “fábrica comunidade”, como dizia Drucker, com o modelo de local de trabalho como uma instituição social é possível de ser implantado, ter sucesso e ainda servir como exemplo internacional.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Desde 2007 o Google tem estado entre as 100 melhores empresas para se trabalhar; sempre entre as 4 colocadas, segundo a revista Fortune, dentre os vários motivos isso se deve ao investimento na satisfação do seu público interno e a preocupação em oferecer as mesmas vantagens e benefícios a todos os seus funcionários, independentemente do cargo., qualquer colaborador recebe participação nos lucros e ações da empresa.
Os escritórios do Google fazem uso da comunicação não verbal, pois são projetados para facilitar a
livre circulação de ideias, por exemplo do estagiário ao presidente, todos ficam em salões abertos e barulhentos, o que resulta em uma relação de trabalho mais integrada e produtiva. Não há salas particulares, todos estão sempre próximos e em contato uns com os outros, o que facilita muito a comunicação entre todos os funcionários, porém há o respeito caso o funcionário precise de privacidade, mas quando retornam às suas mesas, devem estar cercados por seus colegas. Ou seja, a empresa investe muito no endomarketing, pois sabe que a satisfação do público interno trará um melhor atendimento aos clientes externos, por isso é fundamental ter funcionários motivados com os objetivos empresariais e engajados neles para que todos consigam fazer parte da identidade cultural da empresa e participarem das mudanças e da condução das diretrizes organizacionais
O fluxo horizontal das comunicações tem seu princípio básico em uma estrutura sem valorização de relações de poder. Assim como o nome mostra, contrapõe a gestão vertical (derivada da hierarquia) como uma forma mais participativa, em que as decisões são tomadas em conjunto e, portanto, tem a responsabilidade dividida entre os membros do time. Por isso, não é incomum que os profissionais sejam incentivados a se posicionar e expressar sua opinião. Da mesma forma com que acontece com a responsabilidade, também ganham mais autonomia sobre seu trabalho.
O Google oferece vários canais de atendimento ao cliente e em diversas plataformas e idiomas, para sanar dúvidas, reclamações e prestar suporte aos seus produtos através de e-mail, chat, bate-papo, telefone e central de ajuda on line.
TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
O Google hoje é uma das maiores empresas do setor de tecnologia e conta com uma estrutura gigantesca de infraestrutura, redes e servidores, estes são praticamente o coração da empresa e ficam espalhados ao redor do globo e são baseados em containers e utilizam técnicas próprias para melhorar o uso de energia e resfriamento de suas máquinas, diferente de outras companhias de tecnologia, o próprio Google é quem desenha e constrói seus servidores.
Dentro de seus escritórios os funcionários utilizam toda a plataforma Google que também é disponibilizada para seus clientes, para otimizar a rotina administrativa e a comunicação interna e externa, como Gmail(e-mail), Google Search(buscador), Google Chrome(navegador), Google Maps(mapas), Google Tradutor(traduções), Agenda, Google Drive (armazenamento na nuvem), hangouts (Comunicação instantânea por videoconferência, chat e/ou voz), entre outros. 
Um de seus produtos que merece um destaque especial é o Google Docs Suíte que conta com editor de texto, de planilhas e de apresentações de slides, seu principal diferencial é estar na web, então você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar, pois tudo é salvo na nuvem. Além disso, o Docs causou grande impacto também por permitir a edição colaborativa de documentos, ou seja, várias pessoas poderiam acessar o mesmo arquivo e alterá-lo simultaneamente.
Internamente há um sistema de suporte tecnológico do Google, o TechStop, que é físico e fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar a equipe com as necessidades de hardware e software e solução de problemas, auxiliando os funcionários no dia a dia.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após finalizar este trabalho, podemos concluir que a análise da empresa Google Inc. sobre a ótica da disciplina fundamentos da administração nos trouxe uma visão de como a teoria de Peter Drucker pode ser aplicada na prática e como os valores sociais, ambientais e as diversidades podem colaborar para que um empresa atinja âmbito mundial e seja considerada uma das melhores empresas para se trabalhar, já que seus funcionários são motivados e têm a oportunidade de investirem em projetos pessoais dentro de seu horário de trabalho. 
Contudo, este êxito não seria possível caso sua comunicação empresarial não ocorresse de forma transparente e bem articulada, com embasamento em endomarketing e a estrutura de seus escritórios que são planejados para que aja uma comunicação horizontal e todos tenham acesso às informações. 
Também compreendemos como a empresa utiliza as técnicas de informática aplicadas devidamente a rotina empresarial e faz uso de ferramentas próprias para esta finalidade, como o Google Docs Suíte.
Ao unirmos a teoria e a prática tivemos uma melhor compreensão das matérias estudadas no primeiro bimestre do ano corrente, expandindo nosso aprendizado e conhecimento, permitindo criar uma análise crítica com embasamento teórico. 
REFERÊNCIAS
ADMINISTRADORES.COM, Como o Google motiva seus funcionários. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/como-o-google-motiva-seus-funcionarios/77742/> Acesso em 11/04/2019.
Beatty, Jack. O umndo segundo Peter Drucker. 1ed. São Paulo: Editora Futura, 1998.
CULTURA DA ORGANIZAÇÃO, O Google e sua cultura organizacional inovadora. Disponivel em: <http://culturadaorganizacao.blogspot.com/2012/06/o-google-e-sua-cultura-organizacional.html> Acesso em 10/04/2019.
ENDOMARKETING.TV, Comunicação interna: tudo que você precisa saber para melhorar a sua empresa. Disponível em: <https://endomarketing.tv/comunicacao-interna/#.XK-EANJKi72> Acesso em 15/04/2019.
ÉPOCA NEGÓCIOS, 10 coisas que talvez você não saiba sobre o Google, que completa 20 anos. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2018/09/10-coisas-que-talvez-voce-nao-saiba-sobre-o-google-que-completa-20-anos.html> Acesso em 10/04/2019.
EXAME, As regalias que fazem todo mundo querer trabalhar no Google. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/beneficios-que-fazem-todo-mundo-querer-trabalhar-no-google/> Acesso em 12/04/2019.
EXAME, O jeito Google de ser. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/pme/o-jeito-google-de-ser/> Acesso em 10/04/2019.
EXAME, Todos querem ser como o Google, melhor empresa para trabalhar. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/google-todos-querem-ser-assim/> Acesso em 09/04/2019.
Garcia, Solimar. Comunicação empresarial. São Paulo: Editora Sol, 2011.
JUSBRASIL, Como o Google motiva seus funcionários. Disponível em: <https://fredfilhoconsultoria.jusbrasil.com.br/artigos/121161324/como-o-google-motiva-seus-funcionarios> Acesso em 11/04/2019.
LINKEDIN, Google e a responsabilidade socioambiental. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/google-e-responsabilidade-socioambiental-hiram-sartori> Acesso em 11/04/2019.
MOBILE TIME, Google aumenta seu lucro em quase 150% em 2018. Disponível em: <https://www.mobiletime.com.br/noticias/04/02/2019/google-aumenta-seu-lucro-em-quase-150-em-2018/> Acesso em 13/04/2019.
NA PRÁTICA, Por que a diversidade é tão importante para o Google? Disponível em: <https://www.napratica.org.br/diversidade-google-brasil/> Acesso em 10/04/2019.
OLHAR DIGITAL, Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre a empresa. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/google-historia-curiosidades-e-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-buscador/80732> Acesso em 13/04/2019.
Pimenta, M. A. Comunicação empresarial. 4ed. São Paulo: Alínea, 2006.
SANTOS, Livaldo dos. Fundamentos da administração. São Paulo: Editora Sol, 2011.
SCIELO, Introdução à obra de Peter F. Drucker. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901968000400005> Acesso em 12/04/2019.
TECMUNDO, Conheça a estrutura monstruosa utilizada pela Google para seus servidores. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/google/104430-conheca-estrutura-monstruosa-utilizada-google-servidores.htm> Acesso em 11/04/2019.
TIAGO TESSMANN, Telefone Google: como entrar em contato com o Google Brasil. Disponível em: <https://tiagotessmann.com.br/telefone-google-como-entrar-em-contato-com-o-google-brasil/> Acesso em 10/04/2019.
UOL TECNOLOGIA, Tudo está na nuvem, mas onde ficam os principais servidores de internet?. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/redacao/2018/06/29/cabeca-nas-nuvens-onde-estao-os-principais-servidores-de-internet-no-mundo.htm>
Acesso em 12/04/2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando