Buscar

Direito do Criador Intelectual

Prévia do material em texto

O direito do criador intelectual é um elemento do direito que abriga as criações intelectuais, facultando aos seus docentes direitos econômicos os quais ditam a formato de comercialização, circulação, uso e produção das propriedades intelectuais ou das obras e serviços que incorporam tais criações intelectuais, ou seja, é uma norma criada para garantir a propriedade ou exclusividade resultante da atividade intelectual. 
A pirataria de uma invenção, é um desrespeito aos direitos de propriedade intelectual. A imitação de uma obra artística ou produção intelectual é avaliado um abuso aos direitos do seu inventor. Nos casos citados acima, os direitos de propriedade intelectual cobrem até mesmo uma penalidade criminosa para quem não respeitá-los.
Um país é constituído também pelo seu patrimônio intelectual, intangível (que não palpáveis), e não apenas pelos seus bens corpóreos (palpáveis); a riqueza de um país está hoje em dia unida à tecnologia e à informação que ele dispõe. Marcas valem milhares de vezes mais que as fábricas e bens que elas têm.
A lealdade do consumista por uma marca não tem preço, ou melhor, tem um alto preço, afinal a marca é extremamente importante para a companhia aproximar-se ao consumista num mercado tão concorrente como o contemporâneo.
Posteriormente a invenção da marca, da obra, da invenção que pode vir o sucesso da companhia, mas não basta apenas inventar, é preciso resguardar a obra intelectual pelo meio do registro.
Tipos de Propriedades intelectuais: 
O direito de propriedade intelectual pode permanecer em três divisões: direito autoral, propriedade industrial e proteção sui generis.
Direito Autoral
Os direitos autorais se citam a amparo concedida aos autores de criações intelectuais ou artísticas. Direitos que garantem a domínio sobre obra de arte, pinturas, músicas, obras de arte e de programas.
Propriedade Industrial
Expõe o respeito às invenções técnicas e tecnológicas que tenham relação com o setor produtivo. Ou seja as patentes de invenções, marcas, tecnologias, modelos industriais, processos produtivos, fórmulas, desenhos, criações visuais, plantas, segredos industriais e demais criações que tenham algum valor econômico. 
No Brasil, essa assistência é coberta através Lei n° 9279/96 (Lei da Propriedade Industrial). São garantidos uma série de direitos aos inventores, como o domínio de fazer, vender, importar, empregar, comercializar e exonerar-se os direitos sobre sua criação a outras partes.
Proteção Sui Generis
É um tipo de segurança exclusiva relacionada ao setor de eletroeletrônicos, computação e telecomunicações. Através dela, são protegidos os direitos sobre a topografia de circuitos integrado, desenhos de placas, memórias, processadores e ao material de reprodução de plantas privativas.
Nos nossos pais afim de garantir a proteção do direito intelectual é de extrema importância o registro das marcas, patentes e tecnologias no INPI. 
O autor da obra deve exercer todos os trâmites e registrar perante ao órgão competente para que de fato o amparo seja válido. Sendo que esse amparo exclusivamente será garantido se não houver qualquer outro registro anteriormente com a mesma criação.

Continue navegando