Buscar

fundamentos da adm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

“a eficiência  consiste em fazer certo as coisas e a eficácia  em fazer as coisas certas.”
Parte 2
Qual a abordagem da Teoria Clássica? Compare-a com a abordagem
da Administração Científica
Resposta: Na Teoria Clássica, ao contrário da Administração Científica, buscava-se alcançar a eficiência das organizações por meio do todo organizacional e de sua estrutura para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos ou pessoas. Já segundo a Administração Científica, essa eficiência era alcançada por meio da racionalização do trabalho do operário e do somatório da eficiência individual.
 Compare a ênfase nas tarefas(Administração Científica) e a ênfase na estrutura (Teoria Clássica).
 Resp.:A administração científica caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional, enquanto a teoria clássica caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da
organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização
da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural.
 Defina proporcionalidade das funções administrativas ?
Resposta: Para Fayol existe uma proporcionalidade da função administrativa, isto é, ela se reparte por todos os níveis da hierarquia da empresa e não é privativa da alta cúpula. Em outros termos, a função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. À medida que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa e, à medida que se sobe na escala hierárquica, mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas. 
Diz Fayol que, em todos os tipos de empresas, a capacidade essencial das pessoas situadas nos níveis inferiores é a capacidade profissional característica da empresa e a capacidade essencial dos grandes chefes é a capacidade administrativa. 
Suas conclusões são as seguintes. 
a) A capacidade principal de um operário é a capacidade técnica. 
b) À medida que se eleva na escala hierárquica, a importância relativa da capacidade administrativa aumenta, enquanto a da capacidade técnica diminui. A equivalência entre capacidades se estabelece no nível do terceiro ou do quarto grau da hierarquia. 
c) A capacidade principal do diretor é a capacidade administrativa. Quanto mais elevado o nível hierárquico do diretor, mais essa capacidade domina. 
d) As capacidades comercial, financeira, de segurança e contabilidade têm máxima importância para os agentes do 5 ou 6 grau hierárquico. À medida que se sobe, a importância relativa dessas capacidades, no valor de cada categoria de agentes, diminui e tende a nivelar-se. 
e) A partir do 4 ou 5 grau hierárquico, o coeficiente aumenta à custa dos das outras funções que diminuem.
o que significa cadeia de comando ou cadeia escalar?
Resp: A cadeia de comando - também denominada cadeia escalar - baseia-se no princípio da unidade de comando, que significa que cada empregado deve se reportar a um só superior.

Outros materiais