Buscar

TRABALHO de logistica

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
POLO DE SOROCABA/SP
Curso de Tecnologia em Logística
1º Semestre
PROJETO HEMEJAN
DISCIPLINA: MODELOS DE GESTÃO
ALEXSANDRA SILVA DE LIMA RA: 8571706452
ALISON PATRIK DE ALMEIDA RA: 7840401002
ANDRÉ BRAZ RIBEIRO FELIPINI RA: 3081700999
KAIQUE GABRIEL DE ALMEIDA NASCIMENTO RA: 7853656140	
LUIZ PAULO DOS SANTOS RA: 0111005697
TUTOR PRESENTE: ROGÉRIO DIAS
SOROCABA/SP
2018
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado para apresentar soluções de mudanças para a empresa HEMEJAN, uma empresa familiar especializada em móveis localizada na cidade de Londrina/PR. Atualmente, a empresa encontra-se em um modelo de gestão burocrático, onde podemos observar a dificuldade nas tomadas de decisões e inovações para o seu crescimento. 
O modelo de gestão burocrático, criado pelo sociólogo e economista alemão Max Weber, é a forma detalhada de explicar como as atividades serão realizadas, interrompendo ações que, normalmente, deveriam ser rápidas. Isso vem ocorrendo com frequência na empresa HEMEJAN, no qual todos os departamentos estão dependentes de um único gestor.
Nosso intuito, é propor mudanças a partir de um novo modelo de gestão, fazendo com que os profissionais dessa organização possam gerar resultados frutíferos, saudáveis e duradouros, e consequentemente conseguir atingir todas as metas e objetivos da empresa com eficiência e eficácia. 
DESENVOLVIMENTO
Modelo Burocrático
 É muita burocracia! Quem nunca ouviu essa frase? Como o nome já diz, todo sistema burocrático geralmente é ineficaz essa ineficiência baseia –se no fato de que decisões rápidas precisam ser tomadas dentro da organização, mas ela fica “amarrada”, dependendo de alguém lá de cima para se tomar as decisões, dificultando assim a agilidade de um determinado processo dentro da empresa. Tudo é muito lento e padronizado.
Modelo Atual: Modelo Burocrático 
O modelo de Gestão atual da Empresa HEMEJAN é o modelo Burocrático, modelo esse que já descrevemos. Ele é totalmente administrativo muito formal e pouco ágil. Em uma empresa burocrática as decisões que precisam ser tomadas geralmente acontecem por um superior e o relacionamento entre as pessoas no ambiente de trabalho acaba se tornando totalmente impessoal, dificultando assim o andamento desta empresa. Existe uma enorme dificuldade de desenvolver um trabalho moderno e inovador.
Proposta: Modelo Contemporâneo.
Buscando soluções para tais dificuldades encontramos e adotaremos um Modelo de Gestão onde se tem total liberdade de atuação.
 Assim o Modelo de Gestão Contemporâneo tem como proposta o compartilhamento, colaboração e envolvimento de todo um pessoal, teremos assim mais autonomia para desenvolver projetos, com isso a empresa ganha agilidade nos seus processos e isso irá refletir positivamente em todos os setores, aumentando assim a produtividade e os reflexos das melhorias são notórios.
 Para que essa mudança ocorra será necessário um agente de mudança. Um gestor, que possa propor um planejamento de processo gerencial diferente do atual, que por sua vez ira fazer cuidadosamente um escopo da empresa a fim saber:
Conhecer todos os setores e seguimentos da empresa no mercado.
Estudando bem ao fundo a viabilidade desta mudança de gestão, tendo em conta os pros e contras em aplicar essa mudança em todos os aspectos possíveis listando:
Justificando estas mudanças a fim de mostrar a todos que é possível que elas aconteçam.
Que método irá usar para que elas aconteçam realmente de maneira eficaz e contínua.
Qual será o custo dessa mudança e o impacto que ela ira causar na empresa.
Que benefícios ela ira trazer não só na economia mais também aos colaboradores e funcionários internos.
 Tendo feito isso ele já sabe qual o modelo de gestão que melhor se encaixa no seguimento da empresa causando uma melhora imediata no processo de produção para alavancar a autoestima da empresa fazendo com que todos vejam que a mudança realmente foi boa e fez bem.
Gestor
Planejar, organizar, coordenar, controlar. 
	
 Este profissional, durante a execução de projetos, define papéis, atribui tarefa acompanha e documenta o andamento da sua equipe através de ferramentas e técnicas apuradas, administra investimentos e integra as pessoas para trabalharem juntas por um só propósito.
3.1 Ferramenta de Gestão de Planejamento: Análise SWOT
Está ferramenta tem com base levantar de maneira rápida e pratica os pontos fortes e as fraquezas do ambiente interno da empresa. Também	 avaliando no mercado externo quais as melhores oportunidades e as principais ameaças que esta empresa irá enfrentar em uma possível mudança de gestão ou qualquer tipo de projeto que se deseja adotar. 
Plano do projeto
Nosso Projeto será realizado da seguinte maneira:
 Primeiramente a empresa necessitara de um Gestor “Um agente de mudanças”. Que por sua vez terá a missão de integrar os 4 pilares de gestão que essa empresa já possui, primeiramente gerenciando um escopo da gestão atual, fazendo isso por meio de ferramentas de gestão, gerenciamento do tempo, que será necessário para a execução deste planejamento, gerenciando cada etapa a ser desenvolvida na EAP.
4.1 A importância da EAP (Estrutura Analítica e Projetos)
EAP.
 A importância da EAP (Estrutura Analítica de Projetos). Ela é uma ferramenta extremamente importante no gerenciamento de projetos, ela reúne em um único documento aspectos de Escopo, Tempo e Custo. Promove um melhor planejamento desses aspectos. Logo essa ferramenta será utilizada por nós para auxiliar e ilustrar as divisões de tarefas.
Objetivo: Crescimento da Empresa HEMEJAN e abertura de Filiais.
4.2 Elaboração do Projeto.
4.3 CONFLITO DE GERAÇÃO
Empresas perdem produtividade em conflitos de gerações.
Estudo revela que um em cada 3 funcionários admite que sua companhia perde pelo menos 5 horas de trabalho semanal em conflitos entre pessoas de diferentes idades. 
Para resolver essas questões as empresas têm adotado Lean Innovation managencut: (Gestão da Inovação Enxuta). representa um modulo mental voltado para mudança pela inovação. Com base em alguns princípios da Produção Enxuta que é adotado pela montadora Toyota, modelo este que iremos adotar na empresa para melhorar o desempenho dos funcionários e a melhoria da pratica do processo de produção e minimizar os conflitos, colocando os funcionários de determinada gerações, onde possivelmente se tem um melhor aproveitamento de suas habilidades técnicas e pessoais. 
Promover debates e abrir canais para que os funcionários tenham voz ativa e possam representar suas ideias tanto na empresa quanto na maneira que o trabalho é feito, proporciona uma interação geral dos grupos de trabalho, assim poderemos interagir entre as gerações e extrair de cada uma delas o que tem de melhor a oferecer e aplicando essas ideias.
Mostrando assim a importância de termos todas as gerações, e de sermos de fato um todo! Trabalhando juntos respeitando o fato de sermos sim todos diferente e sabendo respeitar que isso é normal.
4.4 RECURSOS HUMANOS: MÓVEIS HEMEJAN
 Com o novo modelo de gestão, a MÓVEIS HEMEJAN optou por uma nova modalidade de contratação, com intuito de diminuir custos e despesas com as folhas de pagamentos dos empregados. Nesse novo projeto, o Sr. Rubens diretor geral da empresa, pretende fazer algumas alterações na contratação dos funcionários, onde analisamos a situação de cada possibilidade para vermos se realmente será viável e benéfica para a empresa.
	 Designer de Produtos: A MÓVEIS HEMEJAN encara o mercado de trabalho de forma competitiva, nisso é necessário agilidade para entender as tendências de mercado e inovar lançando novos produtos, com isso a empresa possui um departamentocom profissionais responsáveis na criação de novos projetos, no qual com o novo modelo de gestão serão adotados através de home office (tele trabalho);
	 Home Office: é o escritório em casa. Ele é um método totalmente vantajoso para a empresa que o adota, pois reduz os custos e benefícios, como economia com materiais de apoio, refeição, transportes, entre outros. Um ponto muito importante é que para esse tipo de funcionário, não haverá controle de jornada, nem de horas ou de tarefas. Ele também não terá direito a hora extra ou banco de horas, o que vem a ser uma grande redução de custos para a organização, o trabalhador não tem horário fixo, mas precisa entregar o trabalho que foi combinado em contrato com a empresa. 
	Terceirização de Mão de Obra: a Móveis HEMEJAN pretende terceirizar trinta por cento do setor de marcenaria, considerando que a marcenaria é a atividade principal da empresa. Isso se dá ao fato de que, o empregador tem a possibilidade de contratação de empregados para trabalhar esporadicamente, pagando-lhes apenas pelo período em que prestarem serviços.
	Contrato Intermitente: Considera-se como intermitente o contrato de trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses. Um contrato intermitente não estabelece uma carga horário mínima de trabalho para os funcionários, com isso, sua renda mensal dependerá exclusivamente da sua convocação para o trabalho, ou seja, é provável que, ao final de 30 dias, o trabalhador não acumule renda suficiente a um salário mínimo e, assim, não tenha aquele mês contabilizado para a sua previdência social, ou seja, de um modo geral, o contrato de trabalho intermitente surge como uma modalidade destinada a eventos que necessitam, em momentos específicos de aumento de mão de obra, onde a previsibilidade é uma inconstância.
Conclusão:
 Assim chegamos ao fim deste projeto de desenvolvimento da empresa HEMEJAN, reunidos ao diretor geral da empresa o Sr. Rubens, ficou mais que claro que era necessário a implantação de um gestor a empresa trazendo um novo modelo de gestão e foi o que fizemos!
 Profissional este que nos apontou que a empresa tinha um modelo de gestão completamente burocrático e propôs um modelo de gestão contemporâneo. 
 Fizemos uma analise utilizando ferramentas de gestão de projetos para apontar nossos pontos fortes e fracos e as ameaças e oportunidades que o mercado oferece!
 Trabalhamos com os pilares da empresa de maneira continua (Financeiro, RH, Marketing e Produção). Assim criamos um projeto e elaboramos uma EAP (Estrutura Analítica de Projetos), para deixar de uma maneira pratica e fácil as etapas do projeto e apontando as entregas (funções), que cada pilar deverá se empenhar.
 Trabalhamos também com nosso RH a questão de conflitos internos com nossos diferentes grupos de trabalho (geração x, y e z). e chegamos a um consenso, elaboramos assim e adotamos Lean Innovation managencut: (Gestão da Inovação Enxuta) colocando nosso foco na produção e abrindo canais de comunicação e promovendo inclusão social dos funcionários de todos os setores diretamente na posição da empresa. 
 Claro que nosso trabalho não acaba por aqui, nossa visão inovadora e capacidade de criar projetos a fim de resolver os problema da HEMEJAN, vai continuar atuando cada vez mais e de maneira intensa em cada setor da empresa a fim de transformar essa empresa em uma multinacional no setor de móveis. 
Referências bibliográficas
CATIDIO.Sandro. Diferenças entre o modelo burocrático e o modelo contemporâneo. Disponível em: <https://sandrocan.wordpress.com/tag/modelo-de-gestao-burocratico/>. Acesso em 22 de maio de 2018.
Especialista explica o novo contrato de trabalho intermitente; confira. Disponível em: <https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,contrato-intermitente-pode-precarizar-relacoes-de-trabalho,70002086853> .Acesso em 22 de maio de 2018.

Continue navegando

Outros materiais