A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
u

Pré-visualização | Página 1 de 3

1.
		Em relação à evolução do Controle Interno no Brasil, o marco histórico relacionado ao processo de evolução do controle das contas públicas é conhecido como:
	
	
	
	
	Código Pombalino
	
	
	Chegada da Corte de D. João VI
	
	
	Criação do Erário Régio
	
	
	Proclamação da República
	
	
	Criação do primeiro Tribunal de Contas no Brasil
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		¿o conjunto de atividades, planos, rotinas, métodos e procedimentos interligados, estabelecidos com vistas a assegurar que os objetivos das unidades e entidades da administração pública sejam alcançados, de forma confiável e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão, até a consecução dos objetivos fixados pelo Poder Público.¿ Podemos associar este conceito como sendo o conceito de(a):
	
	
	
	
	aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
	
	
	Controle Externo
	
	
	Controle Interno
	
	
	de aplicação exclusiva pelos tribunais de contas
	
	
	Controle patrimonial
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Em relação ao disposto no artigo 74 da CF/88, quais poderes devem manter sistema de controle interno?
	
	
	
	
	Apenas o Judiciario
	
	
	Nenhum deles. Ter um sistema de controle interno é uma escolha do governante e não uma imposição constitucional
	
	
	Executivo, Legislativo e Judiciario
	
	
	Apenas o Legislativo
	
	
	Apenas o executivo
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		A estrutura de controle interno compreende ambiente de controle; mapeamento e avaliação de riscos; procedimentos de controle; informação e comunicação; e monitoramento. O ambiente de controle deve demonstrar o grau de comprometimento em todos os níveis da administração com a qualidade do controle interno em seu conjunto. Das alternativas abaixo indique aquela que é relativa à mapeamento de riscos:
	
	
	
	
	a forma como serão gerenciados os riscos está incluída no mapeamento dos riscos
	
	
	Mapeamento de Riscos corresponde à análise da relevância dos riscos
	
	
	a resposta ao risco, indicando a decisão gerencial para mitigar os riscos, a partir de uma abordagem geral e estratégica, considerando as hipóteses de eliminação, redução, aceitação ou compartilhamento está incluida no mapeamento dos riscos.
	
	
	a definição das ações a serem implementadas para prevenir a sua ocorrência ou minimizar seu potencial está incluida no mapeamento dos riscos
	
	
	Mapeamento de Riscos é a identificação dos eventos ou das condições que podem afetar a qualidade da informação contábil.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Em muitos órgãos da administração pública, a automação de processos já é uma realidade, conforme afirmou o secretário federal de Controle Interno da CGU, Valdir Agapito Teixeira em Audiência Pública relacionada à gestão eletrônica de documentos. Ele destacou que, para a administração pública, sua implementação é um exercício do princípio da eficiência. Neste sentido, o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, ressaltou que a gestão eletrônica de documentos é tarefa inadiável ao aprimoramento da prestação de serviços públicos. Para ele, a transparência e eficiência no desempenho do papel dos Correios relaciona-se ao gerenciamento eletrônico de documentos. (dados retiradodo do site: http://www.cgu.gov.br/imprensa/Noticias/2011/noticia12111.asp ) Considerando o contexto descrito acima, indique nas alternativas a seguir o conceito que está associado ao principio prescrito no Artigo 37 da constituição e citado no texto acima.
	
	
	
	
	É o grau de atingimento das metas fixadas para um determinado objeto de uma ação em relação ao previsto, em um determinado período.
	
	
	consonância, ao longo do tempo, e geração com base em procedimentos rotinizados e incorporados às atividades.
	
	
	É a medida da relação entre os recursos efetivamente utilizados para a realização de uma meta, frente a padrões estabelecidos.
	
	
	capacidade de captar os aspectos, etapas e resultados essenciais ou críticos das operações examinadas.
	
	
	aderência dos atos e fatos de gestão praticados, aos normativos legais e técnicos que regem os mesmos.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		O artigo 71 trata da titularidade do controle externo e enumera a competência deste controle. Com relação ao seu inciso I, assinale nas alternativas a seguir, aquela que indica a entidade responsável por apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.
	
	
	
	
	Colegiado de Governadores
	
	
	Supremo Tribunal Federal
	
	
	Ministério Público Federal
	
	
	Os Senadores
	
	
	Tribunal de Contas da União
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		A Auditoria Interna do Ministério Público da União tem como função garantir a efetiva e regular gestão dos recursos e bens públicos destinados à instituição. Para isso, planeja, orienta, coordena e controla a gestão orçamentária, financeira, patrimonial e administrativa do MPU. Realiza auditorias, emite pareceres técnicos para orientar na tomada de decisões, faz exame prévio de minutas e editais de licitação e elabora relatórios fiscais do órgão. (texto retirado do site: http://www.pgr.mpf.gov.br/conheca-o-mpf/estrutura/orgaos-do-mpu ) Segundo a Resolução CFC Nº 986/03, que aprova a NBC T 12, a Auditoria Interna tem vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. Nas alternativas a seguir, indique aquela que explicita como esta atividade está estruturada, conforme preconizado na NBC T 12:
	
	
	
	
	em premissas, com enfoque gerencial, e metas dissociadas.
	
	
	em proposições , com enfoque técnico e objetivo explicitamente individualizado.
	
	
	em parametrizações, com enfoque gerencial e metas centralizadas.
	
	
	em pressupostos, com enfoque gerencial, e objetivo sistêmico.
	
	
	em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo sistemático e disciplinado
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. No caso do trecho de reportagem a seguir: "Dez servidores da Prefeitura de Cuiabá foram afastados dos cargos após suspeita de participação no esquema de desvio de recursos provenientes da arrecadação de impostos. Eles foram citados na Operação Impostor, deflagrada pela Polícia Civil no ano passado, e as investigações continuam. Uma auditoria interna apurou que mais de R$ 1,3 milhão foram desviados em apenas 10 dias. Os funcionários afastados estão lotados nas secretarias de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Fazenda, Gestão e na Procuradoria Fiscal. Conforme o procurador-geral do município, o afastamento é necessário para que os servidores não possam interferir nos processos administrativos pelos quais são investigados. Eles deverão permanecer afastados até a conclusão do processo administrativo disciplinar, prevista para daqui a 120 dias." (texto adaptado do conteúdo disponível no site: http://m.g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/02/dez-servidores-suspeitos-de-irregularidades-sao-afastados-da-prefeitura-de-cuiaba.html) A NBC T 12 faz a distinção entre fraude e erro. Indique nas alternativas a seguir aquela que no contexto descrito acima apresenta uma assertiva correta conforme o conceito prescrito na NBC T 12:
	
	
	
	
	é um exemplo de fraude por se tratar de ato intencional de quem o praticou.
	
	
	é um exemplo de fraude por se tratar de ato não-intencional de