Buscar

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
	
	
 
Fechar
Avaliação: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Tipo de Avaliação: AV2 
Aluno: 
Professor:
Turma: 
Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 06/2015
�
 1a Questão (Ref.: 200601443212)
sem. N/A: Sustentabilidade
Pontos: 1,5  / 1,5 
Estácio investe na criação de aplicativos para tablets e smartphones 
 Com uma equipe formada por programadores, revisores, webdesigners, redatores web e analistas, o campus da Universidade Estácio de Sá, no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro, abriga há cerca de um ano o projeto Fábrica de Conhecimento, dedicado a formular, testar e implementar os aplicativos para dispositivos móveis com conteúdo didático. Segundo o diretor da Fábrica de Conhecimento, Roberto Paes, o grande desafio é aliar tecnologia e didática.
"É um equívoco achar que tecnologia não precisa ser combinada com metodologia. Nosso conteúdo é criado com o auxílio dos professores da Estácio, com o foco na aprendizagem autônoma", afirma. Embora os aplicativos da Estácio tenham sido pensados inicialmente para atender as necessidades da sala de aula, Paes explica que essa condição foi superada e atualmente são produzidos apps úteis para o público geral, e não somente para os alunos da universidade. No entanto, aplicativos para a sala de aula também são desenvolvidos. É o caso do Legis Explorator, que auxilia estudantes da faculdade de Direito a terem acesso às leis, de forma atual e bastante simples. Disponíveis gratuitamente para as plataformas Android, iOS e Windows Phone, muitos dos 60 apps já lançados são de uso geral. É o caso do Conversor de Unidades e do Quiz de Português, produto mais baixado, com cerca de 20 mil downloads. Os apps da Estácio totalizam, juntos, aproximadamente, 30 mil downloads. O número, na opinião de Paes, deve ter uma alta expressiva em 2013, quando serão lançados mais 15 aplicativos nas áreas de Educação, Comunicação e Artes, Saúde, Gestão e Negócios, Engenharia e Direito. 
Fonte: Site Mobile Time http://www.mobiletime.com.br/08/02/2013/estacio-investe-na-criacao-de-aplicativos-para-tablets-e-smartphones/324857/news.aspx
De que maneira ações como essa, desenvolvidas pela Fábrica do Conhecimento, para o uso do tablet e demais recursos móveis na Educação podem colaborar com a sustentabilidade? 
Resposta: A inclusão digital nos tras acesso fácil e rápido a informação o que para educação é essencial, podendo o aluno estudar por conta própria não somente para uma faculdade mas qualquer assunto de seu interesse de forma rápida e fácil, hoje na internet é possível encontrar bastante conteudo para nossos estudos aumentando ainda mais nosso campo de conhecimento e por nossa própria conta.
Gabarito: Ao deixarmos de utilizar o papel já estamos colaborando com o meio ambiente, outra característica importante a ser destacada é o fato de que esses recursos digitais móveis consomem pouca energia.
�
 2a Questão (Ref.: 200601268061)
1a sem.: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Pontos: 0,5  / 0,5 
Analise as sentenças abaixo e classifique-as como Verdadieras (V) ou Falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que traz a sequência correta de preenchimento dos parênteses. 
(  ) Há conceitos diferenciados sobre sociedade, ciência e tecnologia, variando de acordo com o período histórico, a cultura, o contexto e a abordagem que lhe são atribuídos. 
(  ) Sociedade, ciência e tecnologia mantêm uma relação contínua entre si, em constante interação, entretanto não determinam impactos mútuos em sua evolução. 
(  ) A ciência e a tecnologia, bem como seus fatos e artefatos, são neutros e universais, não cabendo, portanto, ao profissional de TIC avaliar antecipadamente os impactos de sua ação no contexto regional e organizacional de sua atuação. 
(  ) A abordagem da associação em rede nos traz uma visão mais ampla das relações entre sociedade, ciência e tecnologia, com atores protagonistas, que em sua atuação em rede, geram fatos e artefatos tecnológicos, de acordo com interesses específicos, direcionando a evolução científica e tecnológica num determinado momento. 
V, F, V, V. 
F, V, F, V. 
F, F, F, V. 
V, V, V, F.
V, F, F, V. 
�
 3a Questão (Ref.: 200601268047)
2a sem.: ABORDAGENS
Pontos: 0,5  / 0,5 
Na análise da evolução social, científica e tecnológica do homem contemporâneo podemos identificar quatro abordagens principais. Assinale qual das abordagens apresentadas abaixo está realcionada à definição: "A ciência e a tecnologia não são boas ou más, são neutras, e sua evolução seria o resultado do seu progressivo desvelamento e da contínua descoberta da verdade, e por isso, único, universal e coerente com o progresso".
Sociedade da Informação
Dialética
Associação em rede
Neutralidade
Determinismo tecnológico
�
 4a Questão (Ref.: 200601266621)
3a sem.: SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Pontos: 0,5  / 0,5 
A sociedade está sempre em constante mutação e evolução e, até chegarmos ao período atual, podemos perceber claramente quatro fases principais de evolução da sociedade:
Sociedade Primitiva; Sociedade Burocrática; Sociedade Industrial; Sociedade do Terceiro Setor
Sociedade Passiva; Sociedade Aristocrática; Sociedade Inovadora; Sociedade do Conhecimento
Sociedade Primitiva; Sociedade Caótica; Sociedade Informacional; Sociedade ortodoxa
Sociedade Primária; Sociedade Agrícola; Sociedade do Terceiro Setor; Sociedade Revolucionária
Sociedade Primitiva; Sociedade Agrícola; Sociedade Industrial; Sociedade do Conhecimento 
�
 5a Questão (Ref.: 200601835078)
sem. N/A: Inclusão e exclusão digital
Pontos: 0,5  / 0,5 
Fenômeno definido, genericamente, como consequência da ausência ou dos obstáculos encontrados no acesso às novas tecnologias digitais disponíveis, sobretudo, mas não exclusivamente, a Internet: 
Cultura digital.
Informação digital.
Sociedade da Informação.
Desigualdade social.
Exclusão digital. 
�
 6a Questão (Ref.: 200601826752)
sem. N/A: Relação dialética entre a sociedade e as TICs
Pontos: 0,5  / 0,5 
Podemos perceber que a rápida evolução tecnológica pode originar nas empresas: graus de incerteza na adoção de novas tecnologias, um ritmo muito acelerado de mudanças que afetam os processos de negócio e um gap de desenvolvimento da infraestrutura de TI. As formas de trabalho na área de TI também têm se modificado bastante com diversas formas. Marque a opção que não esta de acordo com o TEMA acima.
terceirização
e-arpanet
mobilidade
e-learning
teletrabalho
�
 7a Questão (Ref.: 200601266571)
6a sem.: ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS
Pontos: 0,5  / 0,5 
O uso e a aplicação das TIC em diferentes contextos e situações da vida humana tem originado reflexões e debates sobre os aspectos legais relacionados, principalmente, ao mundo virtual suportado pela Internet, podendo ser citados, entre outros:
Direito público à imagem; Direito particular à informação; Virtualização; Pirataria
Direito privado à imagem; Direito público à informação; Crimes Virtuais; Pirataria
Direito público à imagem; Direito particular à informação; Virtualização; TI Verde
Nenhum direito à informação; Todos os direito de imagem; Computação na nuvem; Distribuição gratuita de software proprietário
Direito privado à imagem; Direito público à informação; Crimes Virtuais; Intranet
�
 8a Questão (Ref.: 200601440721)
sem. N/A: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Pontos: 1,5  / 1,5 
Apresente uma análise comparativa entre os impactos, dependências e oportunidades geradas pelas TIC na sociedade e organizações.Cite exemplos para representar.
Resposta: Hoje informatizar sua empresa não é mais um luxo e sim uma questão de obrigatoriedade para se manter no marcado, surgindo assim diversos empregos na área de TI, a informatização como necessária nas empresas acaba se tornando fundamental para seus funcionarios em determinadas áreas ao mínimo noções básicas de informatica, evoluindo assim o conhecimento da informática na sociedade.
Gabarito: O aluno deverá citar que o impacto causado nas empresas faz com que as empresas tenham que mudar seus modelos de negócio tendo que adaptar todos os processos; a dependência nos dias de hoje é de tal forma que qualquer falha pode causar danos a sociedade e/ou prejuízos às empresa. As rotinas de contingência estão cada vez mais valorizadas. Por exemplo, falha na distribuição de energia elétrica, falha nos sistemas da ponte. Em compensação gera muitas oportunidades das mais variadas: desde extração de conhecimento das bases de dados provendo as empresas condições para melhorar o seu negócio e aumentar a rentabilidade, até empregabilidade, e principalmente a Inclusão social.
�
 9a Questão (Ref.: 200601826753)
sem. N/A: O mercado de trabalho na área de TI
Pontos: 1,0  / 1,0 
"De acordo com dados publicados pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação (BRASSCOM) o faturamento da área no Brasil é atualmente em torno de US$ 123 bilhões, representando 4,5 % do PIB nacional. Somos o sétimo mercado interno de Tecnologia da Informação (TI), em contínua expansão. Se juntarmos a área de comunicação, alcançamos o patamar de quinto maior mercado mundial", apontou o professor Robert Didio. Ele explica ainda que "de acordo com a BRASSCOM, atualmente, o setor de TI emprega 1,3 milhão de profissionais, mas a tendência é aumentar esse número, pois existe uma escassez em torno de 40 mil profissionais que tende a se amplificar ao longo do tempo em função da falta de profissionais qualificados no mercado. Com o constante avanço da tecnologia, o mercado de trabalho para as profissões ligadas à área de tecnologia segue cada vez mais aquecido."
Verifique as sentenças a seguir em relação ao profissional de TI:
I - É importante que o profissional mantenha-se atualizado e desenvolva novas competências e habilidades, além do conhecimento técnico, para manter-se qualificado e apto a enfrentar os novos desafios. 
II - Podendo atuar em empresas onde a TI é atividade fim, as possibilidades são diversificadas e apresentam remuneração e oportunidades diferenciadas de outras áreas. 
III - O mercado de trabalho como um todo e, mais especificamente na área de TI, é fortemente impactado pelo comportamento do consumidor, aumento na quantidade de fusões e aquisições, terceirizações em alta, proliferação de dispositivos móveis e crescimento do volume de dados armazenados. 
Todas as sentenças estão corretas. 
Apenas as sentenças II e III estão corretas. 
Apenas as sentenças I e III estão corretas. 
Apenas as sentenças I e II estão corretas. 
Apenas a sentença I está correta. 
�
 10a Questão (Ref.: 200601822340)
sem. N/A: Grau de informatização das empresas
Pontos: 0,0  / 1,0 
Chamamos de inclusão digital a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs). A ideia é que todas as pessoas, principalmente as de baixa renda, possam ter acesso a informações, fazer pesquisas, mandar e-mails e mais: facilitar sua própria vida fazendo uso da tecnologia. A necessidade de inclusão digital está diretamente relacionada ao nível de __________________ da sociedade, que deve ter políticas bem definidas e estrutura de telecomunicações adequadas ao __________________ do processo de informatização. 
 As palavras que melhor preenchem as lacunas são: 
amadurecimento / objetivo. 
relacionamento / plano. 
aceleração / planejamento. 
intenção / pensamento. 
informatização / desenvolvimento.

Continue navegando