Buscar

Fichamento Santander Consumer Finance

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Fichamento de Estudo de Caso
EMANUELA APARECIDA ANACLETO
Trabalho da disciplina Análise de Opções de Transações e Investimentos
 Tutor: Prof. James Dantas de Souza
Belo Horizonte 
2019
Estudo de Caso de Harvard:Santander Consumer Finance
Referência: TRUMBULL, Gunnar; CORSI, Elena; BARROM, Andrew. Santander Consumer Finance. Harvard Bussiness School, p.1-29, 13 dez. 2010.
O estudo de caso em questão traz a trajetória do SCF(Santander Consumer Finance), em 2008 a Magda Salarich, com 28 e com sólida carreira no gerenciamento de vendas e marketing, ela assume o grupo SCF como Chief Executive Officer, pela bagagem de experiência que a mesma trazia seu grande desafio era planejar os passos da companhia pelos próximos dez anos.
Entre 2002 e 2008, ainda sob a gestão do antigo CEO, o Santander almejava crescimento, de um pequeno grupo de filiais na Europa, ele já se passava para a posição de uma das maiores empresas para financiamento ao consumidor do mundo. Em apenas quatro meses Salarich deveria apresentar a nova estratégia a direção do SCF, havia decisões importantes a serem tomadas dentre elas estavam sustentação da lucratividade, consolidação ou investimento em novo mercado, estratégias organizacionais, centralização das demandas nas filiais ou matriz, padronização ou iniciativas conforme localização.
O grupo Santander foi fundado em 1857 por um decreto real que autorizou a criação de um banco na cidade de Santander norte da Espanha. O banco expandiu seus negócios em 1950, com a abertura de novos escritórios, o banco operava a maior rede de bancos de varejo do mundo ocidental, também operava atividades bancárias no atacado, privadas, cartões de credito, gestão de ativos, seguros e no setor de financiamento.
Em 1944 o grupo inaugurou o CC Bank, um atendimento sem agencia somente por telefone. A primeira expansão foi dentro da Europa, em 2006, expandiu primeiramente para os Estados Unidos, e em 2007 para México e Rússia, Em 2008 o grupo já atuava em 20 países, sendo seu maior mercado a Alemanha.
 O financiamento ao consumidor, uma das atividades desenvolvidas pelo grupo, inclui qualquer tipo de empréstimo para financiar compras do consumidor, porém essa praticar de financiar cresceu após o crescimento do setor de manufatura, e os fatores que contribuíam para essa expansão e aceitação seria a inovação em avaliação de risco, processamento de dados e financiamento. Porém a avaliação de riscos de novo clientes ainda era algo em desenvolvimento, já havia na /frança países com dados negativos de clientes, porém nenhum lugar com dados positivos o que aumentava o risco. Com isso este indicador era medido somente com base nos dados interno, as taxas de inadimplência variavam muito entre um país e outro eles atribuíam esse fato a diversidade de créditos ao consumidor,
Num esforço para promover à integração em 1987 a comissão Européia introduziu a primeira diretiva de crédito ao consumidor, seu objetivo era estabelecer padrões básicos de procedimentos e relatórios, Harmonizava métodos para calcular taxas, dava ao cliente o direito de validar o contrato, e em caso de oposição a algum item poderia haver o cancelamento, porém gerou reações negativas, induzindo que a burocracia aumentou, porém sem melhorar a escolha do consumidor. O consumidor quer saber preços, numero de prestações, taxa de juros, valores de do empréstimo.
No modelo de negócios do Santander sua principal atividade era o financiamento de veículos, além disso, fornecia também serviços financeiros relacionados, a intenção era manter esse cliente fidelizado após prestação de serviços, com isso também começou a investir em inovação para agilizar o processo de aprovação para gerar satisfação do cliente e os revendedores poderiam agilizar processo.
Para manter a fidelização, era necessário entender a necessidade do cliente para aos uma aquisição inicial fidelizar o mesmo com produtos relacionados, porém esse mercado por ter ampla concorrência exigia do revendedor atitudes mais agressivas e junto com as mesmas estavam linkadas as baixas margens financeiras do setor. Foi possível perceber que é necessário criar um relacionamento com o cliente.
Os principais concorrentes da SCF eram a GE Money, Paribas e Credit Agricole, No negócio de financiamento de veículos a empresa operava paralelamente as cativas de montadoras. O SCF não pretendia concorrer com esse processo, porém gostaria de ser o segundo melhor no setor de carros novos e o primeiro financiador de carros usados.
A estrutura do Santander estava estruturada em quatro regiões geográficas, cada uma liderada por um gerente, cada filial contava com uma pessoa para tratar questões jurídicas, cada uma das filiais possui u gerente para promover o negócio de seguros, e também por desenvolvimento de um novo produto, Mesmo com autonomia das filiais algumas funções era centralizadas como gestão de riscos, controle de custos, plataforma de TI, monitoramento de satisfação do cliente e financiamentos.
Para financiar seus empréstimos a SCF contava com diversas fontes, dentre elas dividas privilegiadas, promissórias, securitização de ativas e depósitos de clientes. Devido às restrições empréstimos só podem ser feitos dentro do mesmo país, visto que fora os custos seriam maiores.
Ao avaliar o processo de abordagem para novos países, a abordagem da SCF era cobrir os principais países europeus em termos de PIB e população. Esforços para se estabelecer em países fora da União Européia apresentavam desafios, A Rússia mesmo com esses desafios era um mercado de grande potencial. Cada país apresentava a SCF suas próprias limitações regulamentadoras.
O Santander possui um grande desafio que conta com três questões que seriam lidar com expansão, operar novos modelos de mercado de crédito e a consolidação. Para investir em alguns países era necessário avaliar se o negócio principal era suficientemente forte para atuação, deveria se definir quais funções deveria ser quais centralizadas ou não mesmo após expansões ainda fica como oportunidade o financiamento de estoque do grupo Santander conversão de cientes, cobrança de pagamentos e seguro. 
 
 
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando