Buscar

Tipos de Clivagem - Embriologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é Clivagem Holoblástica:
E um tipo de clivagem conhecido por realizar a clivagem total, ou seja, realizar totalmente as divisões mitóticas do zigoto, ao contrário da Meroblástica, que só realiza a clivagem parcialmente. A clivagem total, holoblástica, só ocorrerá nos alécitos, isolécitos e heterolécitos. 
Alécitos: Não possuem nenhuma quantidade de vitelo (Mamíferos placentários).
Isolécitos: Ou oligolécitos, possuem pouco ou quase nenhum vitelo, sendo esse distribuído de forma homogênea. (Invertebrados)
Heterolécitos: Ou Mesolécitos, possuem uma quantidade moderada ou suficiente de vitelo, tendo maior concentração deste em determinada região do ovo. (Anfíbios).
A clivagem holoblástica se divide em três tipos: 
A clivagem Holoblástica Radial é definida como uma série de divisões (três clivagens iniciais seguidas de divisões mitóticas até atingir a forma de blástula) nos planos verticais e horizontais do ovo. Ocorre então a primeira clivagem vertical entre os dois polos do ovo como podemos notar na imagem abaixo. Dessa forma, ao dividir o zigoto formam-se dois blastômeros, ou seja, divide o embrião em duas metades simétricas. Na segunda clivagem, também vertical entre os polos do ovo (eixo animal-vegetal), ocorre a formação de 4 blastômeros. Na terceira clivagem, a divisão ocorre de forma horizontal, dividindo os 4 blastômeros, formando 8 blastômeros de tamanhos semelhantes. A partir da terceira clivagem, ocorrem outras divisões horizontais e verticais a fim de ter como objetivo final a blástula.
A clivagem Holoblástica Espiral apesar de parecida com a Clivagem Holoblástica Radial, ela se divide a partir de planos oblíquos. Como consequência dessa divisão, os blastômeros não se dividem em tamanhos iguais, dessa forma deixando micrômeros e Macrômeros formando ângulos uns com os outros, uma vez que esses são de tamanhos diferentes, como podemos notar na imagem abaixo. Essa condição de Clivagem espiral só ocorre em ovos heterolécitos (com quantidade suficiente de vitelo).
A clivagem Bilateral apresenta uma característica incomum dos outros tipos de clivagem, uma vez que desde a primeira divisão, cria-se uma simetria inicial do embrião, que não irá mudar ao longo das clivagens, essa simetria já indica os futuros lado direito e esquerdo do corpo do embrião, dividindo-o em duas metades simétricas. Tendo as próximas clivagens meridionais, até chegar no objetivo final, a blástula.

Continue navegando