Buscar

AP2 CS CONTRADIÇÕES SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AP2 – CONTRADICOES SOCIAIS 
1)Ao longo da sua trajetória intelectual, Karl Marx formulou um conjunto de conceitos importantes para a compreensão do modo de produção capitalista, assim como para os diferentes modos de produção existentes ao longo da história.
Considerando essa afirmação, avalie as afirmações a seguir:
I. As forças produtivas dizem respeito aos meios de produção utilizados no processo de produção, como matéria-prima, instrumentos, ferramentas, e à própria força de trabalho.
II. O modo de produção no seu sentido estrito refere-se às condições materiais de produção e, devido a essa materialidade, não tem um caráter histórico.
III. O critério de distinção entre os diferentes modos de produção, apresentado por Marx, é o conceito relações de produção, já que a produção depende de determinadas relações estabelecidas entre os indivíduos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)I, II e III.
b)I e II, apenas.
c)III, apenas.
d)II e III, apenas.
e)I e III, apenas.
2)No seu livro Marx: ciência e revolução, Márcio Naves argumenta que Marx, ao analisar a estrutura social, utiliza uma figura arquitetônica para representar a relação existente entre as duas esferas que a constituem e estão articuladas entre si.
Complete as lacunas da sentença a seguir.
“De acordo com essa imagem, o “________________________", as "relações materiais", a "produção capitalista" constituiriam a ________________ ou a estrutura sobre a qual se ergueria uma ____________________ compreendendo todos aqueles elementos de natureza “não-econômica” (NAVES, Márcio Bilharinho. Marx: ciência e revolução. São Paulo/Campinas: Editora Moderna/Editora da Unicamp, 2000, p. 33).
Agora, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)Mercado – economia – infraestrutura.
b)Modo de produção – indústria - sociedade.
c)Materialismo histórico - base - infraestrutura.
d)Modo de produção - base – superestrutura.
e)Processo histórico – superestrutura – base.
3)“Uma aranha executa operações semelhantes às do tecelão, e a abelha envergonha mais de um arquiteto humano com a construção dos favos de suas colméias. Mas o que distingue, de antemão, o pior arquiteto da melhor abelha é que ele construiu o favo em sua cabeça, antes de construí-lo em cera. No fim do processo de trabalho obtém-se um resultado que já no início deste existiu na imaginação do trabalhador e, portanto idealmente” (MARX, Karl. O Capital. Crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1988, p. 142-143).
Considerando as informações contidas no trecho citado acima, analise as afirmações abaixo.
I. O trabalho humano difere-se da atividade realizada pelas outras espécies animais por ser movido pelo instinto e por suas habilidades e características inatas.
II. O caráter intencional do trabalho humano diferencia a espécie humana das atividades realizadas pelas outras espécies animais.
III. A atividade produtiva humana envolve uma representação mental prévia à execução do processo de trabalho sobre o resultado almejado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)III, apenas.
b)I, II e III.
c)II e III, apenas.
d)II e I, apenas.
e)II, apenas.
4)Fundamentando-se na teoria marxista, Márcio Naves, em seu livro “Marx: ciência e revolução”, afirma: “Para que o capital se constitua é necessário que o possuidor do dinheiro encontre no mercado uma mercadoria que se revista de uma “qualidade” específica, de que nenhuma outra mercadoria é dotada”.
Responda a alternativa correta que menciona a qual mercadoria e qualidade o texto se refere.
Alternativas:
a)O capitalista necessita encontrar a mercadoria força de trabalho, cuja qualidade consiste em valorizar a si mesma.
b)A força de trabalho é a mercadoria que o possuidor de dinheiro necessita encontrar, já que ela tem a qualidade de o seu valor de uso ser fonte de valor.
c)O capital é a mercadoria que o possuidor de dinheiro necessita encontrar, já que por sua qualidade consiste na sua capacidade de se autovalorizar.
d)Os meios de produção correspondem à mercadoria que o capitalista necessita encontrar, uma vez que eles têm a qualidade de produzirem sozinhos mais valor.
e)O capitalista necessita encontrar a mercadoria dinheiro, cuja qualidade consiste em proporcionar uma acumulação.
GABARITO: 
E
D
C
B

Continue navegando