Buscar

Administração grupo

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
NOMES DOS ALUNOS
produção textual INterdisciplinar em grupo
alimentação saudáveis e suas técnicas. 
Bom Jesus da Lapa - Bahia
2017
NOMES DOS ALUNOS
produção textual INterdisciplinar em grupo 
alimentação saudáveis e suas técnicas. 
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas de: Marketing, Pesquisade Mercado, Negociação e Metodologia Cientifica.
Profº: Ewerton Taveira Cangussu, Henry Tetsuji Nonaka, Ms. Emilia Yoko Okayama, Elisete Alice Zanpronio de Oliveira, Suzi Bueno de Almeida, Paula Baracat de Grande e Vinicius Pires Rincão.
Bom Jesus da Lapa - Bahia
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................04
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEIS E SUAS TÉCNICAS........................................05
QUESTIONÁRIOS DE PESQUISA DE MERCADO........................................07
RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE CONFLITOS-RAC....................................09
CONCLUSÃO..................................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................11
	
INTRODUÇÃO.
Veremos neste trabalho acadêmico de produção textual em grupo, a respeito de “Alimentação Saudáveis e suas Técnicas”, relacionadas aos tipos de alimentação e fatores em que a educação alimentar e nutricional é um dos caminhos existentes para a promoção da saúde, que leva a população a refletir seu comportamento alimentar. Além disso, por diante realizamos um questionários de perguntas em relação ao alimento saudável a questão da empresa “Ômega Produtos Alimentícios”.
A esta empresa além de vender produtos saudáveis também requer uma pesquisa mercadológica, para estudarmos a questão de tipos de comportamentos que levam a comprar e consumir a este produto. E o que nos leva a fazer um levantamento de pesquisa pelo produto através de questionários para: entrevista, registrar informações, analisar informações sobre o mercado consumidor e etc.
E finalizando a esta etapa do trabalho a proposta de solucionamento do conflito com o gerente de produtção e suas ferramentas de modelo RAC (Resolução Alternativa de Conflitos”, para depois escolher e como solucionar e motivo desta decisão é o que veremos a partir do decorrer do trabalho em grupo.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEIS E SUAS TÉCNICAS.
 Ao relatar sobre a questão de “Alimentação Saudáveis e suas Técnicas”, percebemos primeiramente que a educação alimentar e nutricional é um dos caminhos existentes para a promoção da saúde, que leva a população a refletir seu comportamento alimentar e, a partir disto, conscientizar sobre a importância da alimentação adequada para a saúde, permitindo a transformação e o resgate dos costumes tradicionais. De acordo Rodrigues e Roncada:
“Isso contribui para uma estratégia de vital importância para o enfrentamento dos problemas alimentares e nutricionais do contexto atual”. (RODRIGUES, RONCADA 2008).
Em ambiente nacional, a evolução de políticas que visam à promoção de práticas alimentares saudáveis, respeito ao Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e às diversidades nacionais. Este contexto político e promotor tem sofrido um contínuo crescimento que atualmente é orientado pelo Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas lançado em 2012. O Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas representa um grande avanço na concretização da educação alimentar e nutricional. 
Esse trabalho acadêmico tem o propósito de embasar o desenvolvimento de práticas voltadas à reflexão, valorização das diversidades e resgate a cultura alimentar, garantia da segurança alimentar, formação de conhecimentos, entre outras coisas que promovam da alimentação saudável. Obtendo adequadamente uma alimentação saudável é especificadamente, de forma razoável de comer equilibradamente, isto é, assegura uma variedade de alimentos, em quantidades justas. 
Os alimentos são substâncias usadas para alimentar os seres vivos ao longo da sua vida e que fornecem todos os nutrientes necessários para a produção de energia, funcionamento correto do organismo, formação, crescimento e reparação do corpo. Os nutrientes são substâncias que existem nos alimentos, e que fornecem componentes essenciais ao nosso organismo. Os grupos de nutrientes com funções bem diferentes no nosso organismo e cujas necessidades são variáveis, dependem por um lado, do tipo de nutriente, mas também das necessidades de cada indivíduo. Os nutrientes são: 
Proteínas: são substâncias que entram na composição dos alimentos e que servem para construir e reparar os tecidos do corpo humano (músculos, tendões, ossos, pele). Elas são indispensáveis para o crescimento. Numa alimentação saudável e equilibrada devemos ingerir diariamente os dois tipos de proteínas, aliás, as de origem vegetal são consideradas cada vez mais importantes porque as fontes de proteínas animais, na maior parte das vezes também contêm muita gordura saturada;
 Os hidratos de carbono: são substâncias que nos fornecem energia para nos movimentarmos e para trabalharmos no dia-a-dia. Eles são como o combustível do nosso organismo. O organismo consegue obter 4 Kcal por cada grama de hidratos de carbono consumido;
 Fibra alimentar: é um conjunto de substâncias habitualmente presentes nos alimentos de origem vegetal, que o nosso aparelho digestivo não consegue digerir. As fibras alimentares estão divididas em dois grandes grupos, de acordo com a sua capacidade de dissolução em água: as fibras solúveis e as insolúveis. As fibras solúveis, presentes em maiores quantidades na fruta e nos legumes têm uma grande capacidade de absorver água aumentando muito o seu volume;
A água: é importante na vida de todos os seres vivos, porque eles podem viver sem alimentos por um período de tempo, mas não vivem sem água. As funções da água são a digestão, o transporte e a absorção dos nutrientes, a eliminação dos resíduos, a temperatura do corpo e os fluidos do organismo (lubrificante das juntas e amortecedor para os órgãos contra choques). Vitaminas e Minerais: são nutrientes que ajudam o bom funcionamento do organismo, regulando-o. Eles ajudam também no aproveitamento das outras substâncias que constituem os alimentos, são como os sinais de trânsito. As vitaminas intervêm em muitos processos metabólicos e bioquímicos sendo nutrientes indispensáveis no crescimento, manutenção e funcionamento do organismo;
Gorduras: também nos dão energia, protegem contra o frio e transportam algumas vitaminas. Elas também são o nosso combustível. Habitualmente as gorduras estão divididas em três grandes grupos, de acordo com a sua estrutura química: as saturadas, as monoinsaturadas e as polinsaturadas.
QUESTIONÁRIOS DE PESQUISA DE MERCADO.
A empresa “Ômega Produtos Alimentícios S/A”, com mais de 20 anos no mercado brasileiro e situada na região ABC Paulista em São Paulo. Esta empresa trabalha no desenvolvimento da venda de produtos naturais para o bem estar do consumidor, a procura de “alimentação saudável” é uma grande preocupação na vida das pessoas. Como a empresa Ômega Produtos Alimentícios no mercado do Brasil cresceu após o ano de 2014 faturaram cerca de R$ 40 bilhões.
Resumidamente falando a respeito desta empresa, desenvolvemos um questionário para saber a opinião do público alvo entre 10 pessoas, e será necessário fazer alguns principais fatores que influenciam de comportamento ao consumidor compra de acordo com as pesquisas refletem nesta questão como:
Fatores culturais – Cultura – Subcultura – Classe social; 
Fatores sociais – grupos de referência, família, papéis sociais e status;
Fatores pessoais– Idade e estágio do ciclo de vida, ocupação e circunstâncias econômicas, estilo de vida, personalidade e autoimagem; 
Fatores psicológicos – motivação, percepção, aprendizagem e crenças e atitudes.
QUESTIONÁRIO:
Queremos saber sobre você consumidor:
Qual é o seu gênero?
Qual é a sua idade/ faixa etária?
Qual é a sua renda mensal?
Qual é o seu estado civil?
Você tem filhos? Quantos?
Cidade e endereço.
Onde você viu a propaganda da empresa Ômega Produtos Alimentício?
( ) Televisão ou Rádio ( ) Jornais / Revistas ( ) Online (banners, PPC)
( ) Transporte Público ( ) nenhuma das alternativas
Por favor, selecione como você tem conhecimento da empresa e dos produtos naturais e relacionados à compra:
( ) Nunca ouvi falar dela
 ( ) Já ouvi falar dela, mas nunca comprei seus produtos / serviços
 ( )Ocasionalmente compro seus produtos / serviços
 ( ) Regularmente compro seus produtos / serviços
Por quanto tempo você tem usado o "produto"?
 ( ) Menos de 1 mês ( ) 1-6 meses ( ) 6-12 meses ( ) 1-2 anos ( ) 2 anos 
 Onde você comprou o "produto"?
 ( ) Loja de departamentos ( ) Drogaria ( ) Shopping ( )Internet
Está plenamente satisfeito você está com o "produto"?
 ( ) Muito satisfeito ( )Satisfeito ( ) Insatisfeito ( ) Muito insatisfeito
Em comparação a outros produtos deste tipo, a qualidade do "produto":
 ( ) Muito pior ( ) Pior ( ) Quase igual ( ) Melhor ( ) Muito melhor
Por favor, classifique em ordem de importância o que você procura na escolha de produtos deste tipo:
	1
	2
	3
	4
	5
	QUALIDADE
	
	
	
	
	
	PREÇO
	
	
	
	
	
	QUANTIDADE
	
	
	
	
	
	NOME DA MARCA
	
	
	
	
	
	ATENDIMENTO
	
	
	
	
	
	FAMILIARIDADE
	
	
	
	
	
Você recomendaria esse produto para outros? 
( ) sim ( )não
10 – Sugestões:________________________________________________.
RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE CONFLITOS-RAC.
Nos dias de hoje na época moderna, a chamada “teoria de conflito”, não é associada a algo negativo, pelo contrário, deve ser percebido como fenômeno natural positivo, a respeito desta positividade Fiorelli relata que:
“[...] o conflito constitui a fonte que alimenta a energia transformadora, que enseja a mudança. O conflito é a antítese da estagnação e permite que a humanidade enfrente o desafio de continuar explorando a Terra para alimentar uma população que não dá sinais de estabilização [...]” (FIORELLI, 2004, p.15)
A definição detalhada de conflito é um processo de oposição e confronto que ocorre entre indivíduos ou grupos nas organizações, quando as partes envolvidas exercem poder na busca de metas ou objetivos valorizados e obstruem o progresso de uma ou várias metas. Isso é de fácil visualização nas organizações sejam elas com ou sem fins lucrativos. É com a proposta de possibilitar uma melhor gestão de conflitos que foram surgindo ao longo dos tempos, os vários procedimentos chamados de “Resolução Alternativa de Conflitos- RAC”. Antigamente a palavra conflito, “é comumente associada a termos como: guerra, briga, disputa, agressão, tristeza, violência, raiva, perda e processo” (AZEVEDO 2009, p.27)
As ferramentas que compõem o RAC em relação à venda de produto, os pontos principais são: Negociação é uma foram de resolução de conflitos em que as próprias partes, chegam a uma solução amigável, transacionado seus direitos. A mediação são as partes por si, só não conseguem resolver o conflito e se utilizam de um terceiro imparcial para facilitar o diálogo entre elas, em promover a melhora da comunicação entre os envolvidos. Conciliação trata superficialmente da questão trazida pelos interessados e enfocam os aspectos, objetivos e limitados da controvérsia, como na razão do conciliador ter um papel mais ativo. 
A arbitragem é o intuito no qual deposita a confiança e a credibilidade, e por esta razão é escolhido, de comum acordo pelas partes, o que imporá uma solução a ser acatada pelas partes. A ferramenta para a escolha de solucionar um conflito interno a parte da “mediação”, a forma pelo qual precisa de um dialogo, os exemplos são a questão da venda do produto, a divulgação e a parceria de empresas que possam estar colaborando no desenvolvimento de expor a venda ao mercado.
CONCLUSÃO.
Encerrando este trabalho, vimos à questão dos alimentos saudáveis com suas técnicas, é que nós demostramos a preocupação com os hábitos alimentares da população, sendo que, os caminhos existentes para a promoção da saúde, que leva a população a refletir seu comportamento alimentar e, a partir disto, conscientizar sobre a importância da alimentação adequada para a saúde.
Desenvolvemos a pesquisa do mercado e do produto através com base de questionário para saber o grau de satisfação dos clientes, identificado os seus fatores, culturais, psicológicos e etc, a respeito da empresa Ômega Produtos Alimentícios, como a pesquisa entre 10 pessoas que proporcionou uma grande mudança na forma como é visto um produto e consumido.
Como a foram de atender com maior eficiência a estes anseios da sociedade, foram sendo estudados, e desenvolvidos e redescobertos vários processos de Resolução Alternativa de Conflitos (RAC). Como instrumento para a resolução de conflito, o diálogo é condição imprescindível para preservação das relações sociais.
No intuito que a comunicação exerce um importante papel na construção das relações sociais, e, por isso, o diálogo não violento constitui o fundamento de todas as formas consensuais de resolução de conflitos, viabilizando a escuta e considerando o ponto de vista do outro como uma contribuição a ser avaliada e valorizada.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
AZEVEDO, André Goma (org). Manual de Mediação Judicial. Brasil: Ministério da Justiça.2009
FIORELLI- José Osmir, MALHADOS JUNIOR, Marcos Júlio Olive & Moraes, Daniel Lopes de. Psicologia na mediação: inovando a gestão de conflitos interpessoais e organizacionais. São Paulo: LTc, 2004.
RODRIGUES, Lívia P.F.; RONCADA, Maria J. Educação nutricional no Brasil: evolução e descrição de proposta metodológica para escolares. Comunicação e Ciências da Saúde, Brasília, v. 19, n. 4, p. 319-322, 2008.

Continue navegando