A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação I - Antropologia Social e Cultural

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Antropologia Social e Cultural (PSI24)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:443365) ( peso.:1,50)
	Prova:
	10681322
Parte superior do formulário
	1.
	As ciências humanas são compostas de várias áreas. Entre elas identificamos a antropologia, que surge a partir de estudos científicos os quais buscam a comprovação de teorias que expliquem a evolução e o comportamento humano. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Antropologia Evolucionista.
II- Antropologia Difusionista.
III- Antropologia Funcionalista.
(    ) Esta teoria compreende que cada cultura é composta de particularidades individuais, resultado de uma estrutura macro, possível de estabelecer comparações.  
(    ) Esta teoria compreende que cada cultura independe de comparações, pois percebe que as instituições são o foco principal de análise.  
(    ) Esta teoria compreende que cada cultura procede de um processo contínuo e natural, que entende o processo como resultado da adequação dos meios às suas incompatibilidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	I - II - III.
	2.
	A Antropologia surge como disciplina científica no século XIX. Sua origem liga-se a países considerados potências coloniais, como o Reino Unido, a França e Alemanha. Depois, estabeleceu-se também nos EUA. Sobre os temas de interesse dessa antropologia central produzida no século XIX, analise as afirmativas a seguir:
I- A Antropologia desse período pode ser compreendida como a ciência que estuda a dimensão estética do homem e artísticas da humanidade.
II- A partir desse momento, os povos não europeus deixam de ser considerados selvagens para serem nomeados como primitivos: o ancestral do civilizado.
III- Os antropólogos desse período procuraram investigar a sociedade como um todo, a qual pode ser compreendida como um sistema macroestrutural.
IV- África, Índia, Austrália e Nova Zelândia tornaram-se polos de pesquisa, em torno de estudos sobre aborígenes, estudos sobre parentescos e religião. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	3.
	A Antropologia aparece no Brasil ainda no século XIX, tratando de temas clássicos. Destacam-se nomes como Peter Lund, Barbosa Rodrigues, Nina Rodrigues, Roquete Pinto, entre outros. Com relação ao trabalho desses antropólogos pioneiros, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nina Rodrigues.
II- Roquete Pinto.
III- Peter Lund.
IV- Barbosa Rodrigues. 
(    ) Estudos paleoantropológicos em Lagoa Santa.
(    ) Investigações de caráter geral.
(    ) Etnologia e arqueologia.
(    ) Estudos africanistas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - I - III.
	 b)
	II - IV - III - I.
	 c)
	I - II - III - IV.
	 d)
	III - II - IV - I.
	4.
	Podemos diferenciar o ser humano dos demais seres vivos devido à sua existência, expressão, movimentos e relações no âmbito cultural, social, político e econômico no qual está inserido. Apesar destas diferenças, o homem ainda assim se aproxima da animalidade. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O homem é o único ser vivo ativo e em constante desenvolvimento, pela sua linguagem e meio social no qual convive.
	 b)
	Todos os seres vivos têm vida própria e instintos diferentes, não possuindo relação uns com os outros.
	 c)
	O homem, apesar de seu instinto de sobrevivência e reprodução, está submetido às leis da natureza, como todos os seres vivos.
	 d)
	O homem é o único ser que é capaz de conviver em sociedade, manipulado pelos sentimentos e crenças, em um contexto grupal e social.
	5.
	A Antropologia, por ser uma ciência ampla, necessita se subdividir para atender a todas as suas especificidades, que podem ser caracterizadas como antropologia cultural e antropologia social. Sobre a antropologia cultural e social, analise as sentenças a seguir:
I- A antropologia cultural busca entender os hábitos e os costumes das sociedades primitivas.
II- A antropologia cultural busca perceber a cultura popular momentânea desenvolvida no âmbito familiar. 
III- A antropologia social busca entender a cultura popular instantânea, desenvolvida na sociedade contemporânea. 
IV- A antropologia social busca perceber o comportamento das sociedades complexas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	Afred Kroeber (1876-1960), antropólogo americano, no artigo "O superorgânico" discutiu a especificidade da cultura para o ser humano e sua vida individual e coletiva. Do ponto de vista da cultura, Kroeber utiliza a metáfora do "Orgânico". A que se refere esta metáfora?
	 a)
	A cultura é um tipo de herança genética capaz de ser repassada de geração para geração.
	 b)
	Pela cultura, o homem se identifica com a vida biológica, determinando-se apenas pela suas funções vitais.
	 c)
	A cultura determina menos o comportamento humano do que as heranças genéticas e as determinações biológicas.
	 d)
	Pela cultura, o homem distancia-se do animal, mesmo que o ser humano tenha necessidades orgânicas e biológicas determinadas.
	7.
	Este termo corresponde aos hábitos, valores, crenças e relações sociais que se institucionalizam em uma determinada sociedade e que são repassados de geração para geração. De que conceito estamos falando?
	 a)
	Relativismo cultural.
	 b)
	Etnocentrismo.
	 c)
	Cultura.
	 d)
	Antropologia.
	8.
	Em suas obras, antropólogo Roberto Cardoso de Oliveira reflete sobre o que é a escrita etnográfica. É uma etapa fundamental baseada na relação construída entre o pesquisador e os pesquisados. Para Oliveira (2001), existe uma regra básica e simples para um trabalho etnográfico apropriado. Com relação a esta regra proposta pelo antropólogo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Sobre o pensamento antropológico. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro/CNPq, 2001.
	 a)
	Olhar, perguntar e escrever.
	 b)
	Planejar, pesquisar e escrever.
	 c)
	Olhar, ouvir e escrever.
	 d)
	Olhar, escrever e interpretar.
	9.
	A mais abrangente das áreas de estudos da Antropologia é a da diversidade cultural, que compreende a humanidade de forma integral, analisando a sociedade como um todo, a qual pode ser compreendida como um sistema macroestrutural. Com relação à Antropologia Cultural, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Antropologia Cultural é compreendida como a ciência que estuda a existência de vida humana fora da Terra.
	 b)
	A Antropologia Cultural pode ser compreendida como uma ciência que estuda o fenômeno físico do homem.
	 c)
	A Antropologia Cultural pode ser compreendida como a ciência que estuda a dimensão estética do homem, desconsiderando as demais características.
	 d)
	A Antropologia Cultural pode ser compreendida como a que investiga, analisa e compreende o homem em sua dimensão cultural.
	10.
	A Antropologia no Brasil tornou-se um campo científico autônomo no século XX, especialmente, depois dos anos 1950. Desde este período, pode-se dizer que a Antropologia brasileira teve como preocupação as questões ligadas à alteridade. Com relação aos temas tratados pela pesquisa brasileira naquele momento, analise as afirmativas a seguir:
I - Visavam temas da antropologia física ou biológica, como escavações, ou da etnologia, com pesquisas sobre populações indígenas e negras no Brasil.
II - A partir de 1960, os temas discutidos pela antropologia modificam-se para

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.