Buscar

PROVA AULA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quando um grupo se forma, alguns processos relacionais passam a atuar tanto na direção do sujeito para o grupo como do grupo para o sujeito. Identifique nas alternativas abaixo a afirmativa correta relacionada ao processo relacional chamado de status.
	
	
	
	
	
	
	Prestígio desfrutado por um membro do grupo. Refere-se à posição do sujeito no grupo.
	Explicação: Sabemos que existem vários processos relacionais. O processo relacional denominado STATUS, como a própria palavra indica, tem relação com o prestígio desfrutado por algum membro do grupo, associado à posição que ocupa: de chefe, de líder, de coordenador, assistente, auxiliar etc.
	 
		
	
		2.
		Sabemos que o homem se insere no grupo dos animais sociais, o que significa que, para nós, viver em sociedade não é exatamente uma opção, mas sim um determinante biológico, portanto natural. A espécie humana, entretanto, possui um terceiro aspecto que o distingue das demais espécies sociais. É o aspecto:
	
	
	
	Cultural.
	Explicação:O homem encontra-se inserido no grupo dos animais sociais, o que significa que, para nós, viver em sociedade não é exatamente uma opção, mas sim um determinante biológico, portanto natural. A espécie humana, entretanto, possui um terceiro aspecto que o distingue das demais espécies sociais; é o aspecto cultural. É este aspecto que distingue as sociedades humanas umas das outras.
	 
		
	
		3.
		A Psicologia Social se caracteriza pelo segmento da Psicologia que estuda os processos relacionais. Sobre os principais processos psíquicos determinados pelas relações interpessoais:
 I - O outro como fator de segurança: Concepção baseada em conceitos pelos quais a personalidade é exclusivamente um produto da interação social, como nas teorias culturalistas. 
II - O outro como fator de influência na personalidade: Proveniente do comportamento infantil, aonde há uma total dependência de um adulto. 
III - O outro como fator de equilíbrio psicológico: O outro é visto como modelo e o sentimento de normalidade se dará em função da equiparação da pessoa com o senso comum. 
IV - O outro como fator motivador de ações e atitudes: A ação é a realização de uma intenção e toda realização será vinculada ao contexto relacional (códigos culturais) que motivou a intenção. Estão corretas as alternativas:
	
	
	
	III e IV
	Explicação:O primeiro ítem apresentado, referido ao outro como fator de segurança, está errado, uma vez que este processo psíquico resulta do comportamento infantil, em que há uma total dependência do adulto. Desta forma, nos acostumamos a perceber o outro como um apoio às nossas necessidades ou inseguranças. O ítem II, referido outro como fator de influência na personalidade, também está errado, porque este se apóia na concepção baseada em conceitos pelos quais a personalidade é exclusivamente um produto da interação social, como nas teorias culturalistas. Os itens III e IV estão corretos.
	 
		
	
	
		Dentre os comportamentos naturais de organização social, temos a chamada "cooperação social". Este processo, existente na grande maioria dos animais sociais se caracteriza especificamente:
	
	
	
	Pela existência de comportamentos nos quais o grupo se une para a produção de uma ação que traga benefício para todos os membros.
	Explicação:A resposta correta é: pela existência de comportamentos nos quais o grupo se une para a produção de uma ação que traga benefício para todos os membros. O melhor exemplo de COOPERAÇÃO SOCIAL é o que podemos facilmente observar no comportamento das formigas, que se unem para que, por exemplo, o alimento possa ser transportado até o formigueiro para suprir as necessidades alimentares de todas as formigas. Não é incomum ver formigas unidas, carregando um mesmo alimento, por exemplo. Entre nós, humanos, o trabalho voluntário é um exemplo de Cooperação Social.
 
	
	
	 
		
	
	
		Uma vez estabelecida uma civilização (grupo sociocultural), seu desenvolvimento será baseado fundamentalmente em uma tríade de desenvolvimentos que se relacionam entre si. São eles:
	
	
	
	Tecnológico, Social e Cultural.
	Explicação: Uma vez estabelecida uma civilização (grupo sociocultural), seu desenvolvimento será baseado fundamentalmente em uma tríade de desenvolvimentos que se relacionam entre si. São eles: DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: Refere-se aos progressos técnicos existentes em uma sociedade desde suas formas mais elementares às mais complexas. Dá-se de modo sequencial, irreversível e cumulativo. DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Diz respeito às relações instituídas entre a tecnologia empregada pela sociedade para o progresso social de sua população e as formas como estas relações se estabelecem ao nível interno e, por extensão ao nível externo com outras sociedades. Isto é, diz respeito à parcela da população que se beneficia da tecnologia existente naquela sociedade. DESENVOLVIMENTO CULTURAL (OU IDEOLÓGICO): Determinado pelo conjunto de crenças e valores produzidos ideologicamente pelas relações sociais em razão da interação dos desenvolvimentos citados. Isto é, os valores sociais que surgem pela relação entre o desenvolvimento tecnológico e o desenvolvimento social.
	 
		
	
		6.
		Decorrente de nossa atividade intelectual, o aspecto cultural pode ser traduzido como o processo de construção consciente das regras de uma sociedade, capaz de diferenciá-la e individualizá-la em relação a outros grupos sociais da mesma espécie. O aspecto cultural, portanto, tem se demonstrado o fator diferencial no desenvolvimento das civilizações. Isto quer dizer que:
	
	
	
	 o modo de organização das estruturas sociais é que irá definir uma alteração nas características de um grupo social.
	Explicação:O aspecto cultural, que é decorrente da nossa atividade intelectual, pode ser traduzido como o processo de construção consciente das regras de uma sociedade, capaz de diferenciá-la e individualizá-la em relação a outros grupos sociais da mesma espécie. O aspecto cultural, portanto, tem se demonstrado o fator diferencial no desenvolvimento das civilizações, ou seja,  o modo de organização das estruturas sociais é que irá definir uma alteração nas características de um grupo social.
	
		7.
		Chamamos de Comportamento Social ao:
	
	
	Comportamento produzido em função do outro, ou em função das expectativas sociais das pessoas.
	
Explicação:O C OMPORTAMENTO SOCIAL é derivado da relação com os demais, da consciência da existência do outro, sendo gerado pela expectativa que temos das reações sociais das pessoas. O COMPORTAMENTO SOCIAL é diferente de INTERAÇÃO GRUPAL, pois posso ter um COMPORTAMENTO SOCIAL mesmo estando só, me arrumando, por exemplo, para uma festa e pensando em bem impressionar os demais.
	 
		
	
		8.
		O aspecto intrínseco à natureza orgânica das espécies e que determina a forma de organização de suas coletividades é o aspecto:
	
	
	
	Social
	Explicação:O aspecto em jogo é o Social. Vejamos: o homem, como qualquer animal social, possui certas características de vínculos grupais que pertencem à natureza destes animais. A importância, para nós, da existência dos comportamentos sociais inatos, é a consciência de que são condutas que, por serem naturais, estarão sempre presentes nos grupos sociais e, portanto, é lícito considerarmos a existência destas condutas (referidas à hierarquia social, preservação territorial, cooperação social, preservação da prole e comunicação social) em nossas análises dos processos sociais. Vale lembrar que são todos comportamentos de organização do grupo social e que derivam da natureza orgânica de cada espécie. Os modos como serão efetuados estes comportamentos sociais, intrínsecos à natureza da espécie humana, é que vão depender do aspecto cultural.

Outros materiais