Buscar

CURSO DIREITO ANNY

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE DIREITO PENAL 
1-Teoria Geral do Direito Penal
O Direito Penal é ramo do direito Publico. Sua finalidade é tutelar os mais relevantes bens da sociedade. Por meio das suas normas veda-se praticas de condutas tendentes a lesionar a vida, as integridades física, psicologia e sexual, o patrimônio, a Administração Publica, (em sentido amplo), entre tantos outros.O Direito Penal elenca as condutas consideradas penalmente reprováveis no convívio humano e fixa as penalidades pertinentes para cada uma. Diversos são os crimes, uns de maior, outros de menor potencial ofensivo. Outros, ainda, são sequer chamados de crimes, mas como não são irrelevantes, são passiveis de punição sob o titulo de contravenções.O Direito Penal é um dos ramos mais antigos do direito e evoluiu juntamente com a sociedade. As penalidades, hoje, mas que apenas remediar o ilícito, destinam-se á reinserção do ofensor ao convívio social. A pena não deve apenas ter o objetivo punitivo, mas também educativo. 
Fontes do Direito Penal 
As fontes do direito Penal dividem-se em: (a) Materiais (b) formais 
Fontes Materiais são aquelas que criam a norma penal, ou seja, aquelas donde emanam as leis (em sentido amplo) penais. No Brasil, a fonte material do direito penal é, exclusivamente, o Estado. Conforme dispõe o Artigo 22, inciso I, da Constituição Federal de 1988: 
ART. 22. Compete privativamente á União legislar sobre: 
[...] 
Parágrafo único. Lei Complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões especificas das matérias relacionadas neste artigo.
Dessa Forma, a competência para legislar sobre direito penal é privativa da União, isto é, a União, privativamente, figura como fonte material do direito penal Brasileiro. Entretanto, o parágrafo único do citado dispositivo constitucional deixa claro que a União, mediante lei complementar, pode conferir autorização para que os Estados legislem sobre questões especificas do direito penal. São dois, portanto, os pontos de atenção em relação á possibilidade dos Estados Unidos legislarem sobre direito penal: 
Autorização expressa em lei complementar; e 
Estipulação de pontos específicos sobre direito penal, vedada a autorização genérica para legislar.

Outros materiais