ATPS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS COMPLETA
22 pág.

ATPS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS COMPLETA


DisciplinaCiências Sociais11.212 materiais41.709 seguidores
Pré-visualização5 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA \u2013 UNIDERP
Ciências Contábeis
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Professor EAD: Me. Jefferson Dias
Tutor Presencial: 
SUMÁRIO 
1. INTRODUÇÃO	3
2. CAPÍTULO 1 \u2013 DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO \u2013 LOJA ALL CALÇADOS	4
3. CAPÍTULO 02 \u2013 ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE	6
4.	CAPÍTULO 03 \u2013 MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS	14
5. CAPÍTULO 04 \u2013 O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS	17
6. CAPÍTULO 05 - O IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIAÇÃO ............................18
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS.	20
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.	21
INTRODUÇÃO 
	É muito comum hoje em dia ouvir falar sobre \u201cInvestimento\u201d. Esse termo relaciona diferentes assuntos, desde ingressar em um curso até a compra de uma casa ou aplicar dinheiro na caderneta de poupança. De fato, há algo em comum nesses exemplos, que definem investimento, como, utilizar os recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.
	Os investimentos são importantes tanto para a economia do país, na medida em que aumenta o PIB, quanto para as empresas que poderão expandir seus negócios. As organizações podem fazer investimentos comprando títulos financeiros, valores imobiliários ou no financiamento de capital (inversão de ativos vinculados a um processo produtivo).
	Dessa forma, o mercado atual apresenta diversas oportunidades de investimento e o investidor deve analisar qual será mais viável, qual trará melhor retorno, levando em consideração características econômicas, financeiras e do ambiente empresarial.
	Entendendo, assim, a importância da análise dos investimentos para o sucesso da organização. Mostraremos ao longo deste trabalho um projeto de investimento, que consiste na abertura da Loja All Calçados em Jijoca de Jericoacoara/CE, analisando sua viabilidade econômica por meio das técnicas de análise de investimentos. Falaremos ainda sobre as características do projeto, conceitos e importância, entre outras informações sobre o fluxo de caixa relevante, métodos de análise de investimentos, efeito da inflação na análise de investimentos, assim como do imposto de renda e depreciação.
	
CAPÍTULO 1 \u2013 DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO \u2013 LOJA ALL CALÇADOS
	Este capítulo tem o objetivo de apresentar características do projeto de investimento da loja de calçados, a All Calçados, que se localiza na Avenida Manoel Teixeira, município de Jijoca de Jericoacoara/CE. 
A mesma terá como foco a comercialização de calçados masculinos, femininos e infantis, além de bolsas e acessórios. 
Calçados Femininos: rasteirinhas, sandálias, Scarpins, Peep Toes, Ankle boots, mocassim, botas, tênis, dentre outros.
Calçados Masculinos: Tênis, sapa-tênis, sapato e chinelo. 
Calçados Infantis: Sapatilhas, sandálias, tênis, chinelos, etc. 
A All Calçados será uma empresa inovadora no local, visto que o bairro ainda não possui uma loja deste segmento. A empresa terá uma estrutura moderna, sua sala será clara, arejada e com som ambiente. Um diferencial que será utilizado pela loja é um cantinho destinado às crianças, um ambiente seguro e divertido, com livros, pecinhas de montar, desenhos para colorir e piscina de bolinhas. A intenção da criação deste espaço é proporcionar muita diversão e lazer para as crianças e ao mesmo tempo tranquilizar os pais na hora das compras.
O alvo da All Calçados será o público feminino, que, conforme pesquisas de mercado são as maiores consumidoras de calçados visto que não adquirirem mercadorias apenas para si, más para toda a família. Contudo, os profissionais da loja estarão preparados para atender a qualquer tipo de público, visando oferecer produtos sofisticados e confortáveis atentando sempre a tendências da moda, mas sem deixar de se preocupar em ter em seu estabelecimento calçados tradicionais para o dia-a-dia.
2.1. Competência dos responsáveis
Será administrada pela proprietária Marcia Adaiane, bacharel em Ciências Contábeis, que será responsável por todas as operações da loja. Para auxilia-la no atendimento ao cliente, organização de estoque e das vitrines contará com a colaboração de uma funcionária qualificada, Emanuela Santos, continuamente para o exercício de suas funções.
2.2. Investimento:
Verificado que o investimento total previsto da All Calçados é de R$ 63.506,58, sendo que 17,5% referem-se a investimentos fixos, 74% capital de giro necessário, o qual se refere ao estoque inicial e caixa mínimo necessário para que a empresa financie suas operações iniciais e 8,5% referente aos investimentos pré-operacionais, dentre estes: despesas de legalização reforma divulgação, dentre outras.
2.3. Concorrentes e Fornecedores:
Baseado nas informações adquiridas por meio da pesquisa mercadológica, a qual foi aplicada as famílias do município de Jijoca, constatou-se que os futuros concorrentes da loja são comércios de calçados do município: Dani Modas, Lojinha Atual, Baba Esporte, Pé na Areia, Ridelry calçados e a tendência. Os nossos fornecedores são: Sonia Calçados, Calçados Kind, Grandene, Tete Distribuidora Havaianas, Cunha representações e Indústria de Calçados Didarly, devido a proximidade de localização e aos bons preços de aquisição da mercadoria
 	
2.4. Publicidade e Promoção:
A empresa terá como diferencial . Promoções em datas especiais como dia das mães Além de promoções, que serão realizadas ao início e final das estações de verão e inverno, dia dos pais e dia dos namorados, oferecendo descontos para pagamento à vista. O meio de divulgação utilizado será por meio de rádio, distribuição de panfletos (método de divulgação preferido pelos entrevistados) e de acordo com o perfil de cada cliente será usado facebook, e-mail, telefone, etc.
2.5. Plano Financeiro:
Abrange a estimativa dos investimentos fixos, capital de giro, gastos pré-operacionais, investimento total, a estimativa do faturamento mensal da empresa, estimativa do custo de comercialização, apuração do custo da mercadoria vendida \u2013 CMV, custos com mão-de-obra, depreciação, custos fixos mensais, demonstrativos do resultado \u2013 DRE, bem como os indicadores de viabilidade (ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e o prazo de retorno do investimento, entre outros).
2.6. Estimativa Capital de Giro:
Está relacionada aos recursos necessários para o normal funcionamento da loja. Os resultados devem ser somados para saber o valor necessário de capital de giro. Partindo deste entendimento, a All Calçados prevê um estoque inicial de R$ 39.974,00 (trinta e nove mil novecentos e setenta quatro reais). Pelo fato de maior clientela da All Calçados ser o público feminino, a empresa investirá 50% do seu capital em estoque para calçados femininos, 25% calçados masculinos, 20% calçados infantis, 4% em bolsas e acessórios e 1% em meias. 
Para que se encontre o valor de caixa mínimo da empresa, estimou-se o prazo médio de recebimento das vendas bem como o prazo médio de pagamento a fornecedores. Deste forma, para calcular o prazo médio de recebimento das vendas, obteve-se como base a pesquisa mercadológica realizada, a qual apresentou que 45% dos respondentes efetuam suas compras a prazo, 40% à vista e 15% cartão de crédito.
2.7. Formulação da Estratégia:
A formulação estratégica da All Calçados, será realizada, com o intuído de aproveitar ao máximo as forças e oportunidades da empresa, bem como neutralizar as fraquezas e ameaças. Para maximizar as forças e aproveitar as oportunidades da loja, a empresa investirá forte na divulgação do empreendimento. Enquanto para neutralizar as fraquezas e ameaças como a inexperiência da proprietária no ramo calçadista, a dificuldade de adquirir as mercadorias diretamente das fábricas e a concorrência com as lojas situadas no centro da cidade de Jijoca, a empresa investirá: na contratação de uma funcionária que possua experiência no ramo; na participação frequente em feiras e eventos do meio, e na participação de treinamentos para melhor atender o cliente. 
CAPÍTULO 02 \u2013 ELABORAÇÃO DO