Buscar

Atividade Comunicação 3

Prévia do material em texto

Atividade Comunicação 3
A comunicação oral não difere totalmente da comunicação escrita. De acordo com Koch (1998, p. 61), oralidade e escrita são “[...] duas modalidades distintas de uso da língua”. Mas, apesar de apresentarem características diferentes e utilizarem do mesmo sistema linguístico, existe uma divergência marcante entre a oralidade e a escrita. 
KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998. 
Descreva qual é a divergência marcante entre a oralidade e a escrita.
A comunicação oral e a escrita são formas de variação linguística, e a principal divergência entre elas é que a oralidade geralmente é marcada pela linguagem informal e a escrita está ligada à linguagem culta.
 A Oralidade depende do contexto, pois trata-se da linguagem oral dos indivíduos e, portanto, é mais espontânea, regionalizada, interativa e com a utilização de gírias temos tendência a utilizá-la entre amigos e em família. 
Já a escrita é mais formal, elaborada, planejada sendo utilizada para trabalhos acadêmicos, artigos e em situações do meio corporativo. Ela não depende de uma situação para ser inserida. Exceto na comunicação hibrida, que ocorre por meio de sites ou aplicativos quando há a associação da oralidade e a escrita virtual, essa comunicação é conhecida como “internetês”, conforme classificação proposta por Adriana P. S. Amorim (Apostila de Comunicação,2018, p. 9)
Sendo assim, podemos notar que cada variação linguística apresenta suas características e, portanto, devem ser colocadas da forma que melhor se adequam.

Continue navegando