Buscar

AV Legislação Tributária 2014.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0278_AV_201202109111 » LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	EDSON VIEIRA DE PAULA JUNIOR
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 07/06/2014 08:25:57
	�
	 1a Questão (Ref.: 201202193136)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre os impostos assinale a afirmação INCORRETA:
	
	 
	tem por fato gerador situação independente de qualquer atividade do Estado;
	 
	pode ser cobrado quando houver a prática de um ilícito por parte do sujeito passivo;
	
	é cobrado sobre uma atividade ou situação que se relacione à riqueza do contribuinte;
	
	terá sempre uma lei que o regulamente ¿ princípio da legalidade.
	
	também conhecido como tributo não vinculado;
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201202349340)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	José detém a posse de um apartamento que fica em um conjunto habitacional de prédios, construído pela prefeitura, e invadido há 5 anos. A prefeitura, desde o início da invasão, cobra IPTU sobre o imóvel. Segundo nossa legislação, essa cobrança é:
	
	
	c) indevida, pois se considera contribuinte, além do proprietário do imóvel e o titular do domínio útil, o possuidor que detenha a posse a título oneroso
	
	d) absolutamente indevida, já que o imóvel se acha em mãos de terceiros
	
	e) devida com restrições, pois o imposto deverá ser pago apenas pelo dono do imóvel
	 
	a) devida, pois se considera contribuinte o possuidor do imóvel a qualquer título.
	
	b) indevida, pois se considera contribuinte, para efeitos de IPTU, o proprietário do imóvel ou o titular de seu domínio útil, e não o possuidor
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201202136086)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Muito se tem discutido acerca da repartição da receita oriunda dos royalties do petróleo. A batalha política, legislativa e jurisprudencial tem em meta atender aos interesses e às reais necessidades financeiras de cada ente da federação interessado. O tema cuida em especial de previsão constitucional que assegura "nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da Administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração"(art. 20, §1º da CRFB/88). Tais recursos são importantes para o ente federativo e fazem parte de seu orçamento como:
	
	
	crédito público suplementar
	 
	receita pública originária
	
	despesa pública ordinária
	
	receita pública derivada
	
	faturamento público
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201202355405)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Artigo 2º da LICCB que trata dos critérios normativos para soluções de antinomias aparentes, que diz quando duas normas forem conflitantes, e do mesmo nível ou escalão, prevalecerá a que foi editada por último. Esta afirmativa está relacionada ao critério:
	
	
	Hierárquico;
	
	Da especialidade;
	
	Da discricionariedade;
	 
	Cronológico;
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201202294830)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É sujeito passivo da relação tributária:
	
	
	Contribuinte e maiores de 18 anos de idade;
	
	Contribuinte e poder público;
	 
	Contribuinte e o responsável;
	
	Devedor e contribuinte;
	
	Todas as opções estão incorretas.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201202295120)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	João, morador do Rio de Janeiro, acaba de comprar um veículo automotor, como existe uma lei ordinária do Estado do Rio de Janeiro estabelecendo que esta situação é um fato gerador para o pagamento do tributo devido, deverá João pagar o:
	
	
	ITR
	
	Taxa de Serviço
	
	Contribuição de Melhoria
	
	IPTU
	 
	IPVA
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201202349491)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Assim que verificada a situação definida em lei como hipótese de incidência tributária, nasce a obrigação tributária, que é um vínculo jurídico entre credor e devedor tendo por objeto uma prestação em dinheiro. Defina o que entende por obrigação tributária
	
	
Resposta: Nasce com o fato gerador do tributo, mas ainda não é liquida e certa, só poderá ser cobrado depois do devido lançamento e apuração do crédito tributário.
	
Gabarito: Denomina-se "obrigação tributária" o dever de fazer de um contribuinte, responsável ou terceiro em função da lei.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201202167112)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O Crédito tributário como estudado se refere à própria obrigação tributária. No entanto, tal obrigação poderá ser extinta, suspensa e até sofrer exclusão. Demonstre como cada uma dessas situações pode ocorrer; seja apresentando exemplos práticos após a explicação da ocorrência, bem como indicando algumas modalidades de cada uma.
	
	
Resposta: Extinção - o crédito tributário se extingue pelo respectivo pagamento ou perdão da dívida. Ex. pagamento, compensação, resilição Suspensão - decorre de alguma ação judicial qeu suspende o pagamento até sua decisão final. Ex. Moratória, consignação em pagamento Exclusão - excluí a obrigação tributária, o crédito tributário não é inscrito Ex. Isenção, Anistia
	
Gabarito: De fato o crédito tributário pode ser extinto, suspenso e até excluído. A extinção só pode ocorrer mediante lei, pelo princípio da reserva legal ¿ art. 97, IV . Como modalidades de extinção do crédito tributário tem-se: o pagamento, a compensação, a transação, a remissão, a prescrição e a decadência, a conversão de depósito em renda, o pagamento antecipado e a homologação do lançamento, a consignação em pagamento, a decisão administrativa irreformável, a decisão judicial passado em julgado e a dação em pagamento em bens imóveis. Já a suspensão se dá em quatro hipóteses, quais sejam: Moratória ¿ onde o prazo para pagamento do tributo é alongado, de modo geral ou individual, só pode ocorrer através de lei e atingirá os créditos definitivamente constituídos ou que o lançamento tenha sido iniciado ¿ art. 154 do CTN. O Depósito integral do valor do tributo em eventual discussão administrativa ou judicial sobre o crédito tributário, cessando ou melhor não incidindo multa e juros. A Concessão de liminar em mandado de segurança - Em caso de questionamento judicial sobre a cobrança ou constituição do crédito tributário, e conforme a matéria e as circunstâncias fático-legais, o juiz pode conceder de imediato medida liminar suspendendo a exigibilidade do crédito tributário até sentença. Já a exclusão é modalidade pela qual se dispensa o tributo, ou a não obrigatoriedade do pagamento do tributo, a qual se dá pela isenção e pela a anistia, nos termos do art. 175 do CTN.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201202139009)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ação para cobrança do crédito tributário está sujeita a prazo:
	
	
	prescricional de 180 (cento e oitenta) dias, contados da inscrição do crédito tributário na divida ativa.
	
	decadencial de 5 (cinco anos), contados do primeiro dia do exercício civil seguinte àquele em que o lançamento poderia ser efetuado.
	
	prescricional de 20 (vinte) anos, contados do vencimento do prazo para pagamento.
	
	decadencial de 180 (cento e oitenta) dias, contados da inscrição do crédito tributário na dívida ativa.
	 
	prescricional de 5 (cinco) anos, contados da data da sua constituição definitiva.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201202356654)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A fiscalização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou ação fiscal na empresa XYZ, em 20 de junho de 2002, para verificar o cumprimento de obrigações tributárias, inclusive o recolhimento de contribuições devidas à seguridade social, ocasiãoem que foi lavrado o respectivo termo de início de fiscalização. No referido termo, o agente fiscal do INSS intimou a empresa a apresentar os documentos comprobatórios de escrituração em seus livros, bem assim os comprovantes de recolhimento das contribuições devidas. Em 15 de julho de 2002, percebendo que poderia ser apenado por haver cometido infração à legislação pertinente, consistente no fato de ter deixado de recolher aos cofres públicos contribuição descontada de seus empregados, o representante legal da empresa, antes mesmo de apresentar à fiscalização os documentos solicitados no termo inicial de fiscalização, denunciou espontaneamente a infração, incluindo em tal denúncia a prova de recolhimento aos cofres do INSS do valor integral da contribuição, acrescido dos juros de mora exigidos por lei. É sabido que a referida contribuição, recolhida pelo sujeito passivo, submete-se à modalidade de lançamento por homologação. Com base nos elementos ora apresentados e tendo em vista a legislação pertinente à matéria, é correto afirmar que a responsabilidade pela infração cometida:
	
	
	não ficou excluída, porquanto a autoridade administrativa competente do INSS deveria, previamente ao pagamento, arbitrar o montante do valor da contribuição devida, em consonância com as normas legais reguladoras do lançamento por homologação.
	
	possibilitará que haja condenação do agente pela prática de crime de sonegação fiscal, considerando-se que deveria ter sido pago, inclusive, o valor da multa de mora incidente sobre a contribuição recolhida fora do prazo fixado em lei.
	 
	não ficou excluída, pois não se considera espontânea a denúncia apresentada após o início do procedimento de fiscalização, ainda que tenha sido pago o valor integral da contribuição e dos juros de mora devidos.
	
	não pode remanescer na esfera administrativa do INSS, considerando-se que o pagamento integral da contribuição e dos juros de mora devidos extingue a punibilidade criminal do agente.
	
	ficou excluída, considerando-se que houve denúncia espontânea da infração, acompanhada do pagamento integral da contribuição e dos juros de mora.

Outros materiais