Buscar

SAUDE SEGURANÇA x

Prévia do material em texto

Disc.: ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO   
	Aluno(a): ALLISSON PEREIRA COTTA
	Matrícula: 201501257978
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Início: 05/05/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201501987739)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos entender como um conjunto de medidas que é adotado visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade física e capacidade do trabalhador. Esse CONCEITO se refere a:
		
	
	Higiene Ocupacional.
	 
	Segurança do trabalho.
	
	PCMSO.
	
	SESMT.
	
	OHSAS 18001.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501987730)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Higiene Ocupacional cuida do ambiente de trabalho para prevenir.......... ou lesões nos trabalhadores, provenientes de atividades em ambientes de trabalho como calor,.........., vibração, manuseio de substâncias.........., bioaressóis, agrotóxicos etc. É uma especialização de importância .........., pois a conscientização de que o ambiente de trabalho não deve causar danos à saúde do trabalhador tem se imposto, infelizmente, à custa de muitas vidas. Complete as lacunas com a melhor opção:
     
		
	
	Saúde; som; líquidas; crescente
	
	Acidentes; som; sólidas; crescente
	
	Acidentes; som; líquidas; insignificante
	
	Doenças; ruído; sólidas; inovadora
	 
	Doenças; ruído; químicas; crescente
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501370734)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os acidentes do trabalho poderão ser classificados como: acidentes típicos, acidentes e trajeto e doenças ocupacionais. Relacione as colunas e assinale a alternativa correspondente que representa a sequência CORRETA.
1- Acidentes Típicos:
2- Acidentes de Trajeto:
3- Doenças ocupacionais:
( ) São os acidentes que ocorrem no trajeto entre a
residência e o trabalho ou vice-versa.
( ) São todos os acidentes que ocorrem no
desenvolvimento do trabalho na própria empresa
ou a serviço desta.
( ) São doenças causadas pelo tipo de trabalho ou
pelas condições do ambiente de trabalho.
		
	
	1-3-2
	
	2-3-1
	
	1-2-3
	 
	2-1-3
	
	3-1-2
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501424295)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A definição de acidente de trabalho é:
		
	
	é aquele produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social.
	
	é a alteração na saúde do trabalhador, provocado por fatores ambientais associados ao trabalho.
	 
	o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.
	
	o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, somente quando este provoca lesão corporal .
	
	é aquele que ocorre na execução do serviço prestado a empresa,somente.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501852696)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde. Quanto às atribuições dos membros que compõem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, de acordo com a NR 5, marque a afirmativa INCORRETA.
		
	
	Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.
	
	Colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho.
	
	Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;
	
	Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver.
	 
	Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho, visando ações que aumentem a produtividade.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201501341054)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Conforme o item 13.1.5: Toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificação indelével com, no mínimo, as seguintes informações: a) fabricante; b) número de ordem dado pelo fabricante da caldeira; c) ano de fabricação; d) pressão máxima de trabalho admissível; e) pressão de teste hidrostático; f) capacidade de produção de vapor; g) área da superfície de aquecimento; h) código de projeto e ano de edição. Quanto a este item, assinale se a afirmativa verdadeira
		
	 
	A placa de identificação deverá ser afixada em local de fácil acesso e visualização. Deve-se tomar cuidado para que a placa não seja fixada em partes que possam ser removidas da caldeira tais como: bocas de visita, chapas de isolamento térmico, etc.
	
	Além das informações mencionadas no item 13.1.5 nenhuma outra informação poderá ser inserida a critério do estabelecimento.
	
	A placa de identificação deve ser fabricada de material resistente às intempéries tais como: alumínio, bronze, aço inoxidável etc, possuir caracteres gravados de forma indelével, em língua inglesa, devendo ser fixada ao corpo da caldeira através de rebites, parafusos ou soldas.
	
	Além das informações mencionadas no item 13.1.5 a placa não poderá conter outras informações a critérios do estabelecimento.
	
	A placa de identificação poderá ter o uso desobrigado quando todos os trabalhadores envolvidos estiverem devidamente treinados.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201501515698)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto aos Equipamentos de Proteção Individual ¿ EPI, é de responsabilidade do empregador, EXCETO:
		
	
	Registrar o seu fornecimento ao trabalhador;
	 
	Responsabilizar-se pela guarda e conservação;
	
	Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
	
	Comunicar ao Ministério do Trabalho e Emprego qualquer irregularidade observada.
	
	Fornecer ao trabalhador somente o EPI aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201501984278)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Equipamento de Proteção Individual ¿ EPI é todo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Este texto está em conformidade à:
		
	 
	Norma Regulamentadora 35.
	
	Norma Regulamentadora 12.
	
	Norma Regulamentadora 15.
	
	Norma Regulamentadora 07.
	 
	Norma Regulamentadora 06.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201501988519)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A higiene do trabalho cuida dos riscos ambientais existentes no local onde os trabalhadores estão expostos em suas áreas de trabalho. A ergonomia adota medidas de prevenção e controle. Assinale a assertiva FALSA:
 
		
	
	Para transportar cargas mecanicamente, é necessário fazê-lo de modo correto para evitar lesões nas costas. 
	
	Para transportar cargas mecanicamente,  é necessário apoiar os pés firmemente e separá-los a uma distância aproximada de 50 cm; dobrar a cintura e joelhos para apanhar a carga.
	 
	Para transportar cargas mecanicamente, é necessário que seja realizada por dois trabalhadores que tenham estrutura física para apanhar a carga.
	
	Para a realização de atividades repetitivas,é necessário fazer rotação de pessoal para evitar que estejam nas mesmas posições por muito tempo.
	
	Para a realização de atividades de forma segura, é necessário Informar e formar devidamente os trabalhadores sobre o modo correto de atuação. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201501916870)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao darmos o conceito com sendo uma substância qualquer que se apresenta como tal a temperatura e pressão ambiente. A esta frase, estamos citando a definição de:
		
	
	riscos químicos (do tipo hipertermia corporal).
	
	riscos físicos (do tipo lesão traumática em caldeirão fervendo).
	
	riscos físicos (do tipo exposição material).
	
	riscos biológicos (do tipo queimadura no mar).
	 
	riscos químicos (do tipo exposição a gases).

Continue navegando