Buscar

Atividade de Pesquisa 1 Organização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: 
Disciplina: Organização, Saúde e Segurança
1-O que são as Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT)?
R: São tratados internacionais que definem padrões e pisos mínimos a serem observads e cumpridos por todos os países que os ratificam. As convenções adotadas pela Conferência Internacional do Trabalho da OIT constituem-se em tratados-leis normativos, multilaterais e abertos que tem por objetivo regular determinadas relaçoes sociais, em especial, na área do direito do trabalho e previdenciário.
2-Quando foi criada a Convenção sobre a Prevenção de Acidentes Industriais Maiores?
R: 22 de Junho de 1993;
3-Defina ambiente de trabalho.
R: Todo espaço, físico ou abstrato que, ao interagir com o trabalhador, influencia-o de maneira positiva ou negativa alterando seu estado físico, psíquico e social.
Outros autores o definem como ''um conunto de fatores interdependentes, materiais ou abstratos, que atua direta ou indiretamente na qualidade de vida das pessoas e nos resultados dos seus trabalhos''
4-Quais condições de conforto são recomendadas nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam esforço intelectual e atenção constantes?
R: Índice de temperatura efetiva entre 20°c e 23°c;
O nível de ruído aceitável para efeito de conforto séra de ate 65dB;
Velocidade do ar não superior a 0,75m/s.
5-Defina acidente do trabalho pelo seu conceito prevencionista.
R: O conceito prevencionista, além de abordar o acidente do trabalho como uma causa de dano real ao trabalhadior ou ao pratrimônio, encerra uma previsão, uma antecipação de algum evento. Isso é feito pelos profissionais envolvidos com a segurança do trabalho(SESMT e CIPA) na empresa.
6-As causas de um acidente do trabalho são, na maioria das vezes, complexas, porém há três fatores que diretamente ou indiretamente atuam no desencadeamento de qual- quer acidente: atos inseguros, condições inseguras e fator pessoal de insegurança. 
R: Sim
7-Explique cada um deles e dê exemplos. 
a. Atos inseguros: São atos voluntários do trabalhador que, por negligência, imprudência ou imperícia, acabam concorrendo para o desencadeamento de determinado acidente.
b. Condições inseguras: São os fatores ambientais de risco a que o trabalhador está exposto, sobre os quais ele não exerce nenhuma influência.
c. Fator pessoal de insegurança: Quando o trabalhador executa suas tarefas laborais com má vontade, em más condições físicas, sem nenhuma experiência, etc.
8-O que é pressão hiperbárica e hipobárica?
R: A pressão hiperbárica é uma condição em que o ambiente está sujeito a uma pressão maior do que a pressão atmosférica ao nível do mar.
Pressão hipobárica é uma condição em que o ambiente está sujeito a uma pressão menor do que a pressão atmosférica ao nível do mar.
9-O que são radiações ionizantes e não ionizantes? Dê exemplos.
R: As radiações ionizantes são um tipo de radiação que contem energia suficiente para ionizar átomos, ou seja, atrair elétrons, por exemplo, raio x e os raios gama.
As radiações não ionizantes são aquelas que possuem energia insuficiente para ionizar átomos ou moléculas, por exemplo, radiação infravermelha e micro-ondas.
10-Cite três práticas seguras durante o manuseio de agentes biológicos.
R: Adoção de medidas seguras para a recepção, manipulação e transporte de agentes biológicos.
Utilização de meios seguros para a recolha, armanezamento e evacuação de resíduos.
Limpeza constante dos locais em que há trânsito de pessoas.

Continue navegando