Buscar

TÓPICOS EM LIBRAS 2015

Prévia do material em texto

TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO 2015.1
Tipo de Avaliação: AV2
Professor: FABIANO GUIMARAES DA ROCHA
Turma: 9023/BD
Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 10/06/2015 17:18:16
 1a Questão (Ref.: 201202620218)
Pontos: 1,5  / 1,5
Um adolescente surdo estuda em uma escola inclusiva e cursa o 8° do Ensino Fundamental. A escola contrato um intérprete de LIBRAS para interpretar as atividades didático pedagógicas e culturais para ele. Só que ao se referirem sobre eles, seus colegas da escola e muitos professores usam muitos mitos que expressam equívocos sobre as pessoas surdas e sua língua, os quais foram construídos socialmente. Com base nesse caso, responda, em até 3 linha para cada item, as seguintes perguntas: a) O que são mitos? b) Quais os mitos mais comuns sobre as pessoas surdas e a LIBRAS? c) Que ações a escola deve tomar para que esses mitos sejam desconstruídos?
Resposta: Mitos são o que as pessoas que não possuem nenhuma deficiência pensam erroneamente no caso dos deficientes auditivos, ou por falta de conhecimento, por não terem o convívio continuo com um deficiente ou até mesmo por preconceito, os mitos são muito mais comuns que imaginamos, e ainda está muito presente em nossa sociedade. Os mitos mais comuns que vemos ainda hoje sobre os surdos e as LIBRAS são: acharem que os surdos tem dificuldade em entender o que falamos sonoramente, achar que eles não tem capacidade mental de acompanhar uma turma em seu desempenho em sala de aula e achar que LIBRAS é uma linguagem banal, apenas gestos aleatórios, e enquanto sabemos que um simples sinal pode dizer muita coisa. A primeira ação que a escola deve tomar é ter uma conversa franca com esses alunos, juntamente com a equipe pedagógica da escola, pois são adolescentes, e através deste diálogo podem esclarecer as dúvidas dos mesmos, esses alunos podem estar agindo assim por falta de conhecimento, fazer com que esses alunos entendam melhor a linguagem de sinais, para que possam começar a desenvolver um vínculo entre o deficiente auditivo com a turma e em última estância convocar uma reunião com os pais desses alunos para que não venham virar uma questão de um futuro preconceito.
Gabarito: É uma narração equivocada, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito e que são inverdades acerca de quem se fala. Dentro dessa premissa, os mitos relacionados aos surdos e aos deficientes causam impactos desastrosos visões errôneas. Exemplos: mudo, mudinho, doente, retardado, nervoso. linguagem de sinais, gestos, mímica. Através de programas e eventos para conscientizar as pessoas leigas (ouvintes) que os surdos formam uma comunidade autêntica de língua, cultura e identidade , que a LIBRAS é uma língua com estrutura gramatical altamente complexa e que tais mitos criam estereótipos sobre os surdos e sobre a LIBRAS.
 2a Questão (Ref.: 201203007277)
Pontos: 1,5  / 1,5
A escola é um lugar de descobertas, onde os alunos ampliam suas relações sociais, linguísticas e comunicativas, a partir da interação não só com alunos, como também com os professores. Discorra acerca de ações que as escolas podem implantar, a fim de que a participação de alunos surdos seja mais plena:
Resposta: A escola juntamente com sua equipe pode estar implantando atividades nas quais os alunos deficiêntes ou não possam estar interagindo, tanto dentro de sala quanto fora dela. Atividades recreativas que façam com que eles desenvolvam uma linguagem mesmo que não seja LIBRAS em primeiro momento, porém que possam se comunicar. E dentro de sala de aula atividades que levem os alunos que não tenham a deficiência auditiva a conhecer o mundo "surdo e mudo" do colega que ali com eles estudam.
Gabarito: Pensar um modelo novo de Educação e escolas, seria pensar a criação de um índex de cultura inclusiva por e para ações inclusivas. A fim de que os surdos possam estar de fato incluído no contexto social escolar, se faz necessário que todos os membros da escola dominem a LIBRAS e conheçam as peculiaridades da cultura surda, oferecendo curso de LIBRAS e ou a LIBRAS como disciplina no currículo escolar.
 3a Questão (Ref.: 201202991980)
Pontos: 0,5  / 0,5
Marque a alternativa em que é feita na datilologia um aspecto gramatical (nível linguístico) específico da língua de sinais:
 Quirológico
 4a Questão (Ref.: 201203001856)
Pontos: 0,5  / 0,5
Em Informação Cultural (IC), a expressão idiomática em LIBRAS cujos sinais se referem a "Como vai você?" em português, se traduz com qual das estruturas frasais a seguir:
 Saúde B-E-M.
 5a Questão (Ref.: 201202991933)
Pontos: 0,0  / 0,5
De acordo com a Lei 10436/2002 entende-se LIBRAS como:
 A língua utilizada nas comunidades de surdos.
 6a Questão (Ref.: 201202991924)
Pontos: 0,5  / 0,5
Signwriting torna-se mais um artefato da chamada cultura surda. Sendo assim, além de ter sua língua representada graficamente pelo sistema de escrita, por esse artefato tem-se que:
 A cultura surda se modifica, ampliando aspectos inerentes à ela.
 7a Questão (Ref.: 201202991903)
Pontos: 0,5  / 0,5
Acerca das línguas de sinais, assinale a alternativa INCORRETA:
 As línguas de sinais são sistemas linguísticos que derivaram das línguas orais e que fluíram de uma necessidade natural de comunicação entre as pessoas surdas.
 8a Questão (Ref.: 201202991901)
Pontos: 0,5  / 0,5
Analise a afirmação a seguir e responda: A ação de apontar em LIBRAS é integrante do seu sistema pronominal, pois durante a produção do discurso pode assumir a função de indicar, entre outros, o sujeito do discurso.
  Verdadeiro. Porque especifica a pessoa do discurso.
 9a Questão (Ref.: 201203007130)
Pontos: 0,0  / 1,0
Todas as línguas naturais possuem mecanismos de concordância. A LIBRAS como é uma língua natural também tem o seu próprio mecanismo para estabelecer concordância nas frases. Assinale a ÚNICA opção que indica o nome desse mecanismo que permite essas relações gramaticais na LIBRAS:
 Classificadores.
 10a Questão (Ref.: 201203003724)
Pontos: 1,0  / 1,0
A tecnologia trouxe consigo uma gama de vantagens para a sociedade e, principalmente, para as pessoas com deficiência. Os avanços tecnológicos tem promovido acessibilidade e facilitado a comunicação dos surdos. Dentre as alternativas a seguir, marque a opção que apresenta exemplos de acessibilidade para o público surdo:
 Aplicativos para envio de mensagens e vídeos, torpedos em telefone celular, closed caption, Projeto tlibras - tradutor português x LIBRAS.

Continue navegando