Buscar

SEMINÁRIO SOBRE NUTRACÊUTICOS ALIMENTOS SULFORADOS NITROGENADOS

Prévia do material em texto

Escola de Ciências da Saúde
ECS
S
Professor: Fábio Luiz
Farmácia
SEMINÁRIO SOBRE NUTRACÊUTICOS ALIMENTOS SULFORADOS NITROGENADOS
As substâncias biologicamente ativas encontradas nos alimentos funcionais podem ser classificadas em grupos tais como: probióticos, alimentos sulfurados e nitrogenados, pigmentos e vitaminas, compostos fenólicos, ácidos graxos poliinsaturados e fibras.
 
INTRODUÇÃO
Alimentos Sulfurados e Nitrogenados. 
	São compostos orgânicos usados na proteção contra a carcinogênese e mutagênese, sendo ativadores de enzimas na detoxificação do fígado. (ANJO,2004).
As propriedades anticarcinogênicas dos vegetais crucíferos como repolho, brócolis, rabanete, palmito e alcaparra são atribuídas ao seu conteúdo relativamente alto de glicosilatos (HASLER,1998).
Os isotiacianatos e indóis são compostos antioxidantes que estão presentes em crucíferas, tais como brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, couve e repolho. Esses compostos inibem a mutação do DNA, que predispõe algumas formas de câncer. (SOUZA, et al.,2003).
Glicosilatos - Grupo de metabólitos secundários sulfurados responsáveis pelo aroma e sabor destes vegetais. O seu odor forte e sabor resultam em uma defesa contra herbívoros e microorganismos.
São importantes na prevenção do Câncer
O consumo de vegetais brássicos ou vegetais crucíferos pelo menos 1 vez/semana já tem efeito protetor.
Como isso acontece?
Os produtos da quebra dos glicosinolatos são a chave do processo.
 Atuam na prevenção do câncer através de sua ação no processo de eliminação de metabólitos carcinogênicos antes que eles possam danificar o DNA. Ou então, prevenindo a transformação de células saudáveis em carcinogênicas.
Também têm ação anti-oxidante. É possível que a maior parte da ação antioxidante dos glicosinolatos ocorra de forma indireta. Ou seja,  induzindo a defesa antioxidante do organismo  e não inativando os radicais livres diretamente.
RECOMENDAÇÃO DE CONSUMO
O consumo de 5 ou mais porções/semana possui efeito protetor contra diversos tipos de câncer.
Aparentemente o consumo de alimentos fonte de glicosinolatos é seguro. Recomenda-se o consumo de alimentos fonte de glicosinolatos e não suplementos isolados embora não se tenha provado nenhum efeito adverso até o momento.
Isotiocianatos 
São compostos formados a partir dos Glicosionolatos por ação da enzima mirosinase. Esta enzima esta presente principalmente nos vegetais crucíferos.
O consumo de ITCs por meio da dieta tem sido relacionado com redução do risco de diversos tipos de câncer.
 Indóis 
São encontrados em vegetai crucíferos como o repolho. Tais compostos podem prevenir que substâncias atuem no interior das células. 
 São particularmente ativos contra o estrogênio, um hormônio que estimula o crescimento de alguns tipos de câncer de mama e endométrio
Como isso acontece?
Os indóis estimulam a produção de enzimas que desviam o metabolismo do estrogênio para outro composto com potencial cancerígeno menor.
É necessário que haja o conhecimento legal e científicos desses alimentos para que seja feita uma atuação efetiva do farmacêutico, tendo um impacto positivo direcionado ao bem estar da população
REFERÊNCIAS
ANJO, D. L. C. Alimentos funcionais em angiologia e cirurgia vascular. Jornal Vascular Brasileiro. v. 3, n. 2, p. 145154, 2004. 
HASLER, C. M. Functional foods: their role in disease in: developing new food products for a changing prevention and health promotion. Food Technology. v. 52, n. 2. p. 57-62, 1998. 
SOUZA, P. H. M.; SOUZA NETO, M. H.; MAIA, G. A. Componentes funcionais nos alimentos. Boletim da SBCTA. v. 37, n. 2, p. 127-135, 2003. 
Obrigada

Continue navegando