Buscar

estudos disciplinares VI QUESTIONÁRIO 2

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Existem certas características que são comuns a todos os problemas de controle de estoque, não importando se são matérias-primas, material em processo ou produtos acabados. É preciso entender esses traços básicos. Eles são os seguintes: custos associados aos estoques, objetivos do estoque e previsão de incertezas. Para que se possam sanar esses problemas, algumas atitudes operacionais têm que ser tomadas, envolvendo planejamento e controle de estoques, visando:
I.Assegurar o suprimento de matéria-prima, material auxiliar, peças e insumos ao processo de fabricação de acordo com as necessidades organizacionais (quantidade, tempo e qualidade desejados).
II.Manter níveis de estoques elevados que otimizem o atendimento da demanda e manutenção de estoques a um baixo custo.
III.Não aceitar erros quanto à condição de falta ou excesso em relação às vendas, precavendo-se quanto a perdas, danos, extravios ou mau uso e manter as quantidades em relação às necessidades e aos registros.
IV.Fornecer informações adequadas ao planejamento de curto, médio e longo prazo, das necessidades de materiais e estoques.
V.Manter os custos em níveis elevados, levando em conta os volumes de vendas, prazos, recursos e seu efeito sobre o custo de venda do produto.
Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I, III e IV.
	Respostas:
	a. 
I, II e III.
	
	b. 
I, III e IV.
	
	c. 
II, III e IV.
	
	d. 
I, III e V.
	
	e. 
I, II e V.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B 
Comentário: assegurar o suprimento para o estoque, não aceitar erros (falta ou excesso), mantendo as quantidades necessárias e fornecendo informações adequadas ao planejamento de curto, médio e longo prazo, quanto às necessidades do estoque, estaremos contribuindo para um excelente planejamento e controle adequado do estoque proporcionando: custos em níveis baixos, alcance dos objetivos e previsões de demanda com o mínimo possível de erros.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(ESAF - 2010 - MPOG - Analista de Planejamento e Orçamento) Sobre o tema “Planejamento Estratégico”, é correto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
É um processo que abrange a organização de forma sistêmica, compreendendo todas as suas potencialidades e capacidades.
	Respostas:
	a.
A análise das ameaças e das oportunidades do ambiente externo da organização é mais importante que a análise dos pontos fracos e fortes de seu ambiente interno.
	
	b.
É um processo que abrange a organização de forma sistêmica, compreendendo todas as suas potencialidades e capacidades.
	
	c. 
Os conceitos de missão e visão se equivalem, podendo um substituir o outro.
	
	d.
Conta, atualmente, com uma metodologia padronizada para aplicação nas diversas organizações, sejam elas públicas ou privadas.
	
	e.
Uma vez iniciado, pode ser revisto apenas de ano em ano, desde que tais revisões tenham sido previstas em sua formatação original.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B 
Comentário: Philip Kotler (1975), um dos defensores da sua utilização, propõe o seguinte conceito: “O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando ao maior grau de interação com o ambiente”. A direção engloba os seguintes itens: âmbito de atuação, macropolíticas, políticas funcionais, filosofia de atuação, macroestratégia, estratégias funcionais, macro-objetivos e objetivos funcionais.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A utilização da internet na estratégia de expansão de mercados é uma prática em crescimento nas empresas que atuam no setor de venda direta ao consumidor. Em relação aos modelos de comercialização do varejo, avalie as assertivas e assinale a opção correta: 
I.O modelo porta a porta exige das empresas elevados investimentos e a contratação de consultores de vendas. 
II.No modelo que usa catálogos não é preciso investir em campanhas de divulgação para atingir os consumidores. 
III.No modelo de ponto de venda, a organização pode escolher entre as redes especializadas ou redes multimarcas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I e III.
	Respostas:
	a. 
I e III.
	
	b. 
I e II.
	
	c. 
II e III.
	
	d. 
Apenas II.
	
	e. 
Apenas III.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A 
Comentário: são várias as formas de chegar aos consumidores e, certamente, os catálogos necessitam de divulgação.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Cada setor empresarial enfrenta exigências específicas e, consequentemente, precisa atuar dentro do seu foco, objetivando a excelência no atendimento. Qual o foco do setor de serviços, por exemplo, hospitais e transportes?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Foco em compras / gerenciamento de estoques.
	Respostas:
	a. 
Foco em compras / gerenciamento de estoques.
	
	b.
Foco em compras / transportes / gerenciamento de estoques / armazenagem / gestão do pedido, principalmente distribuição física.
	
	c. 
Foco em suprimento e distribuição.
	
	d. 
Foco na administração de materiais (compras e transportes).
	
	e. 
Foco em transportes.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A 
Comentário: setor de serviços (transportes / hospitais) – compra de suprimentos que são consumidos internamente para oferecer serviços – mix variado – dispersão geográfica de fornecedores. Consequentemente foco em compras / gerenciamento de estoques
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	De acordo com Fisher (2005) existe uma receita universal de negociação, alguns compostos que podem servir tanto para a fusão de duas organizações como para acordos de paz entre países em guerra: comunicação eficaz, bom relacionamento, descobrir o interesse da outra parte, elaborar os diversos acordos possíveis, convencer a outra parte de que está sendo tratada com justiça, definir quais são as opções para o acordo e chegar ao compromisso final. 
Além disso, os ingredientes para o perfil ideal de um bom negociador na visão do autor são: ser firme, amistoso e criativo, criativo, um relações públicas, um facilitador da comunicação, um profissional, competente para lidar com dados e informações, um juiz e alguém que defenda os interesses da outra parte. 
(FISHER, Roger; PATTON, Bruce; URY, William. Como chegar ao sim – a negociação de acordos sem concessões. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.) 
Com base no texto, podemos definir que negociar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
É um processo que envolve conhecimentos de comunicação, raciocínio analítico, pesquisa intensa e uma boa capacidade de julgamento.
	Respostas:
	a. 
É uma arte e que requer talento nato para poder se aventurar no meio.
	
	b.
É um processo que envolve conhecimentos de comunicação, raciocínio analítico, pesquisa intensa e uma boa capacidade de julgamento.
	
	c. 
A capacidade de seduzir e envolver a outra parte a ponto de tirar o maior proveito em favor próprio.
	
	d. 
É ser firme nas decisões e saber convencer o oponente a ceder o máximo possível.
	
	e. 
É um procedimento que após seu objetivo não requer mais nenhum processo de relacionamento posterior.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B 
Comentário: a negociação é um processo que requer uma boa dose de pesquisa sobre os interesses da outra parte, uma capacidade analítica para poder elaborar diversos acordos possíveis. Além disso, envolve a capacidade de comunicação e de convencimento a ponto de que a outra parte não se julgue prejudicada.
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Estabelecer uma política de distribuição é uma ação estratégica em função dos impactos que podem ocasionar em termos financeiros, custos e participação de mercado. Avalie as assertivas e assinale a correta: 
I.A disponibilidade é importante e refere-se à colocação dos produtos nos pontos de venda.II.Pode ocorrer falta de produtos, que devem estar disponíveis no momento da compra. 
III.Informações técnicas sobre utilização e validade não são importantes, pois o que importa é preço.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I e II.
	Respostas:
	a. 
I e III.
	
	b. 
II e III.
	
	c. 
I e II.
	
	d. 
Apenas II.
	
	e. 
Apenas I.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C 
Comentário: a definição da política de distribuição precisa considerar a colocação dos produtos aos consumidores, sem ocorrer falta e com informações de uso e consumo.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Herzberg apresentou uma teoria sobre a satisfação no trabalho baseada em dois fatores: os higiênicos e os motivadores. Os fatores higiênicos estão relacionados ao ambiente de trabalho, como segurança, colegas de trabalho, a atuação dos gestores, o salário, o benefício, a política e a gestão organizacional. Os fatores motivadores são decorrentes da função que o trabalhador exerce, proporcional às atividades desafiadoras e estimulantes, à vista de reconhecimento e crescimento profissional. Em referência ao texto, pode-se afirmar que: 
I.A ausência de fatores higiênicos causa insatisfação no trabalho. A presença deles não causa insatisfação, porém, não são suficientes para causar satisfação. 
II.A ausência de fatores motivadores não chega a causar insatisfação. A presença deles causa satisfação. 
III.Ao aplicar uma política organizacional fortemente baseada nos fatores motivadores, a empresa conseguirá um aumento contínuo dos resultados, já que os fatores como salário e benefícios não terão importância aos trabalhadores. 
IV.Alguns autores relatam que a existência de uma política organizacional fortemente baseada no atendimento de fatores higiênicos tende a diminuir o anseio individual aos fatores motivadores, que poderá resultar na acomodação dos trabalhadores e consequente dificuldade no atingimento de metas mais ousadas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II e IV são verdadeiros.
	Respostas:
	a. 
I, II e III são verdadeiros.
	
	b. 
II, III e IV são verdadeiros.
	
	c. 
I e III são verdadeiros.
	
	d. 
I, II e IV são verdadeiros.
	
	e. 
III e IV são verdadeiros.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D 
Comentário: é de fundamental importância ao gestor empresarial aprofundar-se no estudo da teoria dos dois fatores de Herzberg. Nota-se que a ausência de fatores motivacionais não causa insatisfação, porém deixam de causar satisfação. A correta aplicação dos fatores, de acordo com as características do trabalho e da empresa, tende a criar um ambiente mais propício à realização profissional e pessoal dos trabalhadores. A não abordagem das questões salariais e de benefícios poderá resultar em insatisfação e consequente aumento do turnover.
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O clima organizacional é o indicador da satisfação dos empregados de uma empresa sobre as diversas características do ambiente de trabalho, da cultura e da gestão organizacional. É a qualidade do ambiente de trabalho percebida pelos empregados, que influencia direta e indiretamente o comportamento individual ou coletivo. De acordo com exposto, pode-se afirmar que: 
I.Quanto maior for a identificação dos empregados com a cultura organizacional da empresa, maior será o grau de motivação deles; consequentemente, haverá melhora no clima organizacional. 
II.A satisfação e a motivação dos empregados estão relacionadas exclusivamente aos salários, aos benefícios e ao sistema de recompensa pelas metas atingidas. 
III.O grau de confiança, o respeito e a credibilidade dos empregados aos seus líderes reflete diretamente no clima organizacional. 
IV.O aprendizado e o desenvolvimento no ambiente de trabalho, o incentivo à educação, os treinamentos corporativos e a perspectiva de ascensão profissional promovem o aumento da motivação dos empregados e a melhoria do clima organizacional.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, III e IV são verdadeiros.
	Respostas:
	a. 
I, II e III são verdadeiros.
	
	b. 
I, II e IV são verdadeiros.
	
	c. 
I, III e IV são verdadeiros.
	
	d. 
II, III e IV são verdadeiros.
	
	e. 
II e III são verdadeiros.
	Feedback da resposta:
	Reposta: C 
Comentário: a satisfação e a motivação dos empregados são resultantes das características do trabalho, da estrutura do ambiente de trabalho, da forma de gestão organizacional – especialmente de pessoas, do sistema de salários, benefícios e recompensa e das relações sociais no trabalho, e não exclusivamente de fatores financeiros ou materiais.
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Segundo o conceito de Porter, as atividades logísticas que agregam valor ao produto podem ser agrupadas em atividades primárias e atividades de apoio, e podem ser explicadas da forma abaixo:
Atividades primárias da logística – atividades chave, as mais importantes no ambiente da logística e que, além disso, participam com os maiores percentuais nos custos logísticos.
Atividades de apoio – atividades que dão o suporte indispensável às atividades primárias, para que seja atendido, na plenitude, o objetivo da redução de distâncias entre a demanda e a produção para a perfeita satisfação dos clientes.
São atividades primárias da logística:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Transporte, gestão de estoque e processamento de pedidos.
	Respostas:
	a. 
Transporte, gestão de estoque e processamento de pedidos.
	
	b. 
Armazenagem, transporte e manuseio de materiais.
	
	c. 
Gestão de estoque, embalagem e obtenção.
	
	d. 
Gestão de informação, programação do produto e processamento de pedido.
	
	e. 
Transporte, gestão de estoque e armazenagem.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A 
Comentário: segundo o conceito e a classificação de Porter, as atividades primárias da logística e que contribuem com a maior parcela do custo logístico são: processamento do pedido, gestão de estoque e processamento de pedidos.
	
	
	
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Sobre o comércio eletrônico é correto afirmar que: 
I.B2C é uma forma de transação entre empresas e consumidores. 
II.O comércio eletrônico pode ser definido como: qualquer forma de transação de negócio na qual as partes interagem eletronicamente, ao invés de compras físicas ou contato físico direto. 
III.B2B é a forma de transação entre empresas e consumidores. 
IV.B2C é a forma de transação entre empresas. 
V.O comércio virtual puro é a comercialização de produtos ou serviços cuja entrega é realizada pela própria internet, exemplo: e-books.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, II e V estão corretas.
	Respostas:
	a. 
II e IV estão incorretas.
	
	b. 
I está incorreta.
	
	c. 
I, II e V estão corretas.
	
	d. 
III está correta.
	
	e. 
I, II, III e V estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C 
Comentário: B2C = empresas para consumidores e B2B = empresas para empresas. Uma das possíveis definições para comércio eletrônico é: qualquer forma de transação de negócio na qual as partes interagem eletronicamente, ao invés de compras físicas ou contato físico direto. Consideramos comércio virtual puro aquele em que desde a compra até a entrega são feitas exclusivamente por meios eletrônicos, no caso de música digital, livros eletrônicos, softwares e cursos baixados diretamente pela internet.

Continue navegando