Buscar

Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Considere o seguinte excerto:
“Em maio de 2011, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprova parecer que estabelece novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio no Brasil. A medida é apresentada como uma atualização das diretrizes de 1998, entendida como necessária diante das diversas mudanças ocorridas na legislação relativa ao ensino médio nos últimos anos, bem como das transformações em curso na própria sociedade, no mundo do trabalho e no ensino médio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOEHLECKE, Sabrina. O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações. Revista Brasileira Educação,  Rio de Janeiro ,  v. 17, n. 49, p. 39-58,  abr.  2012. p. 39. < http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n72/a10v19n72.pdf >. Acesso em: 18 jul. 2017.
Levando em consideração o excerto e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos a respeito do ensino médio, analise as assertivas que seguem e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I.  ( ) O docente do ensino médio deve ter formação superior.
II. ( ) O docente do ensino médio não precisa de graduação em licenciatura plena.
III.( ) A oferta do ensino médio é principalmente de responsabilidade dos sistemas estaduais.
IV. ( ) A função profissionalizante do ensino médio visa à formação para o vestibular.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – F – V – V 
	
	C
	F – V – V – F 
	
	D
	V – F – V – F 
Você acertou!
A alternativa correta é a letra D. A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa: “para atuar no ensino médio, a formação deve ocorrer em nível superior, em curso de licenciatura de graduação plena” (livro-base, p. 138). A afirmativa III é verdadeira: segundo o livro-base “no campo do ensino médio ficou principalmente a cargo dos sistemas estaduais” (livro-base, p. 137). A afirmativa IV é falsa, pois o livro-base apresenta a função profissionalizante como aquela que “entende que o ensino médio deve preparar para o ingresso no mercado de trabalho” (livro-base, p. 124).
	
	E
	F – V – V – V  
Questão 2/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte trecho de texto:
“É na educação infantil que a maioria de nossas crianças terá o seu primeiro contato com uma educação formal, que pretende complementar a educação recebida no seio familiar e na sociedade. Por isso, esse nível de educação requer profissionais competentes que possuam as habilidades necessárias para lidar com as especificidades dessa faixa etária”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Maria Izete de. Educação infantil: legislação e prática pedagógica. Psicologia e Educação,  São Paulo,  n. 27, p. 53-70, dez.  2008. p. 54.<http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/04.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2017.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos sobre regras comuns da educação infantil segundo a LDBEN n. 9.394/1996, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	a carga horária mínima anual é de 1000 (mil) horas, distribuída por um mínimo de 300 (trezentos) dias de trabalho educacional.
	
	B
	o atendimento à criança deve ser de no mínimo 8 (oito) horas diárias para o turno parcial e de 10 (dez) horas para a jornada integral.
	
	C
	a avaliação deve ser feita mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, a fim de promover o acesso ao ensino fundamental.
	
	D
	a instituição pré-escolar exige a frequência mínima de 90% (noventa por cento) do total de horas.
	
	E
	a expedição de documentação é feita de modo que se permita atestar os processos de desenvolvimento da aprendizagem da criança.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa E, pois a LDBEN 9.394/1996 afirma ser uma regra geral a “Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento da aprendizagem da criança” (livro-base, p 68). São incorretas as alternativas: A – a LDBEN prevê “carga horária mínima anual de 800 (oitocentos) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional” (livro-base, p.68); B – a LDBEN estabelece como regra geral “atendimento à criança de no mínimo 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial  e de 7 (sete) horas para a jornada integral” (livro-base, p.68); C – segundo a LDBEN prescreve “avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção para o acesso ao ensino fundamental” (livro-base, p.68); D – a LDBEN coloca como regra o “controle de frequência pela instituição pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas” (livro-base, p.68).
Questão 3/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia a citação a seguir:
“Embora a EJA [Educação de Jovens e Adultos] continue a ocupar lugar secundário na agenda da política educacional do governo, houve um incremento na colaboração da União com os estados e municípios, por meio da institucionalização da modalidade no sistema de ensino básico, com sua inclusão nos mecanismos de financiamento e nos programas de assistência aos estudantes (alimentação, transporte escolar e livro didático)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI PIERRO, Maria Clara. A educação de jovens e adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. Educação & Sociedade,  Campinas ,  v. 31, n. 112, p. 939-959,  set.  2010. p. 945-946. <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/15.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2017.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA), o público-alvo do EJA
Nota: 20.0
	
	A
	são os trabalhadores abaixo de 18 anos que completaram 12 anos de estudo ou mais.
	
	B
	são os não-alfabetizados abaixo de 15 anos.
	
	C
	são os adolescentes entre 14 e 17 anos que não completaram 12 anos de estudo.
	
	D
	são os adolescentes entre 14 e 17 anos que completaram 12 anos de estudo ou mais.
	
	E
	são os trabalhadores acima de 18 anos que não completaram 12 anos de estudo.
Você acertou!
está correta a alternativa E, pois, segundo o livro-base: “Essa modalidade de ensino da educação básica [EJA] destina-se ao atendimento educacional de todos aqueles que, por algum motivo, não puderam estudar na idade prevista pela LDBEN para a realização do ensino fundamental ou do ensino médio: ‘o público jovem e adulto em defasagem idade-série, portanto os trabalhadores que acima de 18 anos, não completaram ainda 12 anos de estudos, os não-alfabetizados acima de 15 anos e aqueles que demandam uma formação básica integrada à educação profissional’(Machado, Rodrigues [...])” (livro-base, p. 163).
Questão 4/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte excerto:
“A atual Constituição explicita um gênero de escola e ao fazê-lo deixa um outro implícito. Trata-se da dualidade entre escolas regulares e escolas livres. As regulares são as que, além de se submeterem às leis gerais do país, também se submetem ao sistema de diretrizes e bases da educação nacional, inclusive para o reconhecimento formal de seus atos e diplomas. Com isto, fica implícito, por oposição, o gênero das escolas livres”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CURY, C. R. J.. A educação escolar como concessão. Em Aberto, v. 50/51, n. 51, p. 51-56, 1991. p. 1. <http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1812/1783>. Acesso em: 11 jul. 2017.
Levando em consideraçãoo excerto e as informações contidas no livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos, com respeito a concepção de escola livre, analise as seguintes asserções:
I. O ensino fundamental tem papel basilar na constituição da cidadania plena de todos os indivíduos da sociedade.
                                                  PORQUE
 
II. O ensino fundamental está relacionado à alfabetização e letramento dos alunos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:  
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta       da primeira.
Você acertou!
É correta a alternativa A, segundo o livro-base: “A importância dessa etapa [ensino fundamental] da educação básica relaciona-se à alfabetização e ao letramento [...], ao acesso às bases de matemática, história, geografia, ciências, arte e educação física. Portanto, tem um papel fundamental na constituição da cidadania plena dos sujeitos de nossa sociedade” (livro-base, p. 90).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa   correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte trecho de texto:
“O sentido do trabalho no ensino médio certamente é uma das questões que clivaram, historicamente, a natureza do currículo nessa etapa de formação. Isto porque é nessa fase que ocorre a explicitação do modo como o conhecimento se relaciona com o trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Ramos, Marise Nogueira. (2011RAMOS, Marise Nogueira. O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas. Educação e Sociedade,  Campinas, v. 32,  n. 116, p. 771-788, set.  2011. p. 772. <http://www.scielo.br/pdf/es/v32n116/a09v32n116.pdf >. Acesso em: 18 jul. 2017.
Considerando o trecho do texto acima e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos, a respeito das funções historicamente atribuídas ao ensino médio, leia as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I.  ( ) A função propedêutica busca promover a profissionalização dos alunos.
II. ( ) A função profissionalizante procura promover o preparo para o vestibular.
III.( ) A função propedêutica visa preparar os alunos para o ingresso no ensino superior .
IV. ( ) A função formativa busca uma formação plena do aluno.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – F – V – V
Você acertou!
A alternativa correta é a letra B, a asserção I é falsa e a III verdadeira:   a função propedêutiva “entende que o ensino médio tem a função de preparar para o vestibular, com conteúdo voltado para o ingresso nos cursos superiores” (livro-base, p. 124). A asserção II é falsa: a função profissionalizante “entende que o ensino médio deve preparar para o ingresso no mercado de trabalho” (livro-base, p. 124). A asserção IV é verdadeira, pois a função formativa “entende que o ensino médio tem função em si mesmo, não apenas para preparar para o mercado de trabalho ou para o vestibular, mas desenvolve o ensino de conhecimentos específicos, importantes para o jovem dessa faixa etária, buscando sua formação omnilateral, ou seja, em todas as suas dimensões” (livro-base, p. 124).
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F 
	
	E
	F – V – V – V

Continue navegando