Buscar

O sistema nacional de educação é constituído por uma relação de colaboração e interdependência entre os três sistemas educacionais: Federal, Estad...

 O sistema nacional de educação é constituído por uma relação de colaboração e interdependência entre os três sistemas educacionais: Federal, Estadual, Distrito Federal e Municipal. Identifique, dentre as alternativas a seguir, a correta relação entre as políticas públicas educacionais e as esferas administrativas:


O sistema municipal de ensino é o responsável pela elaboração e execução da política pública educacional avaliativa: a Avaliação Nacional da Alfabetização.

As políticas públicas educacionais de financiamento da educação, administradas pelo FNDE, aplicam-se aos sistemas de ensino federal, estadual e municipal.

As políticas públicas educacionais, como o PNE vigente, independem da ação integrada e colaborativa das esferas administrativas (União, Estados e Municípios) para seu alcance.

As políticas públicas educacionais curriculares, em especial a BNCC, têm caráter facultativo, ficando ao encargo dos sistemas de ensino optar pelo cumprimento.

As políticas públicas educacionais, por serem geradas unicamente na esfera da União, devem ser atendidas pelos sistemas de ensino municipais e estaduais.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A relação correta entre as políticas públicas educacionais e as esferas administrativas é a seguinte: - O sistema municipal de ensino é o responsável pela elaboração e execução da política pública educacional avaliativa: a Avaliação Nacional da Alfabetização. - As políticas públicas educacionais de financiamento da educação, administradas pelo FNDE, aplicam-se aos sistemas de ensino federal, estadual e municipal. - As políticas públicas educacionais, como o PNE vigente, dependem da ação integrada e colaborativa das esferas administrativas (União, Estados e Municípios) para seu alcance. - As políticas públicas educacionais curriculares, em especial a BNCC, têm caráter obrigatório, sendo necessário o cumprimento por parte dos sistemas de ensino. - As políticas públicas educacionais são geradas em diferentes esferas administrativas, como União, Estados e Municípios, e devem ser atendidas pelos respectivos sistemas de ensino. Espero ter ajudado!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais